A ameaça inaceitável e a resposta inevitável
O presidente russo disse hoje que o Exército da Rússia combate na Ucrânia para defender a pátria de uma "ameaça inaceitável" do país vizinho apoiado pelo Ocidente. Putin, que falava no discurso por ocasião do 77.º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), disse ainda que a ação militar da Rússia na Ucrânia é uma resposta oportuna e necessária às políticas ocidentais.
Vladimir Putin traçou paralelos entre a luta do Exército Vermelho contra as tropas nazis e a ação das forças russas na Ucrânia e afirmou que a campanha na Ucrânia foi um movimento oportuno e necessário para evitar uma potencial agressão. Acrescentou que as tropas russas estão a lutar pela segurança do país na Ucrânia e cumpriu um minuto de silêncio para homenagear os militares que morreram em combate.
Antes do discurso, decorreu o desfile por ocasião do 77.º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, na Praça Vermelha, que não contou com a presença de nenhum presidente estrangeiro, uma vez que a "operação militar especial" foi condenada pela maioria da comunidade internacional.
No ocidente, é dia da Europa — dia em que a União Europeia esteve a debater o futuro. Futuro quem admitiu hoje António Costa, não tem a Ucrânia no imediato. O primeiro-ministro admitiu que uma eventual adesão da Ucrânia à União Europeia seja um processo “longo, difícil e exigente”, sublinhando que a entrada no clube comunitário “não pode ser a única resposta” para a Europa.
“Todos sabemos que independentemente do parecer que a Comissão venha a dar e que o Conselho venha a apreciar em junho, o processo de adesão será sempre muito longo, muito difícil e muito exigente”, disse António Costa, falando aos jornalistas portugueses à margem do evento de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa, na sede do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.
No dia em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou para junho o seu parecer sobre a eventual adesão da Ucrânia à UE, António Costa assinalou que este “será seguramente [um processo] muito longo”.
“Não quero ser tão pessimista como o Presidente [francês] Macron, que falou em décadas”, referiu o chefe de Governo, embora lembrando que o processo de adesão de Portugal “levou nove anos”. Para António Costa, “a adesão à UE não pode ser a única resposta para a organização da Europa nem pode ser a única resposta em situações de emergência como aquela que se vê hoje na Ucrânia”.
“Macron teve aqui uma proposta ousada, de criarmos um outro tipo de organização no quadro europeu, onde possam estar não os Estados da UE, mas também Estados que saíram da UE e queiram regressar, como são os que são candidatos e que há anos se arrastam em processos de adesão. Se a Conferência [sobre o Futuro da Europa] for para isto, isso faz outro sentido, do que andar a discutir pequenas questões institucionais”, adiantou o primeiro-ministro.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky assinou, a 28 de fevereiro, o pedido formal a Bruxelas da adesão da Ucrânia à UE. A Ucrânia já entregou a sua resposta formal ao questionário da Comissão Europeia sobre uma eventual adesão à UE, que foi dada em 10 dias, faltando um segundo conjunto de respostas.
Quando um país apresenta um pedido de adesão à UE, o Conselho convida a Comissão a dar o seu parecer sobre o pedido, estando o executivo comunitário a tratar agora desse mesmo parecer. As regras europeias ditam que qualquer país europeu que respeite os valores comunitários – como a existência de instituições que garantam a democracia e uma economia de mercado – e esteja empenhado em promovê-los pode pedir para se tornar membro. A resposta pode levar meses a anos.
- 15:38
- A ONU confirmou hoje que pelo menos 3.381 civis morreram e 3.680 ficaram feridos em dois meses e meio de guerra na Ucrânia, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores.
-
- 15:22
-
Costa admite que adesão de Kiev à UE seja processo "longo, difícil e exigente"
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje que uma eventual adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) seja um processo "longo, difícil e exigente", sublinhando que a entrada no clube comunitário "não pode ser a única resposta" para a Europa.
-
- 15:01
-
Família americana encontra o que parecia ser um cachorro perdido, mas afinal a espécie era outra
Uma família de Massachusetts, nos Estados Unidos, teve uma surpresa quando quis dar a um cachorro vadio uma oportunidade e o levou para casa. Afinal, não era bem a espécie que pensaram ser inicialmente.
-
- 14:11
-
Seca permitiu retirar hidroavião afundado há 25 anos de albufeira em Montalegre
Um hidroavião acidentado foi retirado da albufeira do Alto Rabagão, em Montalegre, numa operação que teve como objetivo despoluir e aproveitou a descida de cerca de 30 metros da linha de água devido à seca.
-
- 14:04
-
Chefe da diplomacia da União Europeia propõe confiscar reservas russas para reparações de guerra
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, propôs o confisco das reservas da Rússia congeladas pela comunidade de 27 países para reconstruir a Ucrânia após a guerra, numa entrevista hoje publicada.
-
- 14:00
-
Embaixador russo em Varsóvia atacado com tinta vermelha
O embaixador russo na Polónia, Sergei Andreyev, foi atacado hoje, em Varsóvia, por pessoas que lhe atiraram com tinta vermelha durante uma cerimónia do Dia da Vitória contra a Alemanha nazi, em 1945.
