Os novos métodos de ensino online não só colocam ferramentas inovadoras ao serviço do processo de aprendizagem, como facilitam o acesso a conteúdos de qualidade e, em grande parte das vezes, de forma gratuita.

Um relatório publicado recentemente pelo Departamento de Educação dos EUA constatou que "os cursos online (sejam eles mistos ou integralmente à distância) resultam numa melhor aprendizagem para o aluno, em comparação com os métodos tradicionais de ensino, assentes apenas em aulas presenciais e bibliografia".

Assim, a resposta pode passar por um método de ensino híbrido que conjuga as virtudes das ferramentas tradicionais (estudo individual suportado em manuais escolares e complementado pelo contacto presencial com colegas e professores) com as novas tecnologias de informação e comunicação que são armas poderosas para uma aprendizagem mais completa.

Tirar cursos online

A forma mais fácil e completa de aprender online com professores reconhecidos em todo o mundo é através das plataformas de e-learning, que disponibilizam aulas em vídeo sobre todas as áreas do saber e exercícios de avaliação final, entre outros recursos didáticos.

A Khan Academy é a maior plataforma sem fins lucrativos e disponibiliza cursos para todas as idades traduzidos para português. Com base nos métodos universitários, mas destinado também a estudantes pré e pós-universitários o edX, o Coursera e o iTunes U têm cursos das melhores universidades do mundo. O edX é uma iniciativa das próprias universidades, sem fins lucrativos. O Coursera disponibiliza todos os cursos gratuitamente, só se pagando para a obtenção de diploma. O iTunes U tem muitos cursos gratuitos, mas alguns recursos estão à venda pelos mais variados preços, e a plataforma apenas está disponível em dispositivos Apple.

Também os podcasts, séries de episódios em formato áudio sobre um determinado tema, são uma forma privilegiada de aproveitar o tempo aprendendo. Entre os mais divulgados estão as TED Talks, que são curtas conferências de personalidades de mérito reconhecido sobre as ideias que as motivam. Existem muitos podcasts gratuitos na plataforma iTunes.

Aprender Línguas

O conhecimento e facilidade de utilização de línguas estrangeiras é fundamental no mundo globalizado em que vivemos, até para melhor aproveitar os recursos que a internet põe ao nosso dispor.

O Duolingo oferece o acesso a uma experiência de tutor particular através da tecnologia. Tem um sistema eficaz e adaptado às necessidades de cada aluno através da análise da aprendizagem de milhões de pessoas que usam a plataforma em simultâneo.

Em complemento a este método personalizado pode usar-se o Google Tradutor, que é capaz de traduzir várias línguas graças aos poderosos algoritmos que a Google coloca ao nosso dispor.

Treinar Matemática

O cálculo matemático é igualmente fundamental. O treino mental associado à resolução de exercícios matemáticos prepara o nosso raciocínio para as operações complexas e rápidas que o processo de aprendizagem requer em todas as áreas do saber.

O Photomath é uma aplicação gratuita, disponível para Android e iOS que lê e resolve problemas matemáticos através da câmara do telemóvel em tempo real. É capaz de resolver equações complexas com soluções passo a passo, mas só deve ser usada para confirmar resultados.

Já o iMathematics, também disponível na App Store e Google Play, é um tutor pessoal que ensina matemática, dos conceitos elementares aos níveis mais avançados.

Explorar a Astronomia

O estudo das estrelas e planetas é uma das mais antigas ciências humanas e hoje o propulsor das mais avançadas tecnologias. Não deixe que as luzes da cidade o impeçam de olhar para o céu numa noite estrelada. A SkyView é uma aplicação de realidade aumentada que usa a câmara, GPS e giroscópio do smartphone, tablet ou mesmo smartwatch para ajudar a identificar os astros que se vê à noite.

Iniciação à Música e ao Desenho

Porque a expressão artística é também uma poderosa forma de comunicação, é importante não descurarmos a educação para a criatividade. Hoje é possível aprender música sem comprar instrumentos caros e contratar professores particulares. O Tabs and Cords e o Flowkey ensinam a dar os primeiros passos na guitarra e no piano, sem necessidade de comprar o instrumento, e depois ajudam no treino mais avançado caso decida que é um bom investimento. O Garage Band da Apple permite ter uma banda completa na ponta dos dedos.

Se tem maior talento para o desenho e um tablet à mão, pode treinar a sua arte com o Paper da 53 ou o Procreate, entre muitas outras, com o auxilio de uma caneta de digital.

Preparar os exames nacionais

O IAVE – Instituto de Avaliação Educativa coloca ao dispor poderosas ferramentas online de treino, baseadas nas provas de anos anteriores.

Preparar o exame de código

Se está a tirar a carta de condução, o primeiro passo é conhecer as regras da estrada e passar no exame de código. Com a ajuda do portal Bom Condutor pode treinar em casa e saber quando está pronto para ir a exame.

Ajuda de um dicionário

Nada melhor do que perceber o que se ouve e dizer o que se sabe com toda a correção e confiança. Quando surge uma dúvida, o melhor é recorrer ao dicionário Priberam da Língua Portuguesa e à gramática Flip da Priberam. Com ou sem acordo ortográfico, a escolha é sua.

Exercitar a memória e o raciocínio

O Memorado é a aplicação do momento para treinar duas capacidades fundamentais da mente: a memória e o raciocínio, no computador ou dispositivo iOS. O Memorado usa os mais recentes métodos da neurociência do Global Cognition Initiative para o treinar para atividades do dia a dia, como decorar nomes ou compromissos e aguentar o stress.

Ler para aprender

Os livros também se adaptaram ao mundo digital sob duas formas: os ebooks e os audiobooks. A indústria dos livros em formato áudio ainda não está muito desenvolvida em Portugal, mas pode encontrar muitos títulos estrangeiros gratuitos na Librivox e pagos na Audible.

Os livros em formato digital estão mais divulgados e já se encontram em todas as livrarias online como a FNAC ou a Almedina. Project Gutenberg é um portal internacional de livros gratuitos em todas as línguas – também têm audiolivros e partituras digitais. Em Portugal, a Bibliotrónica Portuguesa é percursora neste sector. Para os mais profissionais aconselhamos a compra de um eReader, que permite ler durante horas sem a agressividade para os olhos de outros ecrãs, graças à tecnologia eInk. O modelo mais divulgado é o Kindle da Amazon.

Outras ferramentas essenciais

Há ainda mais duas ferramentas que não podem faltar a um autodidata dos tempos modernos. A Wikipédia, uma enciclopédia livre que está em permanente construção e verificação por toda a comunidade, muito adaptada ao ritmo do conhecimento moderno; e o YouTubeum grande repositório de vídeos curtos publicados pela comunidade. 

Nota: Este artigo foi feito em parceria com a Book in Loop.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.