A 100 dias da JMJ, os sinos tocaram. Mas ainda faltam voluntários
Faltam apenas 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 1 e 6 de agosto em Lisboa. Para assinalar a data, mais de 900 paróquias tocaram os sinos às 20h23 deste domingo. O momento fez-se também de cor, com vários monumentos a iluminarem as suas fachadas com as cores de Portugal e da JMJ.
Contudo, ainda muito há a fazer e a preparar até chegar o Papa. E também faltam mãos para trabalhar: são necessários 30 mil voluntários no total e o número ainda não foi atingido.
Na quinta-feira, a organização da Jornada Mundial da Juventude dizia ao SAPO24 que "cerca de 20 mil voluntários fizeram a sua pré-inscrição para a JMJ Lisboa 2023. Mas como alguns dos voluntários acabam por não terminar o processo, por motivos vários, continuamos a campanha de angariação de voluntários, que são a força da JMJ Lisboa 2023".
Hoje, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, deixou também o retrato da situação, em declarações ao Jornal de Notícias. "Precisávamos de mais [voluntários], mas nem todas as pessoas têm a possibilidade de interromper a sua vida profissional ou académica para se dedicarem ao evento", diz.
"Há atividades que são necessárias e urgentes na Jornada, para as quais ainda não temos tido disponibilidade das pessoas, porque não podem abdicar da sua profissão. É normal, em muitos países, que o jovem interrompa os estudos ou o trabalho para participar como voluntário, faz parte do currículo. Cá, não faz parte da nossa cultura", acrescenta.
Na prática, explicou a organização ao SAPO24, "poderão inscrever-se como voluntários pessoas a partir dos 18 anos e até aos 60 anos, que tenham sentido de responsabilidade, serviço e capacidade para trabalhar em equipa e com autonomia e que possam apoiar todos os peregrinos que participam nos diversos encontros que vão decorrer ao longo da JMJ Lisboa 2023".
No sábado, na visita de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ao Vaticano, o Papa Francisco referiu que está "contente por regressar a Lisboa e a Portugal".
"Estou contente com o que estão a fazer. E perdoem-me pela possível confusão que esta iniciativa poderá estar a causar. Obrigada pelo que estão a fazer. Desejo-vos o melhor e que Deus nos abençoe. Obrigada pelo vosso trabalho”, disse, num vídeo gravado com o telemóvel de Moedas.
Agora, em contagem cada vez mais decrescente para o evento, resta uma certeza: Lisboa vai encher-se de peregrinos. Pré-inscritos já estão 550 mil, o que é um número "acima da linha da média do histórico das outras jornadas". Mas não é necessária inscrição para participar nos eventos centrais, por isso a previsão é de mais de um milhão de pessoas na capital na primeira semana de agosto.
- 21:13
- O secretário-geral do PS considerou hoje que "os portugueses não estão nem aí" para a conversa sobre uma eventual dissolução do parlamento e defendeu que a vontade manifestada pelos eleitores tem de ser respeitada.
-
- 19:25
-
Ministros prometem levar queixas da comunidade a Lula, mas imigrantes queriam ver o presidente
Ministros brasileiros prometeram hoje, após uma encontro com representantes de 40 organizações brasileiras em Portugal, levar ao presidente do Brasil as queixas e sugestões apresentadas, mas os imigrantes queriam ver Lula da Silva.
-
- 15:21
-
Dia Mundial da Criança: Escreve uma carta aos crescidos e diz o que pensas
Tens entre 6 e 12 anos? Então escreve para o SAPO24 e diz o que pensas e o que queres que os crescidos saibam. Durante o mês de maio podem ser enviadas as "cartas aos crescidos", que depois serão publicadas a partir de 1 de junho.
-
- 14:06
-
Mais cinco países querem aumentar produção energética no Mar do Norte
França, Luxemburgo, Irlanda, Noruega e Reino Unido vão juntar-se na segunda-feira à coligação formada há um ano que pretende transformar o Mar do Norte na maior central de produção de energia eólica na Europa.
-
- 14:02
-
Papa vai à Hungria, o "centro de uma Europa onde sopram os ventos da guerra"
O Papa Francisco considerou hoje que a sua viagem à Hungria será como uma visita "ao centro da Europa, onde sopram os ventos gelados da guerra", em referência à Ucrânia, um dos temas que abordará.
-
- 13:45
-
Vários países retiram cidadãos do Sudão
Espanha iniciou hoje uma operação de retirada de cidadãos espanhóis, europeus e sul-americanos do Sudão, no mesmo dia em que outros países anunciaram operações de repatriamento de pessoas retidas naquele país devido aos confrontos da última semana.
