Israel vai cumprir a decisão do Tribunal Internacional de Justiça?
O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) pronunciou-se hoje sobre as medidas cautelares adicionais solicitadas pela África do Sul contra Israel, que incluem a retirada imediata de Gaza e o fim da ofensiva militar em Rafah.
Rafah, na fronteira com o Egito, é o principal ponto de passagem da ajuda humanitária para Gaza e onde se refugiaram mais de um milhão de deslocados palestinianos oriundos de outras zonas do território. Apesar dos apelos internacionais, Israel mantém a ação militar em Rafah, onde diz que estão as últimas unidades ativas do grupo extremista palestiniano Hamas.
O que diz o Tribunal Internacional de Justiça?
Segundo o TIJ, Israel deve "suspender imediatamente a ofensiva militar, bem como qualquer outra ação" em Rafah "que possa infligir ao grupo palestiniano em Gaza condições de vida suscetíveis de provocar a sua destruição física total ou parcial".
O tribunal com sede em Haia citou as obrigações que incumbem a Israel "por força da Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, e tendo em conta o agravamento das condições de vida dos civis" em Rafah.
O TIJ declarou também que Israel deve manter a passagem de Rafah aberta para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza "sem restrições".
Israel também deve "tomar medidas eficazes para garantir o acesso sem entraves à Faixa de Gaza de qualquer comissão de inquérito, missão de apuramento dos factos ou outro órgão de investigação" mandatado pela ONU "para investigar alegações de genocídio".
O Estado de Israel tem ainda de apresentar um relatório, no prazo de 90 dias, sobre as medidas decididas pelo TIJ.
A decisão foi aprovada por 13 votos a favor e dois contra, anunciou o presidente do TIJ, o libanês Nawaf Salam.
Como chegámos aqui?
A decisão de hoje decorre de uma petição da África do Sul apresentada ao TIJ em dezembro, dois meses depois do início da guerra entre Israel e o grupo extremista palestiniano Hamas.
Em janeiro, o TIJ, tinha ordenado a Israel que fizesse tudo o que estivesse ao seu alcance para impedir qualquer ato de genocídio e que permitisse a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Face ao agravamento da situação em Rafah, a África do Sul requereu novas medidas ao TIJ, que foram divulgadas hoje na sede do tribunal, nos Países Baixos.
Qual a função exata do TIJ?
Ao contrário do Tribunal Penal Internacional (TPI), também com sede em Haia, que julga indivíduos por crimes de guerra e crimes contra a humanidade, o TIJ tenta solucionar disputas legais submetidas por Estados.
O TIJ é o principal órgão judiciário das Nações Unidas e começou a funcionar em 1946, sendo composto por 15 juízes.
As decisões do TIJ são juridicamente vinculativas, mas o tribunal não tem meios para as fazer cumprir.
Quanto aos avanços de hoje, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, sublinhou que as decisões do Tribunal Internacional de Justiça "são vinculativas" e que "confia que as partes cumprirão devidamente a ordem do Tribunal".
Também a Comissão Europeia lembrou que as decisões "são vinculativas" e "todas as partes têm de obedecer".
O que diz a Palestina sobre a decisão do TIJ?
O presidente da Autoridade Palestiniana saudou a deliberação do tribunal. "Apelamos à comunidade internacional para que obrigue o Estado ocupante a aplicar as decisões do TIJ e para que o pressione a respeitar e a aplicar as decisões com base na legitimidade internacional e no direito internacional", disse Mahmud Abbas.
O responsável afirmou que esta "importante decisão" mostra que Israel "está a ficar isolado" da esfera internacional, com exceção dos "aliados que lhe dão apoio e impunidade".
Abbas congratulou-se igualmente com o facto de a decisão prever a reabertura da passagem fronteiriça de Rafah, que se encontra encerrada desde a chegada dos tanques israelitas, coincidindo com o início da ofensiva.
E Israel?
"Israel não conduziu nem conduzirá operações militares na zona de Rafah que criem condições de vida suscetíveis de implicar a destruição da população civil palestiniana, no total ou em parte", indica apenas um comunicado comum do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Conselho de Segurança Nacional.
*Com Lusa
- 19:12
- O ex-primeiro ministro António Costa foi hoje ouvido pelo Ministério Público no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) sem que tenha sido constituído arguido no processo Operação Influencer.
-
- 18:11
-
"Sexta à Tarde". Nova Iorque no verão de 1999 e uma história de amor improvável
Estamos no verão de 1999 e Sawyer está a dar os passos certos para realizar o seu desejo de singrar em Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, fonte de inspiração para o cinema, a literatura, a música…. Tem um emprego numa editora que adora e o sonho de ser escritora. Tem também um casamento para pla
-
- 17:53
-
Putin favorável à reabertura de negociações de paz, mas duvida da legitimidade de Zelensky
O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje ser favorável ao reinício das negociações de paz com a Ucrânia, mas manifestou dúvidas sobre a legitimidade do seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, cujo mandato expirou no passado dia 20.
-
- 17:45
-
Homem vende ayahuasca recebida por encomenda do Brasil como suplemento alimentar
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito um homem, de 33 anos, suspeito de tráfico de um "poderoso alucinogénico" conhecido como ayahuasca e extraído de plantas encontradas maioritariamente na América central e do sul, foi hoje revelado.
-
- 17:31
-
Eleições na Madeira: como chegámos até aqui?
A Madeira vai novamente a votos este domingo na sequência da crise política desencadeada em janeiro. O SAPO24 recorda os principais momentos que levaram o arquipélago a estas eleições legislativas regionais.
-
- 17:08
-
Já tem o cachecol do Sporting Campeão? Verifique. Polícia apreendeu falsos à venda
Se quis perpetuar o momento do Sporting com um brinde, por exemplo um cachecol do Sporting Campeão, certifique-se que comprou um original. Cinco pessoas foram detidas no dia do jogo do Sporting - Chaves por venderem cachecóis falsos do campeão 2023/2024, revelou hoje a PSP.
-
- 16:27
-
Opositores russos e bielorrussos em Portugal: entre o estatuto de imigrantes e refugiados
Opositores bielorrussos e russos em Portugal aguardam pela regularização em Portugal como imigrantes, apesar de correrem risco de vida se decidirem voltar aos seus países, o que os deveria equiparar a refugiados.
-
- 16:15
-
Milhares de pessoas nas imediações do Estádio da Luz aguardam Taylor Swift
Milhares de pessoas, na sua maioria raparigas jovens e adolescentes, estão a concentrar-se desde manhã nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa, para assistirem ao concerto da cantora Taylor Swift.
-
- 16:14
-
"Madagáscar – Uma Aventura Musical" regressa para celebrar o Dia da Criança no Centro Cultural Malaposta
O sucesso infantil "Madagáscar – Uma Aventura Musical" vai regressar para celebrar o Dia da Criança no renovado Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, Lisboa.
-
- 15:50
-
Zelensky esperado em Madrid na segunda-feira
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prevê visitar Madrid na próxima segunda-feira, disseram hoje fontes do Governo de Espanha citadas pela agência de notícias EFE.
-
- 15:32
-
Governo português envia voo TAP com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul
O Governo português vai enviar, terça-feira, um avião TAP com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, a região do Brasil mais afetada pelas inundações, confirmou hoje à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
-