O que fazer à covid-19?
Ainda que não se note, Portugal continua o país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias e o segundo no mundo neste indicador, segundo o 'site' estatístico Our World in Data. Mas a doença ainda circula, ainda mata e ainda incapacita. Que fazer?
Caíram as máscaras, os boletins diários, as ruas vazias e os pânicos temporários, mas a média diária de novos casos subiu de 2.290 por milhão de habitantes na semana passada para 2.580 hoje, seguindo-se — a larga distância — a Espanha, com 449, Grécia, com 351, Alemanha (338) e Itália (334).
Considerando os países e territórios com mais de um milhão de habitantes, Taiwan tem a maior média de novos casos diários (3.420), seguida de Portugal, Singapura (1.460), Austrália (1.440), Nova Zelândia (1.360) e Panamá (727).
No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, Portugal mantém a maior da União Europeia (3,19), praticamente sem alteração desde a semana passada, em que estava em 3,17, seguida da Finlândia, com 2,99, a Espanha com 2,15, a Irlanda com 1,72 e a Grécia com 1,56.
Em termos mundiais, olhando para territórios e países com mais de um milhão de habitantes, Taiwan tem a maior média diária de novas mortes atribuídas à covid-19 (3,95), seguida de Portugal, Finlândia, Nova Zelândia (2,65) e Espanha.
A média de novos casos diários por milhão de habitantes na União Europeia está em 269,51 e a de novas mortes diárias em 0,91, valores inferiores ao que se verificava na segunda-feira passada.
A média mundial de novos casos está em 62 e a de novas mortes atribuídas à covid-19 está em 0,19, também a descer em relação à semana passada.
Os efeitos dos últimos dois anos em Portugal são tais que a esperança média de vida à nascença também foi afetada — e diminuiu. A esperança de vida à nascença em Portugal baixou para 80,72 anos, devido à pandemia de covid-19, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que hoje divulgou os dados do triénio 2019-2021.
Ao divulgar as Tábuas de Mortalidade, o INE referiu que a esperança de vida à nascença é maior para as mulheres (83,37 anos) do que para os homens (77,67 anos). “Estes valores representam, relativamente a 2018-2020, uma diminuição de cerca de 4,8 meses para os homens e de 3,6 meses para as mulheres, em resultado do aumento do número de óbitos no contexto da pandemia da doença covid-19”, lê-se na informação do Instituto que acompanha os dados.
Uma das mais evidentes consequências é o recuo em três meses da idade legal da reforma em 2023 face a 2022, para 66 anos e quatro meses.
Segundo os dados definitivos publicados hoje, a esperança média de vida aos 65 anos, no último triénio, registou um recuo de 0,35 pontos, para 19,35 anos, devido à mortalidade associada à pandemia de covid-19. Este indicador serve para calcular a idade da reforma bem como o corte a aplicar a algumas pensões antecipadas pelo fator de sustentabilidade, que é de 14,06% em 2022, tendo ambos já sido publicados numa portaria do Governo em dezembro, baseados nos dados provisórios do INE.
A idade legal da reforma está a subir há vários anos, associada à esperança média de vida (que tem aumentado), sendo este ano de 66 anos e sete meses.
Para as notícias, a covid-19 vai perdendo espaço — faz parte da teoria jornalística olhar para a forma como as agendas se constroem e perceber quando vão sumindo. Nos pulmões e nas vidas de tanta gente, porém, a doença continua a fazer-se notar, a fazer-se sentir. A resposta há de estar entre conviver com o vírus (cujos efeitos de longo prazo são ainda desconhecidos) e reforçar os cuidados. Para isso, no entanto, era necessário ter os serviços de saúde a chegar a um lugar onde, mesmo antes, com a gripe, não tinham mãos para chegar.
Em vez de perguntar o que fazer à covid-19, talvez faça mais sentido questionar o que fazer à saúde em Portugal.
*Com Lusa
- 16:11
- O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, acusou hoje a Comissão Europeia de ter um "comportamento irresponsável" para com a Hungria e desmentiu a existência de um compromisso sobre novas sanções à Rússia.
-
- 16:09
-
Marcha da Graça vê negada providência cautelar e fica de fora nas festas de Lisboa
O Clube Desportivo da Graça, promotor da marcha popular do bairro da Graça, em Lisboa, não vai ao concurso de 2022 depois de ter visto negada a providência cautelar que apresentou em protesto por ter sido “ilegalmente classificada” em 2019.
-
- 15:36
-
Trabalhar menos dias, receber o mesmo: Reino Unido testa semana de trabalho de quatro dias
E se as semanas só tivessem quatro dias de trabalho? Um projeto britânico está a testar as semanas de quatro dias. Em Portugal, o parlamento aprovou estudar o impacto de medidas semelhantes.
-
- 14:59
-
França fala em "fraude maciça de bilhetes falsos” na Liga dos Campeões
O governo francês revelou hoje que entre 30 a 40 mil adeptos do Liverpool viajaram para Paris, para a assistir no último sábado à final da Liga dos Campeões de futebol, sem bilhete ou com um ingresso falso.
