Cristiano Ronaldo começou o jogo no banco. Podemos falar sobre isso?
Um jogador começar o encontro no banco raramente é notícia. Mas quando o jogador em causa é Cristiano Ronaldo é uma última hora. Porquê?
- Em primeiro lugar, é uma situação rara. Desde que se estreou pela seleção nacional, num amigável frente ao Cazaquistão em 2003, e até esta quinta-feira, Ronaldo só se tinha sentado no banco da seleção em 13 ocasiões, um valor pequeno ao lado das 186 internacionalizações. Aliás, tal não acontecia há cinco anos.
- Em segundo lugar, o contexto é invulgar. Apesar de Fernando Santos ter abordado o calendário "exagerado" da Liga das Nações , com quatro jogos em 10 dias, e ter prometido rotação, o capitão da seleção nacional não disputa um jogo desde o dia 7 de maio, data em que o Manchester United foi goleado pelo Brighton & Hove Albion. Tendo em conta que não foi apontado qualquer problema físico a CR7, é de estranhar a ausência a titular no jogo, teoricamente, mais complicado, diante da poderosa seleção espanhola. No final o encontro a decisão foi justificada como opção técnica.
- Em terceiro lugar, para analisarmos este caso, não podemos descurar nem a idade de Cristiano Ronaldo (37 anos) nem o facto de muito se falar que o Campeonato do Mundo deste ano, disputado no Qatar, poderá ser o último do avançado. Se por um lado Fernando Santos poderia aproveitar esta competição para organizar a equipa e preparar o Mundial com Ronaldo a ocupar o lugar principal, o que tem sido caso nas últimas competições, o técnico português pode estar também a traçar o plano pós-Ronaldo, essa ideia coletiva dolorosa que vive escondida num recanto do imaginário português.
Colocando este último ponto em perspetiva, como é que se saiu a equipa sem o capitão? A seleção portuguesa não apareceu muito diferente das últimas ocasiões, defensiva e apostar em situações de desequilíbrio. O adversário que gosta de ter a bola no pé assumiu naturalmente o jogo e foi sempre mais perigoso, inaugurando o marcador na primeira parte depois de um erro de João Cancelo que permitiu um contra-ataque espanhol que lançou uma boa jogada coletiva entre Gavi, Sarabia e Morata, com o ponta de lança da Juventus a marcar.
Os avançados portugueses tiveram nos pés boas oportunidades. Rafael Leão teve duas boas ocasiões para marcar, uma na primeira parte e outra na segunda. Na primeira, diante do guarda-redes, junto ao poste esquerdo da baliza, atirou por cima. Na segunda, na mesma posição, mas na outra baliza, num lance mais rápido, rematou para defesa de Unai. André Silva teve a melhor oportunidade do jogo, mas também não conseguiu concretizar.
Pouco depois dos 60 minutos, Ronaldo saiu do banco para o lugar de Otávio, mas não teve impacto no jogo. O golo do empate apareceu aos 82 minutos, num contra-ataque, com Cancelo a redimir-se no erro no primeiro golo e a oferecer o empate a Ricardo Horta, avançado que oito anos depois voltou a ser chamado à seleção, depois da melhor época na carreira ao serviço do Sporting de Braga, da melhor forma.
No atual modelo de Fernando Santos é difícil imaginar uma seleção melhor ou pior sem Ronaldo. Sendo óbvio que um jogador como avançado — que ao longo da carreira venceu cinco Bolas de Ouro e que, aos 37 anos, em Inglaterra, naquela que é considerada a melhor liga do mundo, com o United, faz mais de 20 golos numa época — está destinado a fazer a diferença em campo, o modelo de jogo da seleção não promove um ataque onde Cristiano possa brilhar de forma constante. Nem Rafael Leão ou André Silva, que são jogadores habituados a uma dinâmica mais coletiva nos seus clubes e não há um jogo de bola longa.
No entanto, a voz de Cristiano Ronaldo será sempre fundamental dentro de campo, pela experiência e pela capacidade em não desistir.
