Dar a cara por Portugal e dar a cara contra Portugal
Este dia nove de janeiro de 2023 poderá ficar nos livros da história do futebol português como o primeiro dia do resto da vida da seleção de Portugal. Primeiro, porque foi hoje apresentado o novo selecionador nacional, o espanhol Roberto Martinez - que pode conhecer melhor neste perfil (pelo nosso Gonçalo Lopes) - treinador que nos últimos seis anos orientou a Bélgica, tendo com os Diabos Vermelhos alcançado a melhor classificação de sempre daquele país num Campeonato do Mundo, com um terceiro lugar em 2018, na Rússia, e o topo do ranking da FIFA, que substitui Fernando Santos, o selecionador mais bem sucedido da história da seleção portuguesa, ao conduzir a equipa das Quinas à conquista de dois títulos, o Campeonato da Europa de 2016 e a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, os únicos do palmarés de Portugal.
Segundo, de acordo com uma notícia da AFP, que cita fontes próximas do Al-Nassr, o novo clube de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, o português vencedor de cinco Bolas de Ouro, melhor marcador de sempre por seleções, terá tudo alinhavado para ser a cara da candidatura do reino saudita, em conjunto com Egito e Grécia, à organização do Mundial de 2030, torneio que Portugal, numa candidatura conjunta com Espanha e Ucrânia, também pretende sediar.
Ou seja, hoje Portugal apresentou um novo selecionador, apenas o terceiro estrangeiro em toda a história da seleção, depois de Otto Glória e Luiz Filipe Scolari, um novo capítulo para o futuro da seleção A que, à boleia daquela que já é considerada por muitos como a melhor geração de sempre, procura conquistar mais títulos. E também hoje Portugal pode ter descoberto que, num futuro não tão longíquo, vai ter de enfrentar aquele que foi sempre um dos seus maiores aliados: CR7.
Os dois temas cruzam-se numa altura em que a relação de Ronaldo com a seleção é uma incógnita. Se é verdade que, não há muito tempo, o novo jogador do Al-Nassr assumiu a ambição de disputar o Euro2024, também é verdade que tudo o que veio depois, do divórcio litigioso com o Manchester United à ultrapassagem que sofreu nas escolhas de Fernando Santos no 11 titular durante o Mundial, gera várias questões.
O nome do maior jogador português de todos os tempos foi assim, inevitavelmente, tema na conferência de imprensa de apresentação de Martinez. O espanhol arrumou a questão afirmando que o seu ponto de partida para o trabalho será uma conversa com cada um dos 26 jogadores que estiveram presentes no Qatar, uma lista onde se inclui o camisola 7.
"O Cristiano merece respeito e uma conversa", sublinhou.
No entanto, tudo isto aconteceu antes de ser conhecida a notícia da AFP, notícia essa que merece a questão: que respeito estará Cristiano Ronaldo a prestar a Portugal caso esta informação se confirme?
Até ao momento, a notícia, baseada em fontes próximas do novo clube de CR7, que detalham toda a operação, não foram desmentidas. E o tema seleção não foi mencionado pelo avançado português desde a eliminação de Portugal aos pés de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial.
- 20:24
- Um sismo de magnitude de 7,6 na Escala de Richter foi detetado ao largo da Indonésia e de Timor-Leste, sem alerta de 'tsunami'.
-
- 18:01
-
A urgência do combate democrático ao modelo de Trump também no Brasil
Estamos perante uma questão essencial: como recoser o tecido democrático esgaçado e rasgado pelo discurso do populismo antidemocrático? A resposta passa certamente por uma outra pergunta: como tratar o desencanto que se está a traduzir, de forma extremada, em revolta das pessoas com o sistema políti
-
- 17:46
-
Tripulantes da TAP avançam com greve entre 25 e 31 de janeiro
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai avançar com um pré-aviso de greve na TAP por um período de sete dias.
-
- 16:44
-
Galês Gareth Bale anuncia fim da carreira, aos 33 anos
O internacional galês Gareth Bale, que se notabilizou no Tottenham e no Real Madrid, anunciou hoje a sua retirada do futebol profissional, aos 33 anos, seis meses após ter assinado pelo Los Angeles FC, da Liga norte-americana (MLS).
-
- 14:06
-
Pré-publicação de "Vida Mortal e Imortal da Rapariga de Milão". Amor junto a uma campa misteriosa
Mimí vive apaixonado — e o foco essa paixão é uma menina de cabelos negros, que dança sobre o parapeito da casa em frente à sua. Por ela, é capaz de tudo, até desafiar o melhor amigo para um duelo até à morte. A avó toma conta dele e aconselha-o, mesmo que o dom da palavra não seja o seu forte, a fa
-
- 13:51
-
Ministério Público aciona cooperação internacional para localizar ex-padre acusado de abuso sexual de menor
O Ministério Público (MP) acionou a cooperação judiciária internacional para localizar o ex-sacerdote madeirense Anastácio Alves, que está acusado de cinco crimes de abuso sexual de menor e se encontra em parte incerta, indicou hoje a instituição.
-
- 13:30
-
Desconvocada greve nos portos após "abertura ao diálogo" demonstrada pelo novo ministro
A greve dos trabalhadores das administrações portuárias, iniciada em 22 de dezembro passado e que deveria prolongar-se até 30 de janeiro, foi desconvocada devido à “abertura ao diálogo” manifestada hoje pelo ministro das Infraestruturas, anunciou fonte sindical.
-
- 12:00
-
Roberto Martínez é o novo selecionador de Portugal. "Ronaldo merece respeito e uma conversa"
Espanhol foi apresentado esta segunda-feira, rubricando um contrato até 2026.
-
- 10:27
-
'Planta cadáver' rara floresce na Austrália. E apenas durante 48 horas
É conhecida como 'planta cadáver' devido ao odor a carne podre que deixa quando floresce, ao longo de apenas 48 horas.
-