O julgamento Depp Vs. Heard em oito perguntas e respostas
Quem venceu?
O ator norte-americano Johnny Depp venceu hoje o processo de difamação contra a ex-mulher Amber Heard, depois de sete jurados terem decidido a seu favor por unanimidade no tribunal de Fairfax, no estado norte-americano da Virgínia.
O júri sentenciou Amber Heard por difamação, condenando-a a pagar 15 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros) por danos.
Uma oficial de justiça do tribunal leu em voz alta o veredito do júri, dizendo que a também atriz proferiu declarações difamatórias para com Johnny Depp.
O júri também considerou que Amber Heard agiu com “malícia real”, indicando convicção de que a artista fez as declarações sabendo que eram falsas.
Mas Johnny Depp não foi também condenado?
Sim. O júri considerou provados um dos pontos apresentados pela atriz, no qual Heard afirmava ter sido difamada por declarações do advogado de Depp, Adam Waldman, ao Daily Mail sobre as alegações de abuso, que o jurado considerou ter sido prestadas a mando de Johnny Depp.
Depp foi assim condenado a indemnizar a ex-mulher em dois milhões de dólares.
No entanto, quer pelo valor da indemnização, quer pelo facto de a imputação ser, neste caso, feita às palavras do advogado do ator e não ao próprio ator, a que se junta o facto de Depp ter sido ilibado das outras duas acusações, esta condenação não altera a balança do que é a leitura generalizada que tem sido retirada desta decisão: a vitória do ator.
Quanto tempo demorou o julgamento?
O julgamento durou sensivelmente seis semanas — quase dois meses —, tendo sido marcado pelo facto de ter sido televisionado e transmitido online, o que lhe conferiu uma proporção mediática gigantesca.
A decisão unânime do júri foi tomada após treze horas de deliberação.
Quem fez parte do júri?
A identidade do júri é secreta e permanecerá assim durante o período de um ano. Tudo o que se sabe é que é composto por sete pessoas, cinco homens e duas mulheres com idades entre os 20 e os 60 anos.
Onde estava Johnny Depp?
Johnny Depp não esteve presente da audiência desta quarta-feira, tendo assistido por videoconferência a partir do Reino Unido - o que mereceu críticas por parte dos advogados de Amber Heard, que disseram que a ausência "mostra as suas prioridades".
O ator estava numa viagem de trabalho, tendo também aproveitado para subir ao palco para tocar com o músico Jeff Beck esta terça-feira, em Londres.
O que disse Amber Heard após conhecer a decisão?
A atriz reagiu à decisão do tribunal através das redes sociais. "A decepção que sinto hoje está além das palavras. Estou com o coração partido pela a montanha de evidências não ser suficiente para resistir ao poder desproporcional e influência do meu ex-marido", escreveu.
Amber Heard disse ainda estar "mais desapontada" pelo que este "veredito significa para outras mulheres". "É um retrocesso. Atrasa o relógio para uma época em que uma mulher que se manifestou poderia ser envergonhada e humilhada publicamente. Afasta a ideia de que a violência contra as mulheres deve ser levada a sério", disse, sublinhando acreditar "que os advogados de Johnny conseguiram fazer com que o júri ignorasse a questão-chave da liberdade de expressão e ignorasse evidências tão conclusivas de que vencemos no Reino Unido".
"Estou triste por ter perdido este caso. Mas estou ainda mais triste por parecer ter perdido um direito que eu achava que tinha como americana — de falar livre e abertamente", concluiu.
O que disse Johnny Depp após conhecer a decisão?
"Há seis anos, a minha vida, a vida dos meus filhos, a vida das pessoas mais próximas a mim, e também a vida das pessoas, que por muitos e muitos anos me apoiaram e acreditaram em mim, mudaram para sempre", escreveu Johnny Depp nas redes sociais.
