A discussão do programa do Governo começou no ISP e acabou na “pressinha” da Troika
A discussão era sobre o programa que o governo de António Costa tem para os próximos quatro anos e seis meses. Mas, já se conhecendo as linhas há muito, as atenções no final deste primeiro dia de discussão focam-se no imediato: o primeiro-ministro anunciou uma alteração ao ISP num valor equivalente à descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%.
Esta mexida traduz-se numa redução de cerca de 16 cêntimos no litro de gasolina e gasóleo, segundo os preços médios de hoje.
Durante o debate do programa do governo, hoje no parlamento, António Costa anunciou que o executivo vai aprovar esta sexta-feira um novo pacote de medidas direcionadas para a contenção dos preços dos combustíveis.
“Enquanto não recebemos uma resposta ao nosso pedido por parte da Comissão Europeia avançaremos desde já com uma redução do ISP equivalente à redução do IVA para 13%”, anunciou o primeiro-ministro.
Se as necessidades imediatas marcaram o início, houve ainda tempo para voltar a tempos passados — e lembrar um senhor de Massamá: Pedro Passos Coelho.
A governação de Passos Coelho nos tempos da ‘troika’ gerou tensão entre PS e PSD, com a deputada social-democrata Mónica Quintela a sugerir que os salários públicos deviam mesmo ter sido suspensos “um ou dois meses” nesse período.
A intervenção de fundo do PSD, no debate do programa do XXIII Governo Constitucional, coube a Mónica Quintela e foi centrada na Justiça, mas uma troca de argumentos com o deputado do PS Marcos Perestrello acabou por trazer ao debate os tempos da ‘troika’ e do governo PSD-CDS e gerar tensão entre as duas bancadas.
Marcos Perestrello recuou à governação liderada por Passos Coelho, acusando o PSD de ter feito reformas estruturais “com resultados bem desastrosos para o país” e que “não trouxeram nada de positivo”, como o corte de salários ou o aumento de impostos.
“É preciso ter lata, como se atreve a vir falar nas reformas que o PSD fez ou ter sido obrigado a baixar salários. Sabe qual foi o erro do PSD? Quando o ministro Teixeira dos Santos veio à televisão dizer que era necessário chamar a ‘troika’ e o Fundo Monetário Internacional, devíamos ter deixado que os funcionários públicos e toda a gente ficasse sem receber os salários, um mês, dois meses, aprendiam, era uma pressinha, aprendia o povo e aprendia o PS. Mas não, o PSD veio cobrir”, respondeu Mónica Quintela.
Não há “pressinha”, porém, na discussão do programa: começou a ser debatido hoje, mas só termina amanhã.
Com apoio maioritário garantido, o documento contém as políticas estruturais para a legislatura e será em breve complementado com medidas orçamentais de resposta à crise. Na sexta-feira, segundo e último dia de debate, a Assembleia da República apenas deverá votar uma moção de rejeição ao Programa do Governo apresentada pelo Chega — que, para já, só teve o apoio declarado do próprio Chega (o PSD já avisou que se vai abster).
Concluída a apreciação do seu programa sem a aprovação de qualquer rejeição, o XXIII Governo Constitucional — o terceiro liderado por António Costa — entrará em plenitude de funções.
O Programa do XXIII Governo Constitucional corresponde basicamente ao programa eleitoral que o PS apresentou para as legislativas de 30 de janeiro, que venceu com maioria absoluta, elegendo 120 dos 230 deputados da Assembleia da República. Este programa identifica quatro “desafios estratégicos” de médio e longo prazo: resposta à emergência climática, transição digital, interrupção da atual crise demográfica e combate às desigualdades.
*Com Lusa
- 19:29
- Desde cedo que Ketanji Brown Jackson se destacou em concursos de debates e discursos, tendo chegado a ouvir que estudar Direito em Harvard era quase impossível. Mas não desistiu e, hoje, a juíza é a primeira mulher negra nomeada para o Supremo Tribunal, a mais alta instância judicial norte-americana
-
- 18:27
-
Homem diz que pegou fogo à casa em Vieira do Minho para queimar desgosto amoroso
Um homem acusado de pegar fogo à sua casa enquanto os pais dormiam, em Vieira do Minho, alegou hoje que apenas queria queimar o seu quarto, para apagar recordações de um desgosto amoroso.
