Jean-Marie Le Pen: o adeus ao rosto da extrema direita francesa
Jean-Marie Le Pen, morreu esta terça-feira aos 96 anos, depois de representar durante décadas a extrema direita em França, tirando o movimento da marginalidade política com provocações, condenações por antissemitismo e críticas à imigração.
O antigo paraquedista do exército francês entrou para a memória coletiva com a pala que cobria o seu olho esquerdo ferido, e cultivava uma imagem provocadora e transgressora desde a juventude.
No final dos anos 60, quando a Segunda Guerra Mundial ainda estava muito presente na memória, foi condenado por apologia a crimes de guerra ao publicar um disco com músicas do Terceiro Reich alemão.
"Sou um homem livre", repetia, determinado a manter uma postura antissistema. Le Pen, que fundou em 1972 o partido Frente Nacional (FN), também nunca expressou arrependimento polos excessos.
Desde as câmaras de gás descritas como "um detalhe na história da Segunda Guerra Mundial" (1987) até a "desigualdade das raças" (1996), passando pela agressão a uma rival socialista (1997), acumulou diversas condenações.
Queira mesmo governar? "Acredito que, no fundo, não", é o que diz o jornalista Serge Moati, que o acompanhou durante 25 anos e considera que essa imagem de "antissistema" lhe rendeu uma "popularidade que, aos poucos, se refletiu nas urnas".
As acusações de tortura
A 21 de abril de 2002, Le Pen chocou a França ao chegar à segunda volta das eleições presidenciais, que acabaram vencidas pelo conservador Jacques Chirac após grandes manifestações contra a extrema direita.
Embora não tenha vencido, impulsionou uma extrema direita francesa até então adormecida pela sua colaboração com os ocupantes nazistas e pavimentou o caminho para a ascensão dos movimentos nacionalistas e populistas na Europa.
Nascido a 20 de junho de 1928 em La Trinité-sur-Mer, no oeste da França, era filho de um pescador que morreu quando tinha 14 anos. Estudou Direito em Paris, onde se dedicou ao ativismo.
Na capital francesa, cultivou amizades pitorescas, como o cineasta de esquerda Claude Chabrol, que o via como um "magnífico briguento".
Após alistar-se nos paraquedistas da Legião Estrangeira, combateu na colónia francesa da Indochina, onde conheceu Alain Delon, futuro ícone do cinema.
De volta à França, tornou-se em 1956 o deputado mais jovem da Assembleia Nacional e, em seguida, voltou a lutar na Argélia, onde foi acusado de tortura, algo que sempre negou.
"Loja familiar"
Um visceral anticomunista, aproximou-se da extrema direita e, em 1972, foi nomeado líder do recém-criado FN.
O movimento estagnou antes de ganhar força em 1983 com um tema obsessivo: "Um milhão de desempregados significa um milhão de imigrantes a mais".
Com o lema, "os franceses primeiro", o famoso orador autoproclamava-se líder dos "pequenos"; depois de se tornar milionário ao herdar a fortuna do amigo Hubert Lambert.
Mas o homem que dirigiu o Frente Nacional como uma "loja familiar" também sofreu reviravoltas.
No final dos anos 80, a sua esposa Pierrette Lalanne, mãe das suas três filhas - Marie-Caroline, Yann e Marine -, abandonou-o abruptamente e depois pousou nua na revista Playboy.
Durante o divórcio, Lalanne teria levado até mesmo o olho de vidro reserva de Le Pen, segundo o livro “L'enfer de Montretout” do jornalista Olivier Beaumont.
Dez anos mais tarde, renegou publicamente a filha Marie-Caroline, que deveria sucedê-lo, por apoiar um rival dentro do partido. Foi então Marine quem acabou por assumir a liderança em 2011.
Inicialmente, Marine declarou lealdade ao pai, mas em 2015, após uma nova polémica expulsou-o do partido, em pleno esforço para moderar a sua imagem.
"A grande substituição"
A filha mudou o nome do partido em 2018 para Reagrupamento Nacional (RN), "um suicídio", segundo o pai, que defendia a união de todas as extremas direitas.
Jean-Marie Le Pen refugiou-se, então, nas suas memórias, retomando temas favoritos como a teoria da conspiração da "grande substituição" da população francesa pelos imigrantes.
Nos últimos anos, dedicou-se a receber visitas na sua mansão em Montretout, mas um problema cardíaco em 2023 obrigou-o a abandonar os eventos sociais. Um ano depois, a justiça designou as filhas gestoras dos seus assuntos quotidianos.
Nos meses finais de vida, pôde testemunhar o partido herdeiro do FN vencer as eleições para o Parlamento Europeu, enquanto um "cordão sanitário", como em 2002, arrefeceu o seu avanço nas legislativas francesas semanas depois.