Depp afirmou que toda a sua vida mudou num "piscar de olhos" com "alegações falsas, muito sérias e criminais" feitas contra si através dos media, o que, segundo o ator, "desencadeou uma enxurrada interminável de conteúdo odioso"."(...) Embora nenhuma acusação tenha sido feita contra mim", sublinhou.
Vincando que as acusações da ex-mulher tiveram um "impacto sísmico", Depp agradeceu: "seis anos depois, o júri devolveu-me a vida".
"Desde o início, o objetivo deste caso era revelar a verdade, independentemente do resultado. Dizer a verdade era algo que eu devia aos meus filhos e a todos aqueles que permaneceram firmes em meu apoio. Sinto-me em paz sabendo que finalmente consegui isso", concluiu o ator.
O que estava em causa?
Johnny Depp processou a ex-mulher Amber Heard por um artigo de opinião que a atriz publicou no jornal "The Washington Post" em dezembro de 2018, no qual se descreveu como uma "figura pública que representa o abuso doméstico".
Apesar de a atriz não ter mencionado o nome de Depp, este pediu 50 milhões de dólares de indemnização. Numa contra-acusação, Heard exigiu 100 milhões de dólares, sob a alegação de ter sofrido "violência física e abusos desenfreados".
- 21:45
- Em Wembley a festa é argentina. A Itália perdeu por três bolas a zero.
-
- 20:38
-
Hungria trava embargo petrolífero da UE recusando sancionar patriarca russo
A Hungria travou hoje a adoção do embargo petrolífero e de novas sanções europeias contra Moscovo, para obter a retirada do chefe da Igreja Ortodoxa russa da lista negra da União Europeia, indicaram várias fontes diplomáticas.
-
- 20:34
-
Operação Marquês: Sócrates invoca falta de sorteio eletrónico para afastar juízas de Relação
O ex-primeiro-ministro José Sócrates pediu a nulidade da distribuição no Tribunal da Relação de Lisboa do recurso relativo à decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo Operação Marquês, alegando não ter havido sorteio eletrónico de juiz.
-
- 19:13
-
BES/GES: Conselho Superior da Magistratura dá oito meses a Ivo Rosa para terminar instrução
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) deu hoje ao juiz Ivo Rosa um prazo de oito meses para terminar a fase de instrução do processo BES/GES, que tem como principal arguido o ex-banqueiro Ricardo Salgado.
-
- 18:39
-
Comédia, um palco "tubo de ensaio" e um paraíso chamado Portugal. As novas confirmações do NOS Alive
O festival NOS Alive anunciou, esta quarta-feira e em conferência de imprensa, o alinhamento completo para aquela que será a sua 14ª edição, a primeira desde o início da pandemia da covid-19.
-
- 18:35
-
Surto de Monkeypox em 30 países pode indicar que transmissão decorre há algum tempo
O surto de infeções pelo vírus Monkeypox em 30 países não endémicos sugere que os contágios estão a ocorrer há algum tempo, reconheceu hoje a Organização Mundial da Saúde, instando as autoridades nacionais a expandirem a vigilância.
-
- 16:30
-
Metadados: PS está disponível para viabilizar para especialidade todos os projetos
O PS está disponível para viabilizar a discussão na especialidade dos projetos do PSD, Chega e PCP de alteração à lei de acesso a metadados, além da proposta do Governo, disse hoje à agência Lusa fonte socialista.
-
- 16:11
-
Bruxelas recomenda entrada da Croácia na zona euro a 1 de janeiro de 2023
A Comissão Europeia recomendou hoje ao Conselho a entrada da Croácia na zona euro a 01 de janeiro de 2023, após concluir que o país reúne todas as condições para a adoção da moeda única.
-
- 14:54
-
Rendeiro: Negócios Estrangeiros diz que contratação de funerária e trasladação são da responsabilidade da família
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclareceu hoje, acerca da trasladação do corpo de João Rendeiro, que a "contratação da funerária e demais decisões e tramitação" do processo são da responsabilidade da família do ex-presidente do BPP.
-
- 13:54
-
Costa vai ao parlamento a 22 de junho falar sobre política geral. Debate do 'estado da Nação' a 21 de julho
O primeiro debate sobre política geral com o primeiro-ministro da XV legislatura foi hoje agendado para 22 de junho, com os trabalhos parlamentares a 'fecharem' com o tradicional debate político sobre o estado da Nação em 21 de julho.
-
- 13:18
-
Metadados: Provedora de Justiça afirma que vai acompanhar fiscalização preventiva
A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, afirmou hoje que vai acompanhar o processo de fiscalização preventiva da proposta de lei dos metadados solicitado pelo Presidente da República ao Tribunal Constitucional (TC), sublinhando que é o seu dever.
-
- 12:06
-
Ucrânia: Casal que vive em Portugal acusado de enganar benfeitores em vários países
As autoridades portuguesas estão a investigar um casal que vive em Portugal e que pede donativos para ajudar pessoas e animais na Ucrânia, depois de denúncias de burla, algumas das quais a Lusa teve acesso.
-
- 11:46
-
Fenerbahçe confirma negociações com o treinador Jorge Jesus
O Fenerbahçe oficializou hoje ter iniciado conversações com Jorge Jesus para o cargo de treinador da equipa de futebol, numa curta nota publicada na sua página oficial na Internet.
-
- 11:43
-
Rússia avisa os Estados Unidos para risco de confronto militar entre os dois países por causa das entregas de armas à Ucrânia
O Governo russo avisou hoje que a entrega da novas armas norte-americanas às forças ucranianas "reforça o risco" de um confronto militar entre a Rússia e os Estados Unidos.
-
- 10:30
-
Ex-jogador do Benfica sob suspeita de ter ocultado cinco milhões de euros em contas da mãe
O antigo futebolista do Benfica Jonas foi constituído arguido no processo Fora de Jogo. Em causa estão potenciais crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.
-
- 10:20
-
Rendeiro: Corpo do ex-banqueiro repatriado quinta-feira para Lisboa
O corpo do antigo presidente do BPP João Rendeiro vai ser repatriado esta quinta-feira para Lisboa num voo da companhia aérea angolana TAAG, disse hoje à Lusa fonte próxima ao processo.
-
- 10:04
-
"A vida tentou pregar-me uma partida". Carlos Carreiras internado devido a complicações com tratamento à covid-19
O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, precisou de internamento devido a uma "necessária sobredose de medicamentos", entre os que toma regularmente e os que necessitou para combater a covid-19. O próprio anunciou que está a recuperar, mas que vai ter de somar "mais uns dias d
-
- 08:15
-
Cavaco felicita Costa, recorda reformas que fez e diz esperar melhor deste governo
O antigo primeiro-ministro Cavaco Silva dá hoje os parabéns a António Costa pela maioria absoluta, recorda as suas maiorias e reformas que promoveu nesses governos e diz esperar que este executivo faça ainda melhor.
-
- 06:11
-
BerlengasPass: A partir de agora é preciso registo prévio (e pagamento) para visitar as Berlengas
Os turistas da ilha das Berlengas, ao largo de Peniche (Leiria), passam a partir de hoje a ter se de registar 'online' e pagar a taxa turística antes da visita, através da plataforma "BerlengasPass".
-
- 06:00
-
Porque é que "Obi-Wan Kenobi" merece existir
Passados 17 anos, Ewan McGregor regressou ao papel de Obi-Wan Kenobi na nova série do Disney+ que decorre num período em que sabemos que não vai ficar tudo bem, mas onde há potencial para ficar a conhecer melhor esta e outras personagens do universo de Star Wars.
-
- 00:33
-
Outra vez Nadal. Espanhol bate Djokovic e está outra vez nas meias finais de Roland Garros
O tenista espanhol Rafael Nadal, recordista de títulos de Roland Garros, qualificou-se hoje para a meia-final do segundo ‘Grand Slam’ da temporada, ao bater o número um mundial Novak Djokovic, em quatro ‘sets’.
-