Trump quer deportar imigrantes. Quantos portugueses podem ser afetados?
Donald Trump garantiu na segunda-feira, no seu discurso de tomada de posse, que irá expulsar "milhões e milhões" de imigrantes ilegais, uma das principais promessas da sua campanha eleitoral, durante a qual prometeu levar a cabo a "maior deportação em massa da história" do país.
Há cerca de 11 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos, segundo estimativas do Departamento de Segurança Interna de 2022, o ano mais recente com dados disponíveis — embora Trump tenha afirmado, sem evidências, que o número real é cerca do dobro.
Quantos portugueses podem estar nesta situação?
O deputado do PS e antigo secretário de Estado das Comunidades José Luís Carneiro afirmou que a medida anunciada por Trump pode afetar 3.600 portugueses, sendo Portugal, a par da China e Espanha, um dos três países com mais ‘overstayers’, imigrantes que viajaram para os Estados Unidos com um visto de 90 dias e que excederam esse prazo.
O que diz o Governo?
O ministro português dos Negócios Estrangeiros afirmou na terça-feira que eventuais deportações de portugueses em situação irregular nos Estados Unidos não terão “um impacto assinalável” e que o Governo “está preparado” e a trabalhar em articulação com o governo dos Açores, que, por sua vez, está a preparar um plano de contingência para acolher emigrantes açorianos que venham a ser deportados por Trump.
“Não temos previsão de que tenha um impacto assinalável, mas cá estamos, estamos sempre prevenidos”, disse Paulo Rangel, durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.
Como é que estas declarações estão a ser vistas pelas comunidades?
O conselheiro das Comunidades Portuguesas pelo círculo de Washington DC, Mário Francisco Ferreira, considerou hoje "lamentável" a falta de respostas e orientações do Governo português face aos planos do Presidente norte-americano para deportações em massa de imigrantes ilegais.
"É inaceitável que o Governo português não esteja a encarar esta questão com a seriedade que ela merece. Mais lamentável ainda é o facto de ter pedido orientação ao chefe de Gabinete do primeiro-ministro, embaixador de Portugal e ao secretário das Comunidades Portuguesas e não ter recebido nenhuma", afirmou à Lusa o conselheiro, também conhecido como Frank Ferreira.
Na qualidade de membro do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), órgão consultivo do Governo para a emigração, Mário Francisco Ferreira questionou várias autoridades portuguesas sobre "orientações e planos do Governo Português" para a eventual repatriação de cidadãos nacionais, perguntou se a Embaixada e os Consulados nos Estados Unidos terão uma "linha direta" para emergências, que suporte estará disponível para famílias que possam vir a ser separadas por deportações e indagou sobre o papel que os conselheiros poderão ter neste processo.
Apesar das várias questões sobre o assunto, que considera "urgente", o conselheiro critica a falta de respostas.
"Tudo o que sei é graças à imprensa portuguesa", lamentou. "A questão é que o Governo português está desatento e não responde aos seus conselheiros. Porque ter um Conselho?", indagou ainda.
Os Açores também olham para esta situação devido ao grande número de imigrantes. O que está em causa?
Em 13 de janeiro, o Governo dos Açores anunciou que estava a preparar um plano de contingência para acolher emigrantes açorianos que venham a ser deportados pela nova administração Trump.
No dia de hoje, foi anunciado que o Governo pretende criar um grupo de trabalho para assegurar respostas ao nível da educação, saúde, formação, habitação e inclusão.
Quantos portugueses tiveram de sair dos EUA em 2024?
Os Estados Unidos repatriaram 69 portugueses em 2024, mais nove do que no ano anterior, segundo o relatório anual dos Serviços de Imigração e Alfândegas norte-americano (ICE, na sigla inglesa).
De acordo com o relatório, em 2019 foram repatriados para Portugal 101 cidadãos, 47 em 2020, 28 em 2021, 33 em 2022 e 60 em 2023.
Estes serviços são responsáveis pelas operações de detenção e deportação de estrangeiros considerados prejudicais à segurança das comunidades norte-americanas ou que violam as leis da imigração e asseguram investigações ligadas à segurança nacional.
E de outros países lusófonos?