*Com AFP
- 18:42
- As buscas pelos dois pescadores desaparecidos na segunda-feira no rio Tejo foram interrompidas na tarde de hoje e continuam na manhã de quarta-feira, segundo o capitão do Porto de Lisboa.
-
- 17:32
-
D. Dinis morreu há 700 anos e abrir o seu túmulo permitiu saber mais. E era assim o rosto do rei
D. Dinis, o Lavrador, morreu há 700 anos. Para assinalar a data, o Mosteiro de Odivelas contou com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca. Em Leiria, a efeméride é marcada com canções da autoria do rei.
-
- 16:19
-
11.ª edição do Capítulo Perfeito. “Já deveria ter acontecido o heat feminino”
Evento de ondas tubulares em Carcavelos estreia uma bateria extracompetição reservada a quatro mulheres. 4 surfistas portugueses com entrada direta juntam-se aos oito internacionais já escolhidos pela organização. Um convidado surpresa a anunciar à data da chamada é outra das novidades. Período de e
-
- 15:41
-
Parlamento autoriza deslocação de Marcelo os Estados Unidos para funeral de Jimmy Carter
O parlamento autorizou hoje a deslocação do Presidente da República português aos Estados Unidos da América para participar nas cerimónias fúnebres do antigo chefe de Estado norte-americano Jimmy Carter.
-
- 15:16
-
Macau proíbe importação de frango de Lisboa após casos de gripe aviária
A região semiautónoma chinesa de Macau proibiu hoje a importação de carne de frango e derivados, incluindo ovos, do distrito de Lisboa, na sequência da deteção de casos de gripe aviária.
-
- 14:18
-
Agressão com arma branca em Escola Secundária de São João do Estoril. Incidente terá acontecido entre dois estudantes de escolas diferentes
A informação foi confirmada pelo SAPO24 junto da PSP.
-
- 13:49
-
Hong Kong proíbe importação de frango de Lisboa após casos de gripe aviária
A região semiautónoma chinesa de Hong Kong proibiu hoje a importação de carne de frango e derivados, incluindo ovos, do distrito de Lisboa, na sequência da deteção de casos de gripe aviária.
-
- 13:38
-
Eça de Queiroz no Panteão custa 85 mil euros à Assembleia da República
Os restos mortais de Eça de Queiroz vão ser trasladados para o Panteão Nacional no dia 8 de janeiro, uma decisão que foi tomada após resolvida a contenda judicial com os familiares do escritor que se opunham a esta possibilidade. A Assembleia da República vai suportar os custos da cerimónia, na orde
-
- 13:20
-
Afinal antigo ministro da Educação João Costa não difamou coordenador do STOP, diz MP
A procuradora do Ministério Público (MP) de Coimbra considerou hoje, em debate instrutório, que as declarações em que o ex-ministro da Educação João Costa acusou o coordenador do STOP de mentir não configuram crime de difamação.
-
- 12:44
-
Um dos feridos do acidente no Tejo já teve alta
Um dos feridos que se encontrava na embarcação de pesca que colidiu na tarde de segunda-feira com um catamarã de passageiros no rio Tejo já teve alta hospitalar, disse à Lusa fonte do Hospital Garcia de Orta, em Almada.
-
- 12:10
-
Morreu Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema-direita em França
O líder histórico da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen, morreu, aos 96 anos, anunciou hoje a família à agência France-Presse (AFP).
-
- 12:00
-
Administrador do Novo Banco despedido por suspeitas de fraude
O Conselho de Supervisão do Novo Banco aprovou hoje a destituição com justa causa de Carlos Brandão do cargo de membro do Conselho de Administração e responsável de Riscos, com efeitos imediatos, após operações financeiras suspeitas, segundo informação ao mercado.
-
- 11:50
-
ONU diz que Irão executou 901 condenados em 2024. 31 eram mulheres
Pelo menos 901 pessoas foram executadas no Irão no ano passado, incluindo 40 numa única semana no mês de dezembro, disse hoje o alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk.
-
- 11:48
-
Tornado em Peniche: IPMA confirma danos em habitações, estradas e queda de árvores
O tornado foi registado este domingo, em Peniche, pelas 15h00, confirma o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) em comunicado.
-
- 10:00
-
"Não Complique - e Outros 17 Bons Hábitos de Saúde Mental". Um guia para cultivar a serenidade
Ansiedade. Depressão. Stresse. Burnout. No mundo frenético em que vivemos, parece (quase) inevitável que venhamos a desenvolver um problema de saúde mental — seja ele qual for. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um em cada quatro adultos irá sofrer de uma perturbação psiquiátrica em algum
-
- 09:32
-
Já é conhecida a Palavra do Ano 2024
Uma votação promovida pela Porto Editora determinou que “Liberdade” foi a Palavra do Ano em 2024, com 22% dos votos.
-