-
- 13:43
-
Expedição para garantir futuro das Ilhas Selvagens
Mais de 40 investigadores, gestores e técnicos, nacionais e internacionais integram uma expedição científica às Ilhas Selvagens, na Madeira, que começa hoje e se prolonga até 02 de maio, para perspetivar o futuro desta reserva.
-
- 13:11
-
10 sugestões de leitura no Dia Mundial do Livro
No Dia Mundial do Livro, o SAPO24 dá-lhe 10 sugestões de leitura a partir da nossa seleção de pré-publicações.
-
- 13:06
-
Silêncio do primeiro-ministro sobre casos TAP "é ensurdecedor"
A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou hoje o "silêncio ensurdecedor" do primeiro-ministro em relação às questões associadas à TAP, salientando que "já nem se pode escudar" nas explicações de nenhum ministro.
-
- 12:48
-
Os livros fazem-nos bem. Uma agenda para ler mais - hoje e todos os dias
O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996, por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.
-
- 12:33
-
Concurso para plataforma de gestão das informações das 'bodycams' dos polícias
O Governo lançou um concurso público, no valor de 1,48 milhões de euros, para compra de uma plataforma que vai gerir e guardar a informação recolhida pelas 'bodycams' e sistemas municipais de videovigilância.
-
- 12:01
-
Greves: Supressão de 33 dos 124 comboios programados até às 08:00
As greves que afetam o serviço da CP -- Comboios de Portugal levaram à supressão de 33 dos 124 comboios que estavam programados para o período das 00:00 às 08:00 de hoje, informou a transportadora.
-
- 10:53
-
21 corpos encontrados no Quénia podem ser de membros de seita no Quénia
O número de corpos encontrados pelas autoridades do Quénia, que pertencerão a membros de uma seita, subiu para 21, pensando-se que terão morrido de fome após jejuar com o objetivo de encontrar Jesus Cristo.
-
- 10:51
-
Hidrogénio verde é já "viável e maduro" mas ainda faltam alguns saltos
A guerra na Ucrânia e a ameaça de corte no abastecimento de gás à Europa provocou um 'boom' de projetos de hidrogénio verde, cuja tecnologia é já "viável e madura", faltando agora o salto para ser também viável economicamente.
-
- 10:50
-
Depois de Lula, o aniversário da democracia
O parlamento vai assinalar o 49.º aniversário do 25 de Abril com a tradicional sessão solene, que será precedida por uma cerimónia de boas-vindas ao Presidente brasileiro Lula da Silva, em visita de Estado a Portugal.
-
- 10:04
-
Cervantes e Shakespeare morreram no mesmo dia?
No Dia do Livro, descobrimos como os dois gigantes da literatura morreram no mesmo dia — ou talvez não.
-
- 09:53
-
Rússia: informações proibidas, como invasão da Ucrânia, renderam 233 milhões de euros
Os tribunais russos julgaram 49 processos em 2022 por divulgação de "informações proibidas" na Internet e impuseram multas no valor de 21.120 milhões de rublos (233,7 milhões de euros), indicam hoje estatísticas oficiais da justiça da Rússia.
-
- 09:51
-
28 municípios sem Plano de Defesa da Floresta contra Incêndios em vigor
Vinte e oito municípios do continente não têm Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) em vigor e há um que nem sequer tem plano, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
-
- 09:50
-
IEFP vai formar cuidadores de idosos
O Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável vai ter um centro de competências dedicado ao envelhecimento que, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vai dar formação a quem cuide de idosos.
-
- 09:35
-
Grandes fogos como o de Pedrógão podem acontecer "em todo o lado"
O especialista que estudou os fogos de 2017, Domingos Xavier Viegas, alertou hoje que, apesar de ser mais "provável" a ocorrência de grandes incêndios nas regiões Centro e Norte do Portugal, estes fenómenos podem acontecer "em todo o lado".
-
- 08:09
-
G7 condena Rússia por usar alimentos como "ferramenta de coação geopolítica"
Os ministros da Agricultura dos países do G7 condenaram hoje o uso dos alimentos "como meio desestabilizador e ferramenta de coação geopolítica" pela Rússia durante a invasão da Ucrânia, a quem prometeram ajuda.
-
- 08:07
-
Concluída evacuação da embaixada dos EUA no Sudão
O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse no sábado que está concluída a retirada dos funcionários da embaixada norte-americana no Sudão, de acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca.
-