Os números provam que a covid-19 ainda não desapareceu
As máscaras caíram na maioria das situações do dia a dia, mas tal não significa que a covid-19 tenha ido embora. Na quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, declarou que o pico da sexta vaga da pandemia "já terá passado", mas o Governo mantém medidas e prolonga a situação de alerta.
"O fim da obrigatoriedade da máscara não significa que não seja utilizada em situações de maior risco", sublinhou Mariana Vieira da Silva, que deixou o apelo a que se evite "o contacto com pessoas mais vulneráveis se tivermos sintomas ou contactos de maior risco".
Hoje, no relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS), surgem alguns dados que permitem perceber que a pandemia ainda não está propriamente a dar tréguas. Vejamos:
- Segundo o boletim epidemiológico, em relação à semana anterior, registaram-se mais 12.699 casos de infeção, verificando-se também mais 38 óbitos na comparação entre os dois períodos;
- Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório;
- Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 1.842 pessoas, mais 392 do que no mesmo dia da semana anterior, com 99 doentes em unidades de cuidados intensivos, mais 15.
Também esta semana, o INSA indicou que a média de infeções voltou a aumentar de 22.805 para 29.101 casos diários em Portugal e todas as regiões registam um índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus superior ao limiar de 1.
- O Norte está com um Rt de 1,12, o Centro com 1,06, Lisboa e Vale do Tejo com 1,20, o Alentejo com 1,09, o Algarve com 1,12, os Açores com 1,21 e a Madeira com 1,18, refere o relatório;
- O valor do Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – é superior a 1 desde 26 de abril.
Feitas as contas, a nível europeu, o INSA alerta que a taxa de notificação acumulada a 14 dias de 3.373 casos e com tendência crescente faz com que “apenas Portugal se encontre nesta situação”, uma vez que os outros 24 países analisados apresentam uma tendência decrescente no número de novos contágios, registando um Rt inferior a 1.
- 20:20
- A rede de organizações não governamentais PAN Europa, que procura minimizar os efeitos negativos dos pesticidas, acusou hoje a ministra da Agricultura portuguesa de enganar os consumidores e reiterou que há demasiados pesticidas em frutas portuguesas.
-
- 20:17
-
Euromilhões: Esta chave vale 17 milhões de euros
Já é conhecida a chave vencedora desta sexta-feira, 27 de maio.
-
- 19:42
-
Combustíveis. Como vão ser os preços na próxima semana?
O Governo determinou a redução da taxa do ISP na gasolina, a partir da próxima semana, traduzindo-se num alívio global de 24,6 cêntimos por litro, e manteve a taxa para o gasóleo, com uma descida de 21,5 cêntimos, foi anunciado.
-
- 18:51
-
Homem processa supermercado em Londres por proibir entrada de Chloe, a sua gata de assistência
Ian Fenn é autista e surge acompanhado no dia a dia por Chloe, uma gata preta. O animal, que ocupa funções semelhantes às de um cão-guia, foi proibido de entrar num supermercado em Londres.
-
- 18:06
-
Texas: Polícia tomou "decisão errada" ao demorar a intervir na escola de Uvalde
A polícia tomou uma "decisão errada" ao não entrar na escola de Uvalde mais cedo, onde um jovem atirador matou 19 crianças e dois professores na terça-feira e se refugiou em uma sala de aula, disse hoje o diretor do Departamento de Segurança Pública do Texas.
-
- 16:45
-
Rendeiro: Interpol vai recolher bens do ex-banqueiro à guarda da advogada
Os bens do ex-banqueiro João Rendeiro, encontrado morto na prisão de Westville, na África do Sul, vão ser recolhidos em breve pela Interpol, disse à Lusa a advogada do antigo presidente do BPP.
-
- 16:31
-
Gaivotas fazem ninho num carro da polícia de Dorset. Viatura sai de serviço para não se perturbar as aves
Falésias, ilhas, telhados à beira-mar, chaminés... estes seriam locais mais apropriados para ninhos, mas as gaivotas em Dorset, em Inglaterra, optaram por um carro da polícia. E não podem ser perturbadas, uma vez que são consideradas uma espécie protegida.
-
- 14:19
-
ONU revela que 2,1 milhões de ucranianos já regressaram ao país
Cerca de 2,1 milhões de ucranianos já regressaram ao país, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que indicou que ainda não se trata de um fluxo estável.
-