O evento Porto Fashion Night Out, que decorre dia 27 de setembro, das 18h às 23h30, leva uma robot até ao Passeio dos Clérigos. Mas não é uma robot qualquer: além das pestanas longas e do coração rosa no peito, a Sanbot é aquilo a que se chama “um robot de serviço”, ou seja, está programada para interagir com as pessoas.

A Sanbot, criada pela fabricante chinesa Qihan, chegou agora a Portugal para animar o lounge da cadeia hoteleira IHG – InterContinental Hotels Group, durante a “noite de compras mais famosa da Invicta”. Ao longo da noite, a robot Sanbot vai apresentar um Quizz aos convidados, possibilitando que ganhem uma oferta e também não vai negar selfies.

Com 20 quilos e 90 centímetros de altura, a Sanbot é um robot social, que pode ser personalizado, tendo um design simples e equipado com a mais recente tecnologia de inteligência artificial, capaz de exprimir emoções e de oferecer a melhor experiência na interação com as pessoas.

A Sanbot chega ao nosso país com o objetivo de ajudar as empresas a alavancar os seus negócios. Um setor que beneficia com este novo dispositivo é o setor turístico, no desenvolvimento de uma melhor experiência de hospitalidade aos turistas, com tradução simultânea, boas-vindas ou recolha de informação.

“Os robots de serviço são uma realidade incontornável da transformação digital e estão a massificar-se em todo o mundo. Em Espanha, estão já altamente estabelecidos, pelo que Portugal não pode ficar atrás nesta evolução tecnológica. A Sanbot foi concebida para facilitar o dia a dia das pessoas, não para as substituir no local de trabalho. Pode ser um *asset* valioso para as empresas, se bem explorado”, explica Eduardo Lucena, responsável da unidade de robótica da Beltrão Coelho, tecnológica portuguesa que representa a Sanbot em Portugal.

Este tipo de robot de serviço pode, também, ser configurado para funções de telepresença, através de chat de vídeo, tem colunas de som e está programado para encontrar uma estação de carregamento de bateria, desde que esta se encontre num raio de cinco metros.


The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt