Vai hoje ao Santo António? Eis o que precisa de saber
Depois de dois anos arredados das festas populares em toda a sua expressão devido à pandemia da Covid-19 — se em 2021 houve alguns festejos mais tímidos, em 2020 nem isso foi possível —, a noite de Santo António de hoje marca o tiro de partida para o calendário das grandes datas dos santos nacionais, com o regresso das Marchas pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, e dos arraiais espalhados pela capital.
Se para si esta noite é para matar saudades dos manjericos, da sardinha e da folia, tome nota de que há diferenças para 2019, a ver:
Transportes
Se fazia tenções de apanhar o metro depois da uma da manhã, pense duas vezes. Antes da pandemia, passou a ser prática recorrente as linhas Verde e Azul terem o horário prolongado (depois das 01:00) de 12 para 13 de junho.
Ainda não é este ano, porém, que tão cómoda alternativa aos taxis, TVDE's ou viaturas próprias regressa — os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa encontram-se em greve ao trabalho suplementar e eventos especiais no mês de junho, o que abrange esta noite.
Trânsito
Se a ausência de serviço prolongado do metro traz algum desconforto, ir de carro não parece ser muito melhor. Várias zonas da cidade começaram a ser condicionadas ao trânsito ao longo deste dia, sendo que muitas só retomam às 10:00 de dia 13.
Neste momento, já foi operado o corte total da circulação na Avenida da Liberdade , Rua António Augusto de Aguiar, Avenida Fontes Pereira de Melo, Praça Marques Pombal, Rua Braamcamp, Rua Duque de Palmela, Rossio e acessos à Baixa provenientes do Martim Moniz, na freguesia de Santo António.
Além disso, se se esqueceu do que é sair aos Santos em Lisboa, recorde-se que, mesmo nas ruas não fechadas ao trânsito, é tal a quantidade de gente que é desaconselhável levar o seu automóvel. E se ainda assim quiser levar carro e beber, a PSP adiantou que "na perspetiva de segurança rodoviária, haverá uma intensificação da fiscalização rodoviária em vários locais de cidade", alertando as autoridades para a necessidade de "uma condução consciente sem álcool e em toda a zona da cidade".
Segurança
Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública fez saber que "marcará presença nas Festas dos Santos Populares de Lisboa especialmente celebradas nos bairros mais tradicionais da cidade, já desde o dia 9 de junho de 2022, visando contribuir para a criação de condições de segurança para que as mesmas decorram com normalidade".
É ainda referido que " o policiamento será reforçado por polícias de várias valências, designadamente de visibilidade, de intervenção, de trânsito, de fiscalização, de investigação e de ordem pública, onde se inclui a Unidade Especial de Polícia. Foi reforçada a articulação e coordenação com a Polícia Municipal de Lisboa, para as várias medidas a implementar".
A PSP informa ainda que a Avenida da Liberdade vai estar encerrada ao trânsito a partir das 18H00, devido ao desfile das Marchas Populares, e que "o acesso ao centro da cidade e locais de arraial será condicionado no inicio da noite de 12 de junho, visando permitir a circulação de pessoas nos diversos locais de festividades e diversão".
Considerando "os milhares de visitantes que enchem as ruas provocando um elevado aglomerado de pessoas", o que pode levar "à prática de alguns crimes que podem ser evitados", a PSP deixa alguns conselhos:
- Usar transportes públicos na deslocação para os locais onde existam festividades;
- Não estacionar em locais proibidos, tendo especial atenção aos locais que possam dificultar a passagem de meios de socorro;
- No caso de transporte em viatura particular, verificar se ficou bem trancada e sem nada exposto no seu interior;
- Não levar objetos valiosos ou quantias elevadas de dinheiro;
- No caso de ter mala, transportá-la sempre fechada e junto à parte frontal do corpo e com os objetos mais importantes (dinheiro, documentos, telemóvel, etc) distribuído por locais diferentes e de difícil acesso;
- Acatar com total disponibilidade as ordens da polícia;
- Memorizar no telemóvel o número do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP – 21 764 42 42 - [21-POLICIA];
- Em caso de urgência ligar para o 112.
- 20:12
- O líder da coligação de esquerda Nupes, Jean-Luc Mélenchon, reclamou hoje vitória na primeira volta das eleições legislativas, considerando que o partido presidencial foi “desfeito” e apelando à mobilização na segunda volta para construir um “futuro de harmonia”.