-
- 14:53
-
Inflação na Alemanha sobe em maio para novo máximo em quase 50 anos
A inflação homóloga na Alemanha subiu para 7,9% em maio, um novo máximo em quase meio século, de acordo com dados divulgados hoje pela agência federal de estatística alemã Destatis.
-
- 14:53
-
Portugal tem reservas de cereais "para cerca de um mês"
Portugal tem neste momento reservas de cereais "para cerca de um mês" em 'stock' e o abastecimento alimentar no país "não está comprometido", disse hoje a ministra da Agricultura e da Alimentação.
-
- 14:12
-
A Mona Lisa levou com um bolo em cima
Não há descanso para esta desgraçada.
-
- 14:00
-
Moedas propõe que obras na ciclovia da Almirante Reis avancem sem consulta pública
O presidente da Câmara de Lisboa propôs hoje que as obras na ciclovia da Almirante Reis avancem sem consulta pública, pedida por BE, Livre e Paula Marques, mas a votação das iniciativas do autarca e da oposição foi adiada.
-
- 13:25
-
Covid-19 encurtou a esperança média de vida em Portugal
A esperança de vida à nascença em Portugal baixou para 80,72 anos, devido à pandemia de covid-19, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que hoje divulgou os dados do triénio 2019-2021.
-
- 13:16
-
António Costa revela que estão a ser estudados caminhos para levar energia à Europa sem passar por França
O primeiro-ministro relevou hoje que estão a ser estudados circuitos de interconexões energéticas que não passam por França, mas salientou que Paris está “mais disponível” para levantar as restrições que impedem o estabelecimento da interconexão através dos Pirinéus.
-
- 13:12
-
Morreu investigadora da área do cancro Raquel Seruca aos 59 anos
investigadora Raquel Seruca, considerada uma referência mundial no estudo do cancro gástrico, morreu aos 59 anos, informou hoje o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.
-
- 13:08
-
Portugal regista 22 novos casos de varíola-dos-macacos. Total sobe para 96
A Direção-Geral da Saúde confirmou esta segunda-feira 22 novos casos de varíola-dos-macacos.
-
- 12:58
-
Operação A171: PJ com grande operação de combate ao cibercrime em Lisboa. Grupo usava SMS para roubar acesso aos dados bancários
A Polícia Judiciária montou esta segunda-feira uma "vasta operação de combate ao cibercrime" em vários municípios lisboetas. Foram detidas 26 pessoas no cumprimento de 38 mandados de busca.
-
- 11:35
-
Vai viajar de comboio em junho? CP alerta para "perturbações em todos os serviços"
Entre 3 de junho e 30 de junho a CP- Comboios de Portugal prevê "perturbações em todos os serviços", segundo um aviso publicado no seu site.
-
- 11:19
-
Ministra francesa acusa Liverpool de ter deixado "adeptos à solta"
A ministra dos Desportos e dos Jogos Olímpicos de França acusou hoje que o Liverpool "deixou os seus adeptos à solta" na final da Liga dos Campeões de futebol, e considerou lamentável o uso de gás lacrimogéneo contra famílias junto ao Stade de France.
-
- 10:38
-
GNR detém 19 pessoas e apreende 19 armas e 11 viaturas em megaoperação no Norte
Dezanove detenções, 15 arguidos e a apreensão de 19 armas de fogo e de 11 viaturas é o resultado da megaoperação realizada hoje pela GNR nos distritos do Porto, de Braga e de Aveiro, para desmantelar uma rede criminosa.
-
- 10:13
-
Brasil quer o coração de D. Pedro de volta
O embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, disse hoje que o Governo do seu país já enviou um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro.
-
- 08:55
-
Consumo de tabaco e cigarros eletrónicos nos jovens é preocupante, alerta pneumologista
A pneumologista Sofia Ravara alertou hoje que a tendência do consumo de tabaco e cigarros eletrónicos nos jovens é preocupante em Portugal e resulta do ‘marketing’ “extremamente agressivo e eficaz” da indústria.
-
- 08:27
-
Vencedores da Eurovisão leiloam troféu e angariam mais de 800 mil euros para o exército ucraniano
A banda vencedora do Festival Eurovisão, os Kalush Orchestra, vendeu o troféu por 900 mil dólares (838 mil euros) para angariar fundos para a guerra na Ucrânia.
-
- 07:51
-
Preços dos combustíveis voltam a subir
Abastecer a viatura esta segunda-feira volta a ficar mais caro.
-
- 07:12
-
Sergey Lavrov nega que Putin esteja doente
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, negou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, esteja doente, assegurando que não mostra sinais disso.
-
- 06:10
-
Campanha dos Bancos Alimentares contra a Fome recolhe 1.695 toneladas de alimentos
Os Bancos Alimentares contra a Fome recolheram 1.695 toneladas de alimentos, durante o fim de semana em que decorreu a campanha nacional, disse hoje a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
-