Windfall tax: Como funciona o imposto que pode vir a ser lançado sobre os lucros excecionais das energéticas
A expressão inglesa foi lançada pelo ministro da Economia e do Mar durante o segundo dia de debate do Programa do XXIII Governo Constitucional na Assembleia da República, quando António Costa Silva respondia às questões de Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, sobre se o Governo iria agir relativamente às margens das empresas de energia e das “empresas de retalho que estão a aumentar os preços”.
“Em primeiro lugar, não podemos hostilizar as empresas, mas o que vamos fazer é falar com elas e provavelmente considerar um imposto, um ‘windfall tax’, para os lucros aleatórios e inesperados que estão a ter”, disse Costa Silva.
O líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, respondeu ao anúncio com uma série de perguntas. “Este anexo é, de facto, muito mais interessante do que aquele documento original que o Governo nos trouxe: qual taxa, para que setores, em que dimensão, qual a duração? É que essas são as perguntas essenciais que as pessoas precisam de saber: como é que o Governo vai agir para que o seu salário dure mais?”.
As questões do bloquista ficaram sem resposta, o tema, aliás, só voltou a ser revisitado por Rui Rio que disse concordar com a ideia de taxar de forma diferenciada setores que “por efeitos indiretos da guerra estão a ter lucros fora do normal”.
Afinal, o que é um windfall tax?
O windfall tax é um taxa de imposto, de caráter pontual, sobre lucros que resultam de ganhos inesperados de empresas ou setores específicos. Se quisermos, numa tradução à letra da expressão inglesa, é um imposto que recai sobre os lucros excecionais que aparecem com o vento. Se nos for permitida a adaptação, lucros excecionais caídos do céu.
O objetivo é taxar as empresas que, de forma aleatória, beneficiaram de um conjetura pela qual não são responsáveis.
A crise energética é um exemplo de um contexto em que uma windfall tax pode ser aplicada. A guerra na Ucrânia, tendo em conta a dependência europeia de gás proveniente da Rússia e as sanções impostas a este país, um exportador de petróleo, levaram a que os preços das energias disparassem, mesmo em países como Portugal que têm como principais mercados abastecedores de gás o norte de África e os Estados Unidos da América.
Acontece que, apesar de fontes de energia renováveis mais baratas terem um peso cada vez maior na fixação dos preços, em períodos de maior procura, é necessário recorrer a outras fontes de energia, nomeadamente o gás. Assim, na atual configuração do mercado, o gás determina o preço global da eletricidade quando é utilizado, uma vez que todos os produtores recebem o mesmo preço pelo mesmo produto — a eletricidade — quando este entra na rede.
De resto, esta medida já tinha sido sugerida tanto pela Comissão Europeia como pela OCDE, explica o jornal Eco.
“A Comissão também confirma que os Estados-membros podem considerar medidas fiscais temporárias sobre os lucros excecionais e, excecionalmente, decidir capturar uma parte desses rendimentos para os consumidores“, pode ler-se no plano “REPowerEU” divulgado em março pela Comissão Europeia.
No entanto, para além da forma do imposto que pertence à teoria económica e financeira, ficam muitas questões por responder, nomeadamente: sobre que empresas ou setores vai recair, que valores a taxa terá, que impacto vai ter no Orçamento de Estado para este ano e, por último, mas não menos importante devido à falta de certeza absoluta, se vai realmente acontecer.
No plano mais concreto, o Governo apresentou hoje várias medidas para a contenção dos preços na energia:
- Redução de ISP equivalente à redução do IVA para 13% para os combustíveis — medida a vigorar enquanto não há resposta ao pedido do Governo por parte da Comissão Europeia;
- Manutenção dos mecanismos de compensação dos aumentos de receita fiscal;
- Alargamento da suspensão do aumento da taxa de carbono até 31 de dezembro;
Assim, Costa promete que estas medidas vão traduzir-se “numa redução de 52% do acréscimo do preço do gasóleo e de 74% do preço da gasolina, registados desde outubro de 2021”.
- Quanto à eletricidade, António Costa referiu que o executivo apresentou na semana passada em Bruxelas uma proposta ibérica que limita o contágio dos preços da eletricidade pelo preço do gás. “Esta proposta pode resultar, em Portugal, numa poupança para famílias e empresas na ordem dos 690 milhões de euros por mês, suportados diretamente pelo setor elétrico”, disse.
- 19:11
- As sondagens divulgadas hoje em França indicam que tanto Emanuel Macron como Marine Le Pen podem chegar ao primeiro lugar nas presidenciais de domingo, com o Presidente francês a manter uma ligeira vantagem sobre a candidata da extrema-direita.
-
- 19:03
-
Já partiu a primeira missão tripulada totalmente privada para estação espacial
A primeira missão tripulada totalmente privada para a Estação Espacial Internacional (EEI), com quatro pessoas a bordo, incluindo um ex-astronauta, foi hoje lançada às 16:17 (hora de Lisboa), conforme o previsto.
-
- 18:41
-
Faculdade de Direito enviou relatório com 50 denúncias de assédio ao Ministério Público
A direção da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa enviou à Procuradoria-Geral da República o relatório do Conselho Pedagógico que recebeu 50 queixas de assédio contra docentes, confirmou hoje a instituição.
-
- 17:58
-
Morreu Maria Teresa Gomes Ferreira, antiga diretora do Museu Gulbenkian
A conservadora Maria Teresa Gomes Ferreira, que dirigiu o Museu Calouste Gulbenkian durante quase trinta anos, morreu na quinta-feira em Lisboa aos 96 anos, revelou à agência Lusa fonte da Fundação Calouste Gulbenkian.
-
- 17:48
-
Novos menus, novos preços e novas tarefas. Nos restaurantes do Norte, já há quem semeie as batatas para enfrentar a crise
Há empresários da restauração nortenha a reformular ementas e a semear batatas e couves para conseguir menus do dia mais económicos, enquanto outros aumentam o preço da comida para enfrentar a inflação do óleo, gás, eletricidade e combustível.
-
- 17:15
-
Moção de rejeição chumbada. Sem surpresas, o programa do governo passou no parlamento
O governo está em plenitude de funções: a Assembleia da República, onde o Partido Socialista tem a maioria absoluta, chumbou esta sexta-feira a moção de rejeição do Chega ao programa do executivo liderado por António Costa. O chumbo estava garantido, depois de todos os outros partidos terem avisado
-
- 16:18
-
Nuno Melo: "O CDS é um bocadinho como a Renault 4L. Fiável e robusta, com alguns cuidados básicos está de volta à estrada"
Nuno Melo, recém-eleito líder do CDS com 75% dos votos, explica como pretende levar o partido de volta à Assembleia da República. Mas também fala da guerra na Ucrânia, da União Europeia e da NATO.
-
- 15:30
-
Terceiro suspeito da morte de agente Fábio Guerra deve apresentar-se ao Ministério Público depois da Páscoa
Clóvis Abreu, suspeito no caso da morte do agente da PSP Fábio Guerra, que está atualmente fora de Portugal, só depois do dia 18 deve regressar e apresentar-se para prestar declarações ao Ministério Público (MP), adiantou o seu advogado.
-
- 15:08
-
Há mais desastres climáticos nestas regiões do que em qualquer outro lugar no planeta
O Médio Oriente e Norte da África estão a sofrer desastres climáticos com mais frequência e severidade do que qualquer outra região do planeta, de acordo com um estudo do Fundo Monetário Internacional.
-
- 15:00
-
Carga fiscal em 2021 foi a maior de sempre
A carga fiscal em 2021 foi a mais elevada de sempre, representando 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do INE, que estima terem ficado por cobrar em 2019 cerca de 450 milhões de euros de IVA.
-
- 14:56
-
Morreu aos 107 anos Mimi Reinhardt, a secretária que escreveu a 'lista de Schindler'
A secretária de Oskar Schindler, Mimi Reinhardt, que escreveu a famosa lista do industrial alemão que salvou mais de 1.000 judeus durante a Segunda Guerra Mundial, morreu em Israel aos 107 anos, informou hoje fonte da família.
-
- 14:03
-
Ucrânia forneceu mais de um terço do milho importado por Portugal em 2021
A Ucrânia foi o principal fornecedor de milho a Portugal em 2021, sendo a origem de mais de um terço do milho importado, enquanto da Rússia as principais importações foram os óleos de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos produtos), segundo o INE.
-
- 12:21
-
Reino Unido alarga sanções a filhas de Putin e Lavrov
As duas filhas do presidente russo, Vladimir Putin, e a filha do ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, vão ser adicionadas à lista de pessoas sob sanções do Reino Unido devido à invasão militar da Ucrânia, foi hoje anunciado.
-
- 12:11
-
Programa do Governo: Costa Silva admite que mexida no ISP premeia poluidores, mas evita "colapso" de empresas
O ministro da Economia e do Mar admitiu hoje que, no contexto atual de alterações climáticas, a nova descida no imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) premeia grandes poluidores, mas evita o “colapso” de setores da economia.
-
- 10:54
-
Programa do Governo: Economia portuguesa atravessa um "momento difícil", mas país tem potencial de desenvolvimento
O debate do Programa do XXIII Governo Constitucional termina hoje na Assembleia da República com a votação da moção de rejeição apresentada pelo Chega, que deverá contar unicamente com os votos a favor dos deputados do partido proponente.
-
- 10:22
-
Dos combustíveis ao preço da energia. O ‘plano’ de Costa para travar o impacto da inflação para famílias e empresas
Criticado pelo Programa do Governo não prever os impactos económicos da Guerra na Ucrânia, António Costa anunciou na Assembleia da República medidas específicas que o executivo quer implementar. Plano visa conter a subida dos preços nos combustíveis e na energia ao mesmo tempo que ampara a perda de
-
- 08:55
-
Ricardinho deixa seleção portuguesa de futsal com um sonho por cumprir
Ricardinho despediu-se na quinta-feira da seleção portuguesa de futsal, no dia em que cumpriu o sonho de entrar em campo com os filhos, mas confessou que deixou um por atingir, o de representar Portugal nos Jogos Olímpicos.
-
- 07:35
-
Chuvas de março puseram fim à seca extrema em Portugal
Portugal continental registou no final de março um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território, deixando de haver regiões em situação de seca extrema, segundo o último boletim climatológico do IPMA.
-
- 06:38
-
Sanções contra a Rússia expõem vida privada de Putin
As sanções das potências ocidentais contra Vladimir Putin e o seu círculo próximo trouxeram à tona a vida privada do presidente russo, mantida com discrição até então.
-
- 06:32
-
Ucrânia: Alemanha reserva dois mil milhões de euros para apoiar refugiados
O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou que as autoridades federais vão reservar dois mil milhões de euros este ano para alojar e integrar os refugiados ucranianos já na Alemanha.
-