O futuro da seleção e o papel que Ronaldo vai ter na mesma até ao Mundial de 2022 só poderá ser respondida por Fernando Santos. Aguardemos por pistas nos próximos três jogos — Suíça, República Checa e novamente Suíça.
- 22:23
- O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, enviou uma carta à Nações Unidas a solicitar formalmente que o país seja chamado de “Türkiye”, informou hoje a agência de notícias estatal.
-
- 21:35
-
Liga das Nações: Portugal consegue empate com sabor a vitória
A seleção portuguesa de futebol empatou hoje 1-1 com a Espanha, em encontro da primeira jornada do Grupo A2 da Liga das Nações 2022/23, disputado no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha. A equipa das quinas estreou-se no primeiro jogo da fase de grupos da Liga das Nações com um empate a uma bola.
-
- 21:26
-
"Vou ler, vou interiorizar e não vou comentar", diz Marcelo sobre artigo de Cavaco
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que ainda não leu o artigo do seu antecessor Aníbal Cavaco Silva dirigido ao primeiro-ministro, António Costa, mas que irá ler e interiorizar, sem comentar.
-
- 20:54
-
Isabel II vai estar ausente da missa do Jubileu de Platina devido a "desconforto" de mobilidade
A monarca sentiu "algum desconforto" durante o desfile desta quinta-feira, em termos de mobilidade, pelo que, "tendo em conta a jornada e a atividade necessária para participar" na celebração, "concluiu que não comparecerá".
-
- 20:39
-
PSD: Rio diz que haverá "liberdade de voto completa" incluindo no referendo à eutanásia
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que haverá "liberdade de voto completa" na bancada do PSD quanto aos vários diplomas sobre a despenalização da eutanásia, incluindo a proposta do Chega que pede um referendo.
-
- 19:52
-
Crianças vítimas de abuso sexual não devem ser sujeitas a repetidos depoimentos, defende Lucíla Gago
Só em situações em que seja “indispensável à descoberta da verdade” deve ser repetido o depoimento de uma criança vítima de abuso sexual em sede de julgamento, defendeu hoje a Procuradora-Geral da República (PGR), Lucília Gago.
-
- 19:50
-
Procuradoria-Geral da República não vê "qualquer obstáculo" a nova autópsia em Portugal ao corpo de Rendeiro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) disse hoje “não vislumbrar qualquer obstáculo” à realização de uma autópsia em Portugal ao corpo do ex-banqueiro João Rendeiro, que deve chegar a território nacional na sexta-feira.
-
- 17:51
-
Portugal com 47 óbitos por covid-19 na quarta-feira, valor mais elevado desde fevereiro
Portugal registou na quarta-feira 47 mortes por covid-19, o maior número de óbitos em mais de 100 dias, indicam os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.
-
- 17:10
-
5 tendências no mundo das criptomoedas em 2022
Um relatório da capital de risco americana Andressen Horowitz identificou algumas tendências tecnológicas e de comportamento dos utilizadores para a indústria.
-
- 16:08
-
Covid-19: Vacinas adaptadas devem chegar em setembro, de 2.ª geração só em 2023
A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) anunciou hoje que as vacinas contra a covid-19 adaptadas às novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 poderão ser aprovadas “em setembro”, continuando a recomendar o segundo reforço só para maiores de 80 anos.
-
- 15:52
-
Ronaldo nomeado para melhor jogador do ano da Premier League dos prémios PFA
O internacional português Cristiano Ronaldo, que alinha no Manchester United, está nomeado para o prémio de melhor jogador do ano da Liga inglesa da Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) desse país, anunciou hoje o organismo.
-
- 14:29
-
De "Buzz Lightyear" a "The Boys". Estas são as estreias que não pode perder em junho
O mês de junho não é só sinónimo de início do verão e das férias escolares. É simultaneamente mês de muitas novidades e regressos ao nível do entretenimento. Das séries aos filmes, entre a sala escura do cinema ao streaming do sofá, estas são as principais estreias a assinalar.
