Caso EDP. Sem favorecimentos a Salgado e ausência de conhecimento de pagamentos a Manuel Pinho.
Prosseguiu esta terça-feira o julgamento do célebre Caso EDP, com o ex-ministro Manuel Pinho e Ricardo Salgado em foco.
Duas testemunhas presentes hoje em tribunal foram Pedro Passos Coelho, antigo Primeiro-ministro, que recusou qualquer favorecimento a Ricardo Salgado
“Nunca usou a relação comigo para obter vantagens”, frisou Passos Coelho, que recordou também a sua experiência enquanto administrador financeiro da Fomentinvest entre 2004 e 2010, reiterando a ausência de favorecimentos ao BES por o banco então liderado por Ricardo salgado ser também acionista dessa sociedade.
“Seguramente que não. Não tenho conhecimento de nenhum processo que tivesse qualquer relação, quer com o banco, quer com o ministro da Economia. Que seja do meu conhecimento, [a Fomentinvest não foi] nem privilegiada, nem prejudicada”, reforçou, esclarecendo que renunciou a todos os cargos da Fomentinvest em 2010.
Outra das testemunhas presentes hoje em tribunal foi outro antigo Primeiro-ministro, neste caso José Sócrates, que negou saber de quaisquer pagamentos feitos a Manuel Pinho.
"Não sabia, mas fico satisfeito por saber que os pagamentos foram feitos através de um contrato anterior a Manuel Pinho ir para o governo. O mais importante aqui neste julgamento é o seguinte: o doutor Manuel Pinho recebeu algum dinheiro que não lhe era devido? A minha convição é de que não recebeu", afirmou Sócrates, negando também qualquer relação próxima com Ricardo Salgado.
"Esta ideia de Salgado ser amigo dos socialistas é falsa, é uma mentira. O MP pretendeu desenvolver isso contra mim, vendendo aos portugueses que Salgado era próximo de mim. Nunca tive o telefone, nunca estive no seu escritório, nunca o conheci. Só numa reunião no Ministério do Ambiente, três anos antes de ser primeiro-ministro. Pela primeira vez tive a oportunidade de dizer isso em tribunal", disse.
- 17:15
- O ministro da Administração Interna defendeu hoje "um acordo político de médio e longo prazo" entre os principais partidos políticos sobre a reforma da floresta em curso e o combate aos incêndios florestais.
-
- 16:52
-
Iluminação de Natal leva mais pessoas à baixa lisboeta mas não aumenta as vendas
As associações de comerciantes da Baixa de Lisboa acreditam que as luzes natalícias têm levado mais consumidores para a zona, mas consideram que as vendas se mantiveram iguais ou mesmo que diminuíram em relação a 2022.
-
- 16:43
-
Caso EDP: José Sócrates admite que "não sabia dos pagamentos" a Manuel Pinho
José Sócrates esteve no Campus de Justiça, em Lisboa, para depor no Caso EDP. O antigo primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas à saída, criticou o Ministério Público (MP) e também a comunicação social.
-
- 15:40
-
Custos de produção fazem com que o pão fique mais caro em 2024
O preço do pão vai voltar a subir no próximo ano face aos aumentos dos custos de produção, indicou à Lusa a Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).
-
- 15:23
-
Caso EDP: Sócrates recusa favorecimento do seu Governo ao grupo Espírito Santo
O antigo primeiro-ministro José Sócrates recusou hoje que o seu Governo tenha favorecido o grupo Espírito Santo no caso EDP, considerando que tem sido um relato sem fundamento repetido pelo Ministério Público.
-
- 14:24
-
Sócrates considera declarações de Passos Coelho um "ataque político disfarçado de reflexão"
O antigo primeiro-ministro José Sócrates considerou hoje que as declarações de Pedro Passos Coelho sobre a demissão de António Costa foram um "ataque político disfarçado de reflexão".
-
- 13:44
-
Caso EDP: Passos Coelho recusa quaisquer favorecimentos a Ricardo Salgado
O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho assegurou hoje que nunca houve favorecimento ou tratamento preferencial ao ex-presidente do Grupo Espírito Santo (GES) Ricardo Salgado, nem enquanto liderou o Governo, nem enquanto foi administrador da Fomentinvest.
-
- 13:01
-
Zelensky agradece à UE sanções impostas a diamantes russos
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu à União Europeia na segunda-feira à noite a aprovação de um novo pacote de sanções à Rússia, o 12.º, que abrange os diamantes russos.
-
- 12:58
-
Rússia garante que vai contornar sanções impostas aos diamantes
A Rússia garantiu hoje usará todas as formas disponíveis para contornar as sanções aos diamantes russos adotadas na segunda-feira pelo Grupo dos Sete países mais industrializados (G7) e pela União Europeia.
-
- 12:52
-
Caso EDP: Durão Barroso rejeita que Pinho e Salgado pudessem antever queda do Governo
O antigo primeiro-ministro Durão Barroso considerou hoje em tribunal que era preciso ser “um génio político” para antever, antes de rumar à presidência da Comissão Europeia (CE) no verão de 2004, que o PS iria assumir o Governo.
-
- 12:41
-
‘Burnout’ nos jovens médicos é “sinal revelador e alarmante" de abuso
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje que os níveis de ‘burnout’ nos médicos internos são “um sinal revelador e alarmante, reflexo dos abusos laborais” a que são sujeitos em várias instituições.
-
- 10:47
-
Feira do Livro de Lisboa anuncia datas para 2024
Já se conhecem as datas da próxima edição da Feira do Livro de Lisboa, que vai estar mais uma vez no Parque Eduardo VII, de 29 de maio a 16 de junho de 2024.
-
- 10:00
-
"Pelos caminhos de Filipe I de Portugal e da Infanta D. Catarina". A história e a literatura levam-nos até Elvas e Monsaraz
Para este Natal, Isabel Stilwell construiu o roteiro "Pelos Caminhos de Filipe I de Portugal e da D. Infanta D. Catarina", uma edição especial que acompanha a obra "Filipe I de Portugal". Neste livro vai encontrar os lugares que marcaram a vida das personagens, com diversas sugestões do que visitar
-
- 09:58
-
Passos Coelho diz que António Costa se demitiu “por indecente e má figura”
O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho considerou hoje que a demissão de António Costa, na sequência do processo Operação Influencer, se deveu a “indecente e má figura”, apelando a uma mudança política nas próximas eleições legislativas.
-
- 09:55
-
Technology Fast 50: Quem cresce mais em Portugal?
O ranking "Technology Fast 50" da Deloitte traça o perfil das empresas tecnológicas nacionais que alcançaram o maior crescimento anual de receitas nos últimos anos.
-
- 09:32
-
Em 2023, a crise na Habitação não deixou ninguém de fora
A crise na habitação alastrou-se em 2023, abatendo-se sobre a classe média, com impacto em rendas e créditos, e agravando a situação dos mais vulneráveis, com as ruas a serem palco de protestos por uma casa para viver.
-
- 09:26
-
Vulcão na Islândia pode estar a estabilizar. Veja as fotos da erupção
A erupção vulcânica que começou na segunda-feira à noite a sul da capital da Islândia, numa área onde a atividade sísmica foi muito intensa em novembro, pode estar a estabilizar, disse o serviço de meteorologia islandês.
-
- 08:17
-
Caso EDP: Durão Barroso, Sócrates e Passos Coelho ouvidos hoje como testemunhas
Os antigos primeiros-ministros José Manuel Durão Barroso, José Sócrates e Pedro Passos Coelho são hoje ouvidos no julgamento do caso EDP na qualidade de testemunhas.
-