Estado da Nação: todos contra um Governo "a recuperar desde 2015"
Esta quinta-feira discutiu-se o estado da nação no Parlamento. Como qualquer outro, resumiu-se a críticas da oposição ao atual Executivo, que defendeu-se com "bons" resultados económicos, durante três horas e meia.
No último ano de governação de António Costa registaram-se 13 demissões no Governo. Foi por aqui, e por outras polémicas, como a TAP e a subida do custo de vida em Portugal, que a oposição pegou para lançar duras críticas ao Executivo. O líder do Governo, por sua vez, apontou ao "sucesso" de uma recuperação que vem "desde 2015", quando chegou à cadeira do poder.
Logo na primeira intervenção, António Costa destacou que a economia portuguesa está “mais competitiva” e “diversificada”, considerando que o nosso país "não estagnou e nem entrou em recessão", dando como exemplo o facto de Portugal ter tido o terceiro maior crescimento da União Europeia durante o primeiro trimestre de 2023, reforçando que os resultados "não são um acaso, ou obra de uma mão invisível, mas sim consequência das boas políticas".
António Costa, porém, também deu a mão à palmatória e admite erros na sua governação. "Nem sempre conseguimos. Às vezes erramos. Mas nunca desistimos de encontrar soluções”, disse.
E foi por aqui que começaram os primeiros ataques da oposição.
O PSD, através de Joaquim Miranda Sarmento, pensou que António Costa fosse ao Parlamento e “reconhecesse graves problemas do país e uma incapacidade do Governo", que tem a “marca do empobrecimento”, acusando o Executivo de ter dado “pouco apoio" aos portugueses no que à questão da Habitação diz respeito e ao facto destes pagarem "cada vez mais impostos".
A completar pediu a Costa para "acordar do estado de negação".
O Chega e André Ventura foram mais longe no 'ataque'. De acordo com este, António Costa andou sempre muito "ocupado" entre "afazeres entre ver futebol e europeus”.
“Governo está como o SNS, absolutamente ligado à máquina vital que ainda o sustenta”, completou.
Já Rui Rocha, da Iniciativa Liberal descreveu António Costa como o "presidente do sindicato dos portugueses", tendo "falhado" neste cargo e ainda no controlo "da estabilidade e no combate à corrupção". Resumidamente, "falhou aos portugueses".
E foi também sobre os portugueses que pautou as críticas do PCP. A deputada Paula Santos falou em degradação dos serviços públicos e no desinvestimento, considerando que "a vida está mesmo pior mas para alguns isto nunca esteve tão bom".
- 17:09
- A Coreia do Norte declarou hoje que a escala na Coreia do Sul de um submarino norte-americano com armas nucleares "ultrapassou a linha vermelha" estabelecida por Pyongyang para utilização de armas nucleares.
-
- 16:03
-
União Europeia volta ao diálogo com a Turquia sobre processo de adesão
A União Europeia (UE) está a iniciar diálogos para reaproximar a Turquia dos 27, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, que considerou ser necessário perceber qual é a disponibilidade de Ancara em "avançar em algumas matérias".
-
- 15:52
-
Estado da nação: Acordo com a ANMP pretende recuperar 451 escolas do básico e secundário, anuncia Costa
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo se prepara para fechar um acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a recuperação de 451 escolas dos ensinos básico e secundário.
-
- 15:28
-
Estado da nação: Costa salienta que "estabilidade foi a opção dos portugueses" e promete transformação
O primeiro-ministro afirmou hoje que tem consciência dos problemas que os portugueses enfrentam, mas salientou que a estabilidade política foi a opção dos portugueses nas últimas eleições e que este é o fator que assegura ação transformadora.
-
- 14:31
-
"A redução do défice e a da dívida pública que não são uma obstinação do Governo" mas sim, o garante "para apoiar as pessoas em momentos difíceis"
Depois de um ano com muitas polémicas o parlamento recebe o Primeiro-Ministro para discutir o Estado da Nação. A discussão contará com todos os parlamentares antes das férias da Assembleia da República. Espera-se que a maioria socialista use indicadores económicos para responder à oposição.
-
- 14:18
-
Tribunal condena 86 arguidos no julgamento dos "Hells Angels"
O tribunal de Loures condenou hoje 86 dos 87 arguidos do processo "Hells Angels" a penas que variam entre um ano e nove meses, suspensa na execução, e os 15 anos e meio.
