Ligar Sesimbra a África num cabo que pode render 500 milhões ao PIB
O novo cabo submarino Equiano, que já se encontra ao largo de Sesimbra, permitirá ligar Portugal à África do Sul.
A cerimónia para assinalar a amarração do Equiano contou a presença do primeiro-ministro António Costa, do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, da CEO da Altice Portuga, e do Country Manager da Google em Portugal, Bernardo Correia.
"[Estes cabos] sublinham bem um dos vetores de segurança fundamental para o mundo ocidental, para as democracias liberais e para a Aliança Atlântica (NATO), que é a necessidade de assegurar e reforçar a segurança da conectividade atlântica”, destacou António Costa.
O impacto económico para Portugal será "de cerca de 500 milhões de euros" no PIB anual, ou seja, "um impacto económico substancial, baseado na capacidade das empresas portuguesas, africanas e europeias poderem trocar mais dados, terem mais comércio e criarem mais valor juntos”, acrescentou o responsável da Google em Portugal.
Mas, afinal, que cabo é este?
- O cabo Equiano é um cabo submarino da tecnológica Google. Com 20 cabos espalhados pelo mundo, este é o segundo da multinacional norte-americana a utilizar Portugal como ponto de ligação.
- O novo cabo terá mais de 15 mil quilómetros de comprimento e foi depositado no leito do oceano com a colaboração de engenheiros da Altice;
- O Equiano vai permitir ligar Portugal à África do Sul, com ligações intermédias a Accra (Gana), Lagos (Nigéria), Swakopmund (Namíbia) e Santa Helena (Rupert’s bay).
- O cabo submarino vai também permitir uma melhor ligação de Internet entre os dois continentes e facilitar as trocas comerciais e de dados;
- O contrato de concessão para o mesmo foi assinado pelo Estado português e a Google em setembro de 2021 e tem uma vigência de 25 anos;
- Não há uma data oficial para o arranque da operacionalidade mas, de acordo com o Expresso, à margem do evento, a Google comprometeu-se a estrear a nova via de comunicação ainda durante 2022;
- O Equiano é vinte vezes mais rápido do que o último cabo construído entre a Europa e África e tem foi batizado em homenagem ao escritor nigeriano Olaudah Equiano;
- Na passada semana, Pedro Nuno Santos já tinha assegurado que mais mais cabos submarinos internacionais estão a preparar a sua amarração em Portugal num horizonte próximo, como o 2Africa do Facebook e o Medusa da Afr-Ix. "E muitos outros estão a olhar para Portugal", salientou o governante.
- 21:09
- O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, defendeu hoje que é necessário "um novo Chaplin para provar que o cinema não é mudo" diante da guerra na Ucrânia, numa mensagem de Kiev transmitida na abertura do 75.º Festival de Cannes.
-
- 21:06
-
Biniam Girmay acabou no hospital no dia em que fez história. Tudo culpa de uma rolha de espumante
O ciclista Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) foi hoje levado ao hospital após vencer a 10.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, por ter acertado com uma rolha de espumante num olho, quando estava no pódio em Jesi.
-
- 20:40
-
Deputado do Partido Conservador britânico detido por suspeita de violação
Um deputado do Partido Conservador britânico, cuja identidade não foi revelada, foi detido por crimes de violação, agressão sexual e abuso de poder alegadamente cometidos entre 2002 e 2009, foi hoje divulgado.
-
- 18:43
-
Com quem é que o futebolista dorme?
Acreditar que não há jogadores de futebol homossexuais faz tanto sentido como assumir que não há heterossexuais que gostem de musicais.
-
- 17:45
-
Suécia e Finlândia apresentarão pedido de adesão à NATO na quarta-feira
Suécia e Finlândia apresentarão o pedido de adesão à NATO na quarta-feira, em Bruxelas, anunciaram hoje, conjuntamente em Estocolmo, a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto.
-
- 17:36
-
Espanha: Os pontos chave da nova lei que "amplia" os direitos das mulheres
A nova da lei do aborto foi aprovada em Conselho de Ministros esta terça-feira. Do pacote legislativo fazem parte outras medidas como a criação da licença menstrual. Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, fala numa lei que "amplia os direitos sexuais e menstruais" das mulheres. Ponto por ponto,
-
- 15:54
-
Elon Musk diz que compra do Twitter não prosseguirá sem garantias sobre contas falsas
O bilionário Elon Musk afirmou nesta terça-feira que a compra do Twitter não vai prosseguir até que receba garantias sobre o número de contas falsas na plataforma.
-
- 15:03
-
Football Leaks: Defesa de Rui Pinto pede afastamento da procuradora do MP
A defesa de Rui Pinto pediu hoje o afastamento da procuradora responsável pelo processo Football Leaks, devido a uma reunião com inspetores da Polícia Judiciária (PJ) após o início do julgamento para “afinar a estratégia” de inquirição.
-
- 13:45
-
Rendeiro: Autoridades sul-africanas concluem autópsia de ex-banqueiro
A autópsia do antigo presidente do BPP João Rendeiro foi realizada hoje por uma médica especialista forense sul-africana na presença da polícia da África do Sul (SAPS), disse fonte da morgue à Lusa.
-
- 13:30
-
Greve deixa Metro de Lisboa com prolongamento de horário nos Santos Populares em risco
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram hoje, em plenário, entregar um pré-aviso de greve para o mês de junho ao trabalho suplementar e eventos especiais, estando em risco o prolongamento do horário habitual durante os Santos Populares.
-
- 09:55
-
Aborto, licença menstrual, autonomia corporal. O corpo é nosso, senhores
O corpo das mulheres é das mulheres. O corpo das mulheres não é propriedade alheia. O corpo das mulheres não é território moralizante dos outros.
-
- 09:07
-
Joana Martins: o pós-parto é tudo menos um filme cor de rosa
Exaustão, culpa, crise identitária, vergonha, medo, angústia, solidão. Estas não são as palavras que compõem a narrativa romanceada que habitualmente ouvimos sobre o pós-parto, mas fazem parte da realidade da maioria das mulheres que passam por ele. Quem o diz é a pediatra Joana Martins, a convidada
-
- 09:06
-
Quatro em cada cinco alunos LGBTQ preferem não revelar orientação sexual aos professores
Estudo da Universidade do Porto revela que grande parte dos alunos LGBTQ preferem não revelar a sua orientação sexual aos professores ou funcionários da escola. Investigação mostra ainda como tópicos relacionados com pessoas lésbicas, gays ou bissexuais ou com bullying homofóbico e transfóbico ou so
-