-
- 19:44
-
Greve na CP suprimiu 277 comboios até às 18:00 de hoje
A greve dos trabalhadores da CP – Comboios de Portugal levou à supressão de 277 comboios, entre as 00:00 e as 18:00 de hoje, tendo-se realizado 311 comboios, disse à Lusa fonte da empresa.
-
- 19:21
-
Legislativas em França: Mélenchon e Macron lado a lado nas primeiras estimativas
As primeiras estimativas da primeira volta das eleições legislativas em França dão a coligação de esquerda liderada por Jean-Luc Melénchon e o partido de Emmanuel Macron com cerca de 25% dos votos, com muitos duelos na segunda volta.
-
- 19:08
-
Tempos de espera nas chegadas do aeroporto de Lisboa ultrapassaram as três horas
Os tempos de espera na área das chegadas do aeroporto de Lisboa ultrapassaram hoje as três horas, devido à "insuficiência de recursos e de postos de controlo de fronteira SEF em funcionamento", disse a ANA Aeroportos.
-
- 17:37
-
EUA: Senadores anunciam "acordo mínimo" para limitar a violência com armas de fogo
Um grupo de senadores republicanos e democratas anunciou neste domingo um acordo para limitar a violência com armas de fogo que afeta os Estados Unidos, que tem "avanços importantes" segundo o presidente Joe Biden, embora não inclua todas as medidas que o seu governo considera necessárias.
-
- 16:58
-
Marcelo acredita que fecho de urgências não se prolongará durante o verão
O Presidente da República insistiu hoje que o encerramento de serviços de urgência em vários hospitais decorre de situações específicas associadas a problemas de substituição, afirmando acreditar que o problema não se prolongue durante o verão.
-
- 16:35
-
Líder da NATO mostra-se confiante na adesão da Finlândia e Suécia
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, manifestou-se hoje confiante que a Finlândia e a Suécia vão aderir à organização apesar das "legítimas apreensões" da Turquia, descrevendo a próxima cimeira de Madrid como "crucial".
-
- 16:09
-
Guerra na Ucrânia: Britânico que lutava ao lado das forças de Kiev morreu em combate
Jordan Gatley, um ex-soldado britânico que lutava na Ucrânia ao lado das forças de Kiev contra os russos, foi morto a tiro, confirmou a sua família neste domingo.
-
- 15:57
-
O fim de uma era. McDonald's reabre com novo nome na Rússia e passa a ser "Delicioso. Ponto Final"
"O nome muda, mas o amor permanece": este é o lema com que as antigas unidades do McDonald's reabriram neste domingo na Rússia, agora como marca local, depois da rede norte-americana ter deixado o país devido ao conflito na Ucrânia. Os antigos restaurantes do grupo McDonald's, que anunciou a sua saí
-
- 14:17
-
Um morto e um ferido grave em incêndio em habitação em Rio Tinto, Gondomar
Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, na sequência de um incêndio numa habitação que deflagrou num quarto, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.
-
- 11:33
-
Exército ucraniano diz que mantém controlo sobre Severodonetsk
O exército ucraniano mantém o controlo sobre Severodonetsk apesar do cerco à fábrica Azot, que segundo as autoridades militares no leste da Ucrânia não foi bloqueada pelas tropas russas, disse hoje o chefe da administração militar de Lugansk.
-
- 09:15
-
Mais de 4.000 notas destruídas nos incêndios de Pedrógão Grande foram 'salvas' pelo Banco de Portugal
A recuperação de mais de 4.000 notas destruídas nos incêndios de Pedrógão Grande foi o trabalho que mais emocionou a equipa do Banco de Portugal, mas a maioria das notas valorizadas estiveram enterradas durante vários anos.
-
- 08:17
-
Queda do Governo e guerra ofuscaram 100 anos da viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral
O presidente da associação Lusitânia 100 considerou hoje que a queda do Governo em Portugal e a guerra na Ucrânia ofuscaram as comemorações do centenário da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, que se destacam pela “qualidade”.
-
- 06:53
-
Metro de Lisboa sem prolongamento de horário em noite de Santo António
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa não fazem esta noite prolongamento de horário, como aconteceu nas noites de Santo António antes da pandemia de covid-19, devido à greve ao trabalho suplementar e eventos especiais no mês de junho.
-
- 06:05
-
É rosé e foi o melhor lançamento de sempre de um vinho no Reino Unido
Há dois anos, a cantora e atriz Kylie Minogue lançou uma marca de vinhos no Reino Unido e o sucesso foi tal que agora decidiu fazer o mesmo nos Estados Unidos.
-