Perante a audiência da Altice Arena, Alexandre Fonseca lembrou as palavras do fundador da Web no primeiro dia da cimeira, de que a sua "visão era de criar uma rede aberta para servir a humanidade", sendo para o presidente da operadora "exatamente a mesma visão que a Altice tem para Portugal".

Nesse sentido, o CEO deixou também votos de fazer com que, até 2020, 100% da população portuguesa tenha "acesso a fibra ótica, fazendo de Portugal, provavelmente, o primeiro país na Europa a chegar a 100% de cobertura da população". Alexandre Fonseca mencionou ainda que o objetivo é de que se estabeleçam "oportunidades iguais" e que se deixem "infraestrururas estratégicas para as próximas gerações".

Na segunda-feira, o criador da internet, Tim Berners-Lee, defendeu em Lisboa a criação de “um contrato” entre utilizadores, empresas e governos de todo o mundo para “tornar a ‘web’ num sítio melhor”, reduzindo desigualdades e melhorando questões como a privacidade.

“Temos de criar um contrato para a ‘web’. […] E esse deve ser um contrato com vários princípios para as pessoas se juntarem. Por isso, estou a pedir a vossa ajuda, seja através da vossa empresa ou por vocês próprios”, disse o responsável, que falava na abertura do evento. O engenheiro informático vincou ainda que "somos todos responsáveis por tornar a ‘web’ num sítio melhor”.

Foi nesse contexto que o criador defendeu este “contrato”, que tem como mote “Pela Web” (ou como ‘hashtag’ #fortheweb), visando criar valores de equidade e de segurança para todos os utilizadores da internet.

Fazendo um balanço em relação a estes quatro dias de Web Summit, o líder da Altice considerou que a parceria entre as duas entidades "elevou Portugal a uma posição de liderança no ecossistema do empreendedorismo mundial" e que o serviço de rede wifi instalado especialmente para o evento cumpriu "para lá das expetativas, providenciando conetivdade segura e de alta performance".

Quanto aos números da cimeira, Alexandre Fonseca mencionou o estabelecimento de 50.000 conexões simultâneas todos os dias à rede wifi, tendo nos primeiros dias havido mais de dois milhões de sessõese tendo sido transferidos 40 terabytes de informação. O CEO deixou claro que tais metas foram possíveis com o trabalho dos "150 engenheiros que nos últimos três meses estiveram a trabalhar para estabelecer esta infraestrutura de wifi altamente complexa".

A Web Summit termina hoje no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), sendo esperados mais de 70 mil participantes de 170 países naquela que é a terceira edição de 13 previstas em Lisboa.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Portugal e desde essa altura terá gerado um impacto económico de mais de 500 milhões euros.

Inicialmente, estava previsto que a cimeira ficasse por apenas três anos, mas em outubro deste ano foi anunciado que o evento continuará a ser realizado em Lisboa por mais 10 anos, ou seja, até 2028, mediante contrapartidas anuais de 11 milhões de euros e a expansão da FIL.


O SAPO24 é a marca de informação do Portal SAPO, propriedade da MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., detida pelo Grupo Altice]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.