-
- 14:08
-
Flip To Green. O sonho de levar produtos sustentáveis a todas as ilhas dos Açores
A Flip To Green é um marketplace de produtos sustentáveis, liderado por dois jovens terceirenses, que tem como mercado-alvo os Açores e que está a ser apoiado pela incubadora StartUp Angra.
-
- 13:45
-
Milhares em Londres, milhões em todo o mundo a assistir. Foi assim o desfile para honrar Isabel II
O tradicional 'Trooping the Colour', o colorido desfile que reúne os vários regimentos das forças armadas britânicas, decorreu em Londres, dando início às celebrações oficiais do Jubileu de Platina da rainha Isabel II.
-
- 13:22
-
As imagens da Família Real na varanda do Palácio de Buckingham (onde Louis foi o centro das atenções)
Primeiro acompanhada apenas pelo seu primo Príncipe Eduardo, depois já rodeada pela família, a rainha Isabel II fez a sua primeira aparição pública nas celebrações do seu Jubileu de Platina, que assinala 70 anos do seu reinado.
-
- 13:21
-
Zelensky afirma que as forças russas já controlam quase 20% do território ucraniano
As forças russas ocupam atualmente "quase 20%" do território ucraniano, ou seja, 125.000 quilómetros quadrados, que incluem a anexada península da Crimeia e o território controlado ao lado dos separatistas pró-Moscovo desde 2014, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky.
-
- 12:17
-
Oficial: Jorge Jesus é o novo treinador do Fenerbahçe
O treinador português Jorge Jesus, de 67 anos, assinou hoje contrato por uma época com os turcos do Fenerbahçe, cinco meses depois de deixar o Benfica, informou o clube de Istambul.
-
- 11:59
-
Já cheira a pão em Kiev. 100 dias após a invasão russa, a recuperação já se nota nalgumas cidades ucranianas
A panificadora de Anton Paliy, nos arredores da capital ucraniana, já está a fazer metade do que produzia antes da guerra. Aos poucos, cem dias após a invasão, alguns negócios começam a recuperar.
-
- 11:15
-
Sobe para 138 o número casos de varíola dos macacos em Portugal
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta quarta-feira mais 19 casos de varíola dos macacos em Portugal.
-
- 08:57
-
Novas regras tornam quase impossível fumar em restaurantes e bares. Portaria entra em vigor para o ano
Fumar num restaurante, bar ou discoteca vai passar a ser praticamente impossível: a portaria com novas (e apertadas) exigências para as salas de fumo será publicada hoje, embora são entre em vigor em 2023.
-
- 08:41
-
Sexta vaga de covid-19 representa 6% das mortes desde o início da pandemia
Os quase 990 mil casos confirmados em abril e maio representam 21% das infeções desde o início da pandemia de covid-19, mas as 1.455 mortes nesses dois meses constituem cerca de 6% do total de óbitos.
-
- 06:32
-
Caverna em Espanha foi usada como tela e jazida durante mais de 50 mil anos
Uma caverna no sul de Espanha foi usada pelo homem pré-histórico como tela para pinturas e como jazida durante mais de 50 mil anos, revela hoje um estudo baseado nas primeiras escavações feitas no local.
-
- 06:28
-
Tentou matar Ronald Reagan para impressionar atriz. 41 depois, será libertado
John Hinckley Jr, que tentou matar o Presidente dos EUA Ronald Reagan, em 1981, para impressionar a atriz Jodie Foster, será libertado de qualquer controlo judicial este mês, divulgou esta quarta-feira um juiz federal.
-
- 06:11
-
Pelo menos quatro mortos em tiroteio em centro hospitalar em Tulsa, no Oklahoma
Pelo menos quatro pessoas morreram na quarta-feira num tiroteio num centro hospitalar de Tulsa, no estado norte-americano do Oklahoma, adiantou a polícia local.
-