Os EUA deportaram 119 cidadãos angolanos em 2024, mais 49 do que ano anterior e três vezes mais do que em 2019.
Entre os restantes países africanos lusófonos, destaca-se Cabo Verde, com 12 cidadãos deportados, enquanto a Guiné-Bissau conta quatro registos e Moçambique três.
Já o Brasil viu deportados 1.859 cidadãos em 2024, um aumento de 15,68% em relação a 2023. De acordo com os dados norte-americanos, em 2019 foram deportados 1.770 brasileiros, aumentando para 1.902 em 2020 e 1.935 em 2021, um número que diminuiu para 1.767 em 2022, e 1.607 em 2023.
*Com Lusa
- 19:17
- O antigo administrador do BPP Paulo Guichard foi condenado a uma pena em cúmulo jurídico de 13 anos e seis meses de prisão, decisão que será alvo de recurso para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), adiantou a defesa.
-
- 18:01
-
Preço por metro quadrado para efeitos de IMI mantém-se nos 665 euros em 2025
O preço por metro quadrado para efeitos de IMI e da avaliação fiscal dos imóveis vai manter-se inalterado nos 665 euros em 2025, sendo este o terceiro ano com o mesmo valor, segundo uma portaria hoje publicada.
-
- 17:46
-
Luís Castro era a prioridade, mas não quis abdicar de ordenado de 600 mil euros mensais. Argentino Anselmi é a alternativa
Treinador português rescindiu no ano passado com o Al Nassr, mas ainda recebe 600 mil euros por mês do clube saudita, algo que perderia se assinasse pelos dragões. Treinador do Cruz Azul do México é a alternativa.
-
- 17:35
-
Trump ameaça Rússia com mais sanções se não houver acordo de paz na Ucrânia
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu hoje que, se Moscovo não chegar de imediato a acordo com a Ucrânia, o seu Governo irá impor elevadas tarifas e sanções a tudo o que for importado da Rússia.
-
- 17:34
-
As 'matrioskas' do deputado do Chega. Miguel Arruda furtava malas dos aeroportos
Deputado do Chega Miguel Arruda, foi constituído arguido por suspeitas de furto qualificado de malas no aeroporto, tendo confessado o crime.
-
- 17:30
-
A economia precisa de imigrantes? O Governo acha que sim e tem um plano para os integrar
“Integrar para o Turismo” é o novo programa do governo destinado aos migrantes e beneficiários de proteção internacional. O projeto prepara uma “formação intensiva” para profissionais e mentores, com estágio remunerado. O objetivo é incentivar a integração de migrantes no mercado de trabalho naciona
-
- 16:31
-
Macron vem a Portugal. Parlamento recebe presidente francês com sessão solene em fevereiro
O parlamento recebe o chefe de Estado francês com uma sessão solene no dia 27 de fevereiro, na qual discursa Emmanuel Macron e que contará com as presenças do Presidente da República e do primeiro-ministro de Portugal.
-
- 16:28
-
Caretos de Podence foram recebidos pelo Papa Francisco e ofereceram casaco típico
Uma comitiva dos Caretos de Podence, de Macedo de Cavaleiros, foi hoje recebida pelo Papa no Vaticano, numa "manhã muito feliz", contou o presidente da associação dos mascarados transmontanos que ofereceram a Francisco um casaco do traje típico.
-
- 16:16
-
Bombeiros sapadores em início de carreira com aumento de 379 euros até 2027
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial considerou “um bom acordo” para os bombeiros sapadores o documento hoje assinado com seis sindicatos, avançando que terão um aumento de 379 euros até 2027 no início de carreira.
-
- 16:00
-
Rocha Vieira: fotografias e um quadro do último governador de Macau
Um quadro na Galeria dos Governadores e fotografias da autoria do fotógrafo Rui Ochoa sobre os últimos dias de Vasco Rocha Vieira enquanto governador de Macau. Tributo e contributo histórico expostos no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em Lisboa.
-
- 14:56
-
Americanos trocam álcool por marijuana e Ozempic
Já se sabe que as novas tendências online têm a capacidade de mobilizar milhares de pessoas, mas será que conseguem influenciar a economia de um país? Nos Estados Unidos da América, o país da cultura pop, os efeitos das novas ‘trends’ (modas) não deixam ninguém ficar indiferente.
