Guia para um fim de semana quente (e poeirento)
O fim de semana que aí vem será quente. Mas não só. As poeiras do deserto do Saara, que em março pintaram de laranja os céus de Portugal, também vão voltar.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que o estado do tempo nos próximos dias será condicionado por uma massa de ar quente associada a uma corrente de sul, resultando num aumento gradual de temperatura entre hoje e sábado.
“Nesta circulação ocorrerá também o transporte de poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera, que deverá afetar o território nos dias 20 e 21 [sexta-feira e sábado], com possibilidade de redução de visibilidade”, adverte o IPMA.
Isto é o que tem de ter em conta:
Temperaturas elevadas
Sábado será, segundo o IPMA, o dia mais quente, com temperaturas a variar entre os 25 e os 35 graus Celsius na generalidade do território e pontualmente poderão atingir-se valores de 35 a 38 graus nas regiões dos vales do Guadiana, Tejo e do Douro.
De acordo com o IPMA, estes valores da temperatura estão acima do normal para esta época do ano na ordem dos 3 aos 10 graus.
Para domingo, contudo, a previsão aponta para uma descida significativa da temperatura máxima.
Risco de incêndio
O IPMA colocou trinta concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro em risco muito elevado de incêndio. E mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança em risco elevado.
O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira devido à previsão de tempo quente.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê a partir de hoje e até domingo tempo quente em Portugal continental, fazendo aumentar o perigo de incêndio, apresentando valores mais elevados no interior Norte e Centro e no Algarve.
Poeiras de África
Trata-se de "mais uma grande nuvem de poeira do Saara" que estará sobre o sul e centro da Europa entre hoje e segunda-feira, refere um comunicado do sistema europeu Copérnico, acrescentando que 2022 está e continuará a ser um ano com "altos níveis de transporte de poeira através do Mediterrâneo e partes da Europa".
"Os valores mais altos" na Península Ibérica deverão registar-se no sábado e no domingo, dia em que a poeira, "com valores muito altos" de concentração da atmosfera, também atingirá a Europa central.
Em meados de março já se tinham verificado grandes nuvens de poeira na Europa ocidental e, este ano, nuvens semelhantes provenientes do deserto do Saara também atravessaram o Atlântico até atingirem as Caraíbas.
Períodos de seca e aumento da desertificação fazem aumentar a probabilidade de fenómenos destes, que fazem diminuir a qualidade do ar nas regiões afetadas, sobretudo no caso de as nuvens de poeira passarem a baixa altitude.
Recomendações da DGS
Numa mensagem divulgada no seu site, a DGS recomenda que os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas sigam as recomendações do médico assistente ou da linha SNS24 e aconselha o contacto e acompanhamento de idosos e outras pessoas que vivam isoladas, garantindo a hidratação e permanência em ambiente fresco.
Pede ainda que os adultos assegurem que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado.
“As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta”, recomenda.
Face às revisões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para um aumento da temperatura entre hoje e domingo, podendo os termómetros variar entre 35ºC e 38°C nas regiões acima mencionadas, a DGS aconselha cuidados especiais como evitar esforços físicos no exterior e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, além do uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30 a cada duas horas e após banhos de praia e piscina.
A DGS, que ativou o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão em 1 de maio, aconselha ainda que se procure ambientes frescos e arejados ou climatizados, aumente a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem açúcar e evite bebidas alcoólicas.
É ainda aconselhado o uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta.
A autoridade de saúde recomenda também à população que escolha as horas de menor calor para viajar de carro e que não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
“Para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso mantenha-se informado, hidratado e fresco”, resume a DGS.
- 20:57
- O Ministério da Defesa da Rússia afirmou hoje que Exército russo "libertou na totalidade" o complexo siderúrgico Azovstal, em Mariupol, sudeste da Ucrânia, após os últimos combatentes ucranianos presos naquele espaço se terem rendido.
-
- 20:43
-
Juízas opõem-se à ida de magistrado antiaborto para o Tribunal Constitucional
O combate ao "fosso da desigualdade de género" deve ser aprofundado em todas as instituições dos Estado, incluindo tribunais, defende a Associação de Juízas Portuguesas, em reação à possibilidade de o Tribunal Constitucional passar a ter um juiz antiaborto.
-
- 18:48
-
Covid-19. Registados mais de 157 mil novos casos numa semana. Internamentos disparam
Portugal registou, entre 10 e 16 de maio, 157 502 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, 191 mortes associadas à covid-19 e uma subida acentuada do número de pessoas internadas, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 18:41
-
Quaresma anuncia saída do Vitória de Guimarães e vontade de continuar a jogar
O internacional português Ricardo Quaresma confirmou hoje a saída do Vitória de Guimarães, emblema da I Liga portuguesa de futebol, que representou por duas temporadas, e adiantou o desejo de continuar a jogar, aos 38 anos.
-
- 18:17
-
Portugal vence Suécia e está mais próximo dos 'quartos' do Europeu de sub-17
A seleção portuguesa venceu hoje a Suécia 4-2, na segunda jornada do grupo D do campeonato da Europa de sub-17 de futebol, partida disputada em Lod, Israel, que deixou Portugal muito próximo dos quartos de final da prova.
-
- 17:06
-
João Sousa vai lutar por quinto título da carreira na final de Genebra
O tenista português João Sousa qualificou-se hoje para a final do torneio de Genebra, com um triunfo fácil perante o francês Richard Gasquet, e no sábado vai lutar pelo quinto título da carreira frente ao norueguês Casper Ruud.
-
- 16:51
-
Partido do Kremlin propõe abolir limite de idade para servir no exército russo
O partido do Kremlin, o Rússia Unida, propôs hoje que seja abolido o limite de idade para servir no Exército, num momento em que acontece a campanha militar russa na Ucrânia.
-
- 15:59
-
É uma cabra montesa, com certeza. Arqueólogos descobrem gravura com 12 mil anos no Vale do Côa
Arqueólogos da Fundação Côa Parque colocaram a descoberto a gravura de uma cabra montesa numa placa de xisto com cerca de 12.000 anos, durante prospeções no Parque Arqueológico do Côa, disse hoje à Lusa a presidente daquela entidade.
-
- 15:51
-
Moedas vai pedir consulta pública sobre fecho da Avenida da Liberdade aos domingos
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, vai pedir uma consulta pública sobre o fecho ao trânsito da Avenida da Liberdade aos domingos e feriados e estudos dos impactos desta medida aprovada pela oposição, disse hoje o autarca.
-
- 15:23
-
NATO: Erdogan insiste na ilegalização das milícias curdas sírias para levantar veto à Suécia e Finlândia
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou hoje a ameaçar vetar a entrada da Suécia e Finlândia da NATO caso os membros da Aliança prossigam o apoio às milícias curdas sírias, que considera "terroristas", e a outras organizações.
-
- 15:03
-
Nuvens de poeira "com valores muito altos" vêm do Saara para os céus ibéricos no fim de semana
Uma nuvem de poeira do deserto do Saara está a atravessar a Europa e deverá estar mais concentrada sobre Portugal e Espanha durante o fim de semana, divulgou hoje o sistema europeu de monitorização atmosférica Copérnico.
-
- 15:00
-
Rússia negoceia envio de armas, trigo e petróleo para o Mali e acusa França de "mentalidade colonial"
A Rússia e o Mali negociaram hoje o fornecimento de armas, trigo, petróleo e fertilizantes durante a visita a Moscovo do chefe da diplomacia do país africano, Abdoulaye Diop.
-
- 13:50
-
O nosso sistema alimentar não está pronto para a crise climática
Mundialmente são produzidas poucas variedades de bananas, abacates, café e outros alimentos – deixando-os mais vulneráveis ao colapso climático.
-
- 13:41
-
G7 mobiliza 19.800 milhões de dólares para apoiar finanças da Ucrânia
Os países do G7 comprometeram-se hoje a mobilizar 19.800 milhões de dólares (18.700 milhões de euros) para apoiar as finanças da Ucrânia, de acordo com uma declaração conjunta depois de uma reunião dos ministros das Finanças na Alemanha.
-
- 13:04
-
Fernando Santos apresenta uma grande novidade nos convocados de Portugal para a Liga das Nações. Veja aqui a lista
O defesa central David Carmo, jogador do Sporting de Braga, é a grande novidade nos convocados da seleção portuguesa de futebol para os primeiros quatro jogos no Grupo 2 da Liga A da Liga das Nações 2022/23.
-
- 12:46
-
Varíola-dos-macacos: Há mais nove casos confirmados em Portugal
Foram confirmados mais nove casos de varíola-dos-macacos desde a última atualização da DGS. No total, Portugal já contabiliza 23 casos.
-
- 12:25
-
Rússia anuncia 12 bases militares na fronteira ocidental em resposta a reforço da NATO
A Rússia vai criar 12 bases militares na sua fronteira ocidental até ao final do ano para responder ao reforço da NATO com a potencial integração da Finlândia e da Suécia, anunciou hoje o ministro da Defesa, Serguei Shoigu.
-
- 12:20
-
Guerra na Ucrânia: Costa anuncia que Portugal vai dar apoio material à Polónia de 50 milhões de euros
O primeiro-ministro anunciou hoje que Portugal vai dar apoio material às autoridades polacas para o acolhimento de refugiados ucranianos num valor até 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.
-
- 12:16
-
Identificados mais de 18 mil crimes na Ucrânia desde a invasão russa
As autoridades já registaram na Ucrânia a ocorrência de 18.477 crimes decorrentes da invasão russa no país, avançou hoje a Procuradoria-Geral da República ucraniana.
-
- 11:46
-
Regresso das máscaras? Marcelo defende que o mais importante é aumentar a vacinação
O Presidente da República defendeu hoje, a propósito da discussão em torno do eventual regresso do uso obrigatório de máscara por causa da covid-19, que o mais importante são "respostas pela positiva" como o aumento da vacinação.
-
- 10:40
-
Rendeiro: Tribunal encerra extradição e detalha passos de investigação
O Tribunal de Verulam, subúrbios de Durban, África do Sul, encerrou hoje oficialmente o processo de extradição do ex-banqueiro João Rendeiro, encontrado morto na prisão há uma semana.
-
- 10:19
-
Sindicato aponta adesão à greve na administração pública superior a 80% nos hospitais e escolas
Os setores da Saúde e da Educação são os mais afetados pela greve de hoje dos trabalhadores da administração pública, que registava às 09:00 uma adesão superior a 80%, com escolas encerradas e hospitais em serviços mínimos, segundo fonte sindical.
-
- 10:18
-
Mazal. O projeto da Ilha Terceira onde a Arqueologia e a Cosmética se encontram
A startup açoriana Mazal, incubada na StartUp Angra, está a transformar rocha vulcânica em cosméticos para higiene pessoal e tem o sonho de chegar aos EUA.
-
- 10:06
-
Ataque com faca em aldeia norueguesa foi um caso de violência doméstica
Pelo menos três pessoas foram feridas, uma delas gravemente, num ataque com faca ocorrido hoje no sul da Noruega, anunciou a polícia norueguesa.
-