Portugal lança, a 3 de maio, a primeira edição do “Choix Goncourt du Portugal”, que lhe permitirá avaliar romances finalