"No total, candidataram-se a nível europeu 13 mil municípios, tendo sido atribuídos 2.800 vales – no valor de 15 mil euros cada –, o que significa que 21,5% dos candidatos foi contemplado com vales", refere o regulador.

"Portugal teve um resultado superior, com quase 50% dos municípios que se candidataram a receberem vales", adianta a Anacom.

A primeira convocatória desta iniciativa decorreu entre 07 e 09 novembro.

No início do próximo ano haverá a segunda convocatória e os municípios que não conseguiram vales agora poderão candidatar-se nessa altura, refere o regulador.

A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos.

Tal visa contribuir para a "redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos", e "o aumento do acesso aos serviços públicos ‘online’ que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais".

O financiamento europeu destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema 'wifi', ou seja, Internet sem fios.

"Para divulgar esta iniciativa junto das autarquias, a Anacom, em conjunto com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, organizou várias sessões de esclarecimento pelo país para dar a conhecer a iniciativa às autarquias locais", salienta o regulador.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.