-
- 13:24
-
PS anuncia moção de censura e propõe fiscalização à conduta da Câmara de Setúbal
O PS vai apresentar uma moção de censura à Câmara de Setúbal e propor uma Comissão de Fiscalização da Conduta da autarquia sadina no Acolhimento de Refugiados Ucranianos, na Assembleia Municipal marcada para terça-feira, anunciou hoje a concelhia socialista.
-
- 13:09
-
Governo açoriano dá 35 euros aos turistas que visitem São Jorge. Dos mais de 32.300 sismos, só 270 foram sentidos
A população da ilha de São Jorge sentiu dois sismos nas últimas 24 horas, com magnitudes de 1,9 e 2,4 na escala de Richter, revelou hoje o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). O Governo dos Açores vai atribuir um voucher de 35 euros aos turistas que visitem a ilha de
-
- 13:03
-
Covid-19: Portugal é o país da UE com maior média de novos casos diários
Portugal é o país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
-
- 12:57
-
Em flagrante no cemitério: GNR apanha três suspeitos de furtos em campas
A GNR deteve três pessoas em flagrante delito quando furtavam metais não preciosos no cemitério do Juncal, no concelho de Porto de Mós (Leiria), disse hoje à Lusa fonte desta força policial.
-
- 12:26
-
Obras no IC19 e Eixo Norte/Sul em Lisboa podem condicionar o trânsito
As vias rodoviárias do Eixo Norte/Sul e do IC19, na região de Lisboa, vão ser alvo de obras de manutenção, situação que poderá levar a condicionamentos pontuais de tráfego, divulgou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).
-
- 10:59
-
Ministra da Defesa considera que "não tem sentido reinstituir" serviço militar obrigatório
A ministra da Defesa Nacional defendeu hoje que "não tem sentido reinstituir um serviço militar obrigatório", defendendo que esse sistema "não responde às necessidades estratégicas" das Forças Armadas, que precisam de "militares qualificados", com "tecnicidade".
-
- 10:50
-
Casamentos de Santo António regressam este ano a Lisboa
Os Casamentos de Santo António estão de regresso, depois de uma interrupção de dois anos devido à pandemia.
-
- 09:52
-
“Foi Assim Que Aconteceu... Com o Teu Pai” mistura nostalgia com a era Tinder
A nova série “Foi Assim Que Aconteceu...Com o Teu Pai”, que se estreia a 11 de maio no Disney+, vira ao contrário a premissa da popular comédia que reinou até 2014, trazendo Hilary Duff para o papel principal.
-
- 09:22
-
Sea Eye resgata 34 migrantes que estavam no mar há quatro dias
A Organização Não Governamental (ONG) Sea Eye tem a seu cargo 34 migrantes que estavam à deriva no Mediterrâneo central há quatro dias e que foram resgatados no domingo, informou hoje a organização alemã.
-
- 09:00
-
Pré-publicação de "Volodymyr Zelensky - Biografia". De comediante a chefe de estado em guerra
Se lhe dissessem que em 2022, um comediante corrosivo tornar-se-ia presidente de um país invadido por uma potência militar e tornar-se-ia um símbolo mundial, é muito provável que não acreditasse. Tal como Volodymyr Zelensky. De líder da empresa de produção televisiva Kvartal 95 Studio a líder da Ucr
-
- 08:23
-
Dia da Vitória: Putin diz que tropas russas lutam em Donbass para que não haja espaço para nazis
Vladimir Putin discursou durante as comemorações russas do Dia da Vitória e afirmou que as tropas russas e as milícias de Donetsk e Lugansk lutam pela sua pátria, para que ninguém se esqueça das lições da II Guerra Mundial e "não haja espaço para os nazis".
-
- 08:02
-
João Luís Barreto Guimarães distinguido com Grande Prémio de Literatura dst
O livro “Movimento”, do poeta João Luís Barreto Guimarães, é o vencedor da 27.ª edição do Grande Prémio de Literatura dst, que será entregue em julho, na abertura da Feira do Livro de Braga, foi hoje anunciado.
-
- 07:28
-
Marcelo apela ao apoio entre países europeus contra anátemas interiores e força bruta do exterior
O Presidente da República apelou hoje, por ocasião do Dia da Europa, ao apoio entre as democracias europeias, "sob pena de sucumbirem aos anátemas nascidos no seu interior ou à força bruta que as cerca de fora".
-
- 07:09
-
Portugal continental mantém-se em situação de seca no final de abril
Todo o território de Portugal continental estava no final de abril em situação de seca, a maior parte em seca moderada (87,2%), de acordo com o índice do Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 05:59
-
Estónia é o país menos dependente da energia importada e Portugal está em 11.º lugar
A Estónia é o país da União Europeia (UE) menos dependente da importação de energia e Malta, Chipre e Luxemburgo lideram, enquanto Portugal está em 11.º lugar, segundo dados compilados pela Pordata, reportados a 2020.
-