-
- 13:41
-
Caso Altice. Defesa de Armando Pereira diz que indiciação do MP "é um conjunto de presunções"
A defesa do cofundador da Altice Armando Pereira criticou hoje a indiciação do Ministério Público (MP) no processo designado por 'Operação Picoas', sublinhando que assenta num "conjunto de presunções" e reiterando a inocência do empresário.
-
- 13:09
-
Mafalda já fez dois transplantes. Esteve no corredor da morte, mas o que quer é viver
Receber um transplante renal é uma experiência que poucos conseguem imaginar, dois ainda menos. Mas é assim a história da Mafalda, que partilha o seu testemunho com o SAPO24, no Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação.
-
- 12:47
-
Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação: um guia essencial para perceber a doação de órgãos num país que é referência
A maior parte das pessoas poderá certamente viver toda a sua vida sem se confrontar com a realidade da transplantação, mas para 814 pessoas, só em 2022, foi a única opção para viver e é isso que se celebra esta quinta-feira.
-
- 12:45
-
ONU espera que acordo dos cereais continue pois "o mundo precisa dele"
O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, disse hoje esperar que o acordo de exportação de cereais pelo Mar Negro, suspenso pela Rússia, seja em breve retomado, "porque o mundo precisa dele".
-
- 11:29
-
Barbie. A febre cor-de-rosa é real e já está nos cinemas. Mas é só o começo
O novo filme da Warner Bros. Studios está envolto numa gigante campanha de marketing da Mattel, dona da Barbie, que quer capitalizar e aproveitar a onda crescente de popularidade dos últimos meses. No entanto, isto é só o começo de algo bem maior — porque há planos para mais 45 adaptações de filmes
-
- 11:26
-
Imagem da Nossa Senhora de Fátima estará no altar do Parque Tejo para a missa final da JMJ
A imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições vai estar no altar do Parque Tejo na celebração final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, anunciou o Santuário de Fátima.
-
- 10:47
-
Mundial feminino: Jéssica Silva garante que Portugal está preparado para Países Baixos
A avançada Jéssica Silva garantiu hoje que Portugal está preparado para o embate de domingo com os Países Baixos, que marca a estreia lusa em Mundiais femininos, em Dunedin, na Nova Zelândia.
-
- 10:40
-
Mundial feminino: Ex-Sporting Hanna Wilkinson coloca Eden Park em festa
Um golo da ex-avançada do Sporting Hannah Wilkinson, aos 48 minutos, colocou hoje em ‘delírio’ o Eden Park, em Auckland, que presenciou a primeira grande surpresa do Mundial feminino, o triunfo da Nova Zelândia sobre a Noruega (1-0).
-
- 10:35
-
Mundial feminino: Campeonato arrancou festivo em Auckland, após tiroteio matinal
A nona edição do Campeonato do Mundo feminino de futebol arrancou hoje com o embate entre a coanfitriã Nova Zelândia e a Noruega, em Auckland, depois de uma amanhecer sobressaltado, aos ‘tiros’.
-
- 10:09
-
Xi Jinping destaca significado da visita de Henry Kissinger à China
O Presidente chinês destacou hoje o significado da deslocação a Pequim do antigo secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger, lembrando que ele fez recentemente 100 anos e já visitou a China por mais de 100 vezes.
-
- 09:29
-
Rússia volta a atacar com mísseis vários portos em Odessa e Mikolayiv
A Rússia atacou na noite de quarta-feira as regiões ucranianas de Odessa e Mikolayiv (sul), com um total de 19 mísseis de cruzeiro direcionados contra "portos, docas, residências e empresas", informou hoje a Força Aérea da Ucrânia.
-
- 09:27
-
Altice France toma "medidas preventivas" e vai avaliar se existem impactos na empresa
A Altice France (SFR) tomou "medidas preventivas", no âmbito da 'operação Picoas', que incluem o lançamento de uma investigação interna e a avaliação "se existem impactos" na empresa, foi hoje divulgado.
-
- 07:20
-
Associação Zero defende mais impostos para carros mais pesados
A associação ambientalista Zero defendeu hoje uma alteração ao imposto sobre veículos para penalizar o peso, considerando que o critério "cilindrada" está obsoleto.
-
- 07:05
-
Movimento promove hoje marcha lenta contra novo hospital no Bombarral
O movimento “Falo pela tua saúde” promove hoje uma marcha lenta entre as Caldas da Rainha e Óbidos para protestar contra a decisão de se construir o novo hospital do Oeste no Bombarral, no distrito de Leiria.
-