Criado para preservar “milhões de páginas recolhidas da web desde 1996” e disponibilizando “um serviço público de pesquisa sobre esta informação histórica”, o Arquivo.pt voltou a abrir as candidaturas para os seus prémios de investigação.

Referindo que o sucesso de edições anteriores motivou que estes prémios passassem a ter periodicidade anual, esta iniciativa vai premiar projetos de investigação que usem material do seu acervo.

“Os trabalhos realizados devem ser aplicações práticas ou estudos baseados na informação acessível através do Arquivo.pt, que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web”, refere o website, frisando que os projetos “podem incidir sobre temas de qualquer área (ex. Educação, História, Sociologia, Comunicação, Saúde, Informática)”.

As inscrições estão abertas até 4 de maio e destinam-se a projetos individuais ou em grupo. Há um total de 15.000 euros de prémio: 10.000 euros para o 1º lugar, 3.000 euros para o 2º lugar e 2.000 euros para o 3º lugar.

A avaliar os projetos estará um júri composto por Celso Martinho, diretor de engenharia informática na Cloudfare, Gustavo Cardoso, sociólogo e professor no ISCTE, Miguel Avillez, investigador de astrofísica na Universidade de Évora, e Teresa Firmino, jornalista especializada em comunicação de ciência no jornal Público.

Os vencedores serão anunciados durante o Encontro Ciência 2021, com data a marcar ainda.

Pode inscrever-se neste formulário. O regulamento do concurso pode ser consultado aqui.