-
- 15:40
-
Marine Le Pen propõe "multar" mulheres com véu islâmico
A candidata francesa de extrema-direita Marine Le Pen defendeu nesta quinta-feira a proibição do uso do véu islâmico em público, caso os franceses a elejam nas eleições presidenciais de abril, e uma "multa" para mulheres que o usam.
-
- 15:23
-
Programa do Governo: PSD vai abster-se na votação da moção de rejeição. “É apenas um número mediático” do Chega
O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou hoje que o partido vai abster-se na votação da moção de rejeição do programa do Governo apresentada pelo Chega, por considerar que o objetivo “é apenas um número mediático”.
-
- 14:28
-
Açores. Liberais referem "indicadores graves" de incumprimento de acordo com Governo Regional
O deputado único da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores falou hoje em "indicadores graves" de incumprimento do acordo de incidência parlamentar assinado com o seu partido, preferindo "dar tempo" ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para avaliar a situação.
-
- 13:54
-
Há 66 milhões de anos, um asteróide extinguiu os dinossauros. Este fóssil é desse dia
Foram encontrados os restos de um fóssil de thescelosaurus no Dakota do Norte. Os cientistas consideram que o dinossauro tenha sido morto no dia exato da queda do asteróide que extinguiu a espécie há 66 milhões de anos.
-
- 13:47
-
Alemanha diz ter gravações de soldados russos sobre morte de civis em Bucha
Os serviços de informações da Alemanha gravaram conversas entre soldados russos na Ucrânia que supostamente provam que os disparos contra civis fazem parte da estratégia da invasão da Rússia, noticiou hoje o semanário Der Spiegel.
-
- 13:36
-
Oceano Fresco: cultivar amêijoas em mar aberto para uma alimentação sustentável
A almeja babosa é uma espécie nativa europeia ameaçada e em declínio, procurada e apreciada em todas as regiões de Espanha no ano inteiro. É esta espécie que a Oceano Fresco, empresa de aquacultura de bivalves, quer desenvolver e que aponta como resposta para uma alimentação sustentável.
-
- 13:30
-
Didimo: Já é possível criar humanos digitais de corpo inteiro
A Didimo, empresa líder na criação de humanos digitais de alta-fidelidade gerados em menos de 90 segundos, anunciou esta quarta-feira, 6 de abril, o lançamento de avatares 3D de corpo inteiro, dando continuidade à sua estratégia de simplificar a geração destas personagens digitais animáveis e cada v
-
- 11:33
-
Esta é a foto do Ano do World Press Photo
A fotógrafa canadiana Amber Bracken venceu o prémio de Fotografia do Ano do World Press Photo, com uma imagem que, pela primeira vez na história do concurso, não inclui qualquer figura humana, foi hoje anunciado.
-
- 11:28
-
Portway. Sindicato desconvoca greve agendada para a Páscoa
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) desconvocou a greve do fim de semana da Páscoa, anunciou hoje a empresa de ‘handling’ Portway.
-
- 09:48
-
Como é que letras de Taylor Swift ou de filmes da Disney ajudam a aprender latim?
Professores de latim da Universidade de Cambridge estão a utilizar letras de Taylor Swift, canções da Disney e Minecraft para ajudar a tornar a antiga língua mais acessível aos seus estudantes do século XXI. No fim de contas, o que importa é a criatividade para ajudar os alunos a atingir objetivos.
-
- 08:25
-
Lisboa e o alijamento local
Primeiro alojámos turistas, agora alijámo-nos de responsabilidades no que toca às insuficiências de habitação
-
- 06:41
-
Saltadora brasileira torna-se a 50.000ª espécie de aranha registada do mundo
A Guriurius minuano vive na América do Sul e tornou-se a 50.000ª espécie de aranha oficialmente registrada, mas ainda há muito a descobrir, segundo o Museu de História Natural de Berna.
-
- 06:40
-
Presidente da Câmara de Nova Iorque quer desmantelar acampamentos sem-abrigo
Já se tornou uma cena comum em Nova Iorque: a polícia desmantelou um acampamento de pessoas sem-teto em uma calçada de Manhattan nesta quarta-feira (6), mas nenhum dos deslocados concordou em se mudar para um dos abrigos da cidade, considerados perigosos demais.
-