-
- 13:58
-
Ministro diz que lei dos solos não é "bala de prata", mas vai baixar preços na habitação
O ministro das Infraestruturas considerou hoje que a “lei dos solos” não é a “bala de prata que vai resolver todos os problemas", mas defendeu que "vai baixar os preços na habitação”.
-
- 13:49
-
A faca de Rushdie e os seguidores de Vance
O mundo assiste a tudo isto com a mesma facilidade com que um miúdo de 24 anos levou um saco com facas para um evento literário com o intuito de acabar com a vida de Rushdie.
-
- 13:31
-
Esta aldeia de Valpaços realiza uma das feiras de fumeiro mais antigas do país
Pequenos produtores tradicionais de fumeiro aproveitam para fazer negócio numa das “mais antigas” feiras do país, que decorre entre 1 e 2 de fevereiro, na aldeia de São João de Corveira, em Valpaços, no distrito de Vila Real.
-
- 13:13
-
Ataque com faca na Alemanha faz dois mortos, um deles é uma criança
O ataque aconteceu no Parque Schöntal, em Aschaffenburg.
-
- 12:21
-
Trump e Biden concederam perdões presidenciais polémicos. Poderia acontecer em Portugal?
Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos na passada segunda-feira, dia 20, e, tal como já tinha anunciado, uma das suas primeiras medidas foi conceder indultos para alguns dos condenados do ataque ao Capitólio, em 2021, salientando que o perdão presidencial vai chegar a "muitas, muitas
-
- 11:07
-
Morreu o tenente-general Vasco Rocha Vieira, último governador de Macau
Antigo Ministro da República para os Açores e o último Governador de Macau sob administração portuguesa morreu hoje, aos 85 anos. Uma referência no Exército Português, chegou a assumir o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército.
-
- 10:41
-
Chapéus há muitos, mas estes são exclusivos Dior e estão em São João da Madeira
O Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, reabre ao público sábado e, após seis meses de obras para integrar novos conteúdos na mostra permanente e os interpretar em inglês e braille, estreia duas exposições sobre a marca francesa de alta-costura Dior.
-
- 10:00
-
"O Direito de Não Ser Desinformado". Como é que o jornalismo e a opinião condicionam a vida política e social?
Em "O Direito de Não Ser Desinformado", de Vania Baldi, questiona-se o valor da cultura informativa e do interesse pelo conhecimento validado, analisam-se as dinâmicas intervenientes na comunicação social e na formação e atuação das esferas públicas — e faz-se um apelo à literacia mediática e democr
-
- 09:52
-
"De contente lhe cai um dente". Há mais pessoas sem dentes e piores hábitos de higiene oral, revela estudo
Mais pessoas sem dinheiro para ir ao dentista, com maior perda de dentes e piores hábitos de higiene oral são as conclusões do Barómetro da Saúde Oral 2024 divulgado hoje pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
-
- 08:57
-
Prepare-se: preços da Netflix vão aumentar em Portugal
Maioria dos planos sofre um aumento de um euro, mas o plano mais caro sobe dois euros, para 17,99 euros preços.
-
- 08:29
-
Incêndio consome restaurante na Costa da Caparica. Dado como dominado esta madrugada
O incêndio de deflagrou na terça-feira à noite e destruiu um restaurante na praia Cabana do Pescador, na Costa da Caparica, concelho de Almada, foi dado como dominado às 00h10 de hoje, referiu fonte dos bombeiros.
-
- 07:19
-
Assédio laboral causa demissão em bloco de cirurgiões do Hospital Amadora-Sintra
O alerta foi dado pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS-FNAM) em comunicado.
-
- 07:06
-
Gronelândia. O que tornou o Ártico tão relevante para Trump e Musk?
O território autónomo dinamarquês da Gronelândia, maior que o México e 80% coberto por gelo, é cobiçado pelos potenciais recursos minerais e a importância geoestratégica ao ponto de despertar o desejo de anexação por parte de Donald Trump. Com 57 mil habitantes, a Gronelândia procura obter soberania
-