Nem todas as maçãs estão envenenadas
A discussão não é sobre maçãs envenenadas em contos de fadas, mas poderia ser. No início da semana, uma análise à fruta fresca europeia relativamente a 2019, da responsabilidade da rede de organizações não governamentais PAN Europa, referia que as maçãs e peras cultivadas em Portugal estão entre as frutas com maior quantidade de pesticidas perigosos.
Segundo o documento divulgado, estes tipos de fruta estão no segundo lugar do ranking quanto à contaminação. Traduzindo por números, em 85% das peras portuguesas testadas e em 58% de todas as maçãs testadas foram encontrados pesticidas.
Os autores da análise salientam que “tem havido um aumento dramático de fruta vendida ao público com resíduos dos pesticidas mais tóxicos que deveriam ter sido banidos na Europa por razões de saúde”.
Contudo, o Governo veio ontem dizer que o estudo da PAN Europa apresenta uma “mensagem alarmista”, ao abranger um conjunto limitado de produtos, sem referência aos limites máximos, precisando que, em 2020, 93,6% das amostras nacionais estavam em conformidade.
A mensagem foi reforçada esta quinta-feira, com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a apelar aos consumidores para continuarem a comprar fruta portuguesa e a desvalorizar os resultados do estudo.
“Podem e devem continuar a comer fruta portuguesa, que é de muito boa qualidade”, afirmou a governante, durante uma visita à Herdade do Esporão, no concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora.
Nas declarações aos jornalistas, a ministra da Agricultura considerou que este estudo foi elaborado com dados de “relatórios oficiais que estão disponibilizados”, mas que foram “retirados do contexto”.
“Aquele estudo que saiu não é um estudo científico, não é validado”, frisou, sugerindo aos consumidores que “olhem para os estudos científicos e para os dados que estão disponibilizados nos sítios eletrónicos” das entidades com competência.
Maria do Céu Antunes deixou ainda a garantia de que a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária faz “o controlo de qualidade” dos produtos alimentares, pelo que as frutas portuguesas estão “dentro dos parâmetros legais e cumprem a legislação comunitária”.
“Em Portugal não são utilizados pesticidas proibidos. Foram retirados do mercado sempre que a legislação assim o obrigou”, salientou, insistindo que o seu Ministério não tem registo de “qualquer problema com resíduos tóxicos na fruta portuguesa”.
Todavia, a titular da pasta da Agricultura admitiu que possam existir “vestígios” de pesticidas na fruta portuguesa, mas salientou que quando isso acontecer é “até por contaminações das próprias amostras ou do ar”.
Estes casos, referiu, “estão muito longe de serem um problema de saúde pública, porque estão muito longe dos valores máximos admissíveis” pela legislação.
- 19:14
- O Santuário de Fátima vai estar unido ao Papa Francisco na oração do Rosário pela paz no mundo, na próxima esta terça-feira, 31 de maio, anunciou hoje a instituição.
-
- 18:42
-
"A História de uma Serva". Há uma edição resistente ao fogo para alertar para a censura
Há uma edição do livro "A História de uma Serva" (The Handmaid's Tale), de Margaret Atwood, resistente ao fogo. O motivo? Alertar para a censura nos Estados Unidos.
-
- 18:36
-
Boris Johnson apela a britânicos que "retribuam o amor e a devoção" da rainha Isabel II
O Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, instou hoje os britânicos a "retribuir o amor, a devoção e a liderança" da rainha Isabel II ao Reino Unido ao longo de 70 anos, por ocasião das celebrações do Jubileu de Platina.
-
- 18:29
-
Governo denuncia protocolo entre o Estado e o empresário José Berardo
O Governo vai denunciar o protocolo assinado entre o Estado e o colecionador de arte José Berardo, que se renovaria automaticamente no final deste ano, anunciou hoje o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
-
- 17:58
-
Ray Liotta, o "goodfella", morre aos 67 anos
O ator norte-americano, Ray Liotta, de 67 anos, morreu enquanto dormia, na República Dominicana onde estava a filmar, anunciou hoje o seu agente.
-
- 17:31
-
Assédio sexual: Gabinete de apoio começou hoje a funcionar na Faculdade de Direito
O gabinete de apoio às vítimas de assédio sexual e moral, anunciado no início de abril pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na sequência de dezenas de denuncias recebidas, começou hoje a funcionar.
-
- 17:11
-
Celtics a caminho das finais e novas equipas a caminho da NBA
Até ao final dos playoffs e até que seja encontrado um campeão, o "Bola ao Ar", podcast sobre NBA produzido pela MadreMedia, vai ter duas edições semanais: às terças (com Ricardo Brito Reis) e quintas (com Lucas Niven) para que ninguém perca pitada dos jogos decisivos!
-
- 14:41
-
Covid-19: Quarta fase de estudo do INSA vai avaliar imunidade da população após a vacinação
Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir avaliar a imunidade da população após a vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o INSA.
-
- 13:11
-
Instituições de solidariedade alertam para 193 surtos ativos de covid-19 em lares
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, alertou hoje que, embora a gravidade tenha diminuído, Portugal "ainda está em pandemia" e revelou que atualmente estão ativos 193 surtos em lares.
-
- 12:50
-
Lisboa: Parte da ciclovia da Almirante Reis desapareceu. Câmara confirma intervenção e oposição questiona sentido “democrático” da opção
Entre quarta e quinta-feira, um troço da ciclovia que faz o percurso ascendente da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, desapareceu. A situação foi sinalizada por um vereador do Bloco de Esquerda. Câmara confirma intervenção, mas fala em "ensaio de raspagem" necessário para o projeto futuro de alterar
-
- 12:33
-
Varíola-dos-macacos: Número de casos sobe para 58. Portugal avança com compra de vacina
A Direção-Geral da Saúde confirmou esta quinta-feira nove novos casos de infeção humana pela varíola-dos-macacos. O total de casos do vírus "monkeypox" sobe, assim, para 58. Portugal vai comprar vacinas.
-
- 12:31
-
A culpa é do hip-hop? É perigoso associar o aumento da criminalidade ao género musical, alerta investigadora
A investigadora Margarida Gaspar de Matos admite que a pandemia tenha levado ao retraimento ou depressão nalguns jovens, e a comportamentos de transgressão noutros, mas sublinha que é perigoso fundar a criminalidade no género musical.
-
- 09:44
-
Trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem sexta-feira nova greve parcial
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (ML) cumprem na sexta-feira uma nova greve parcial, entre as 05:00 e as 09:00, contra a falta de condições de trabalho na área operacional, devendo a circulação iniciar-se pelas 09:30.
-
- 08:23
-
Estados Unidos. Jovem detido no Texas após ser apanhado com armas junto a escola
Após o ataque a uma escola primária em Uvalde, no estado norte-americano do Texas, um jovem foi esta quarta-feira detido após ter sido detetado junto a uma escola secundária com duas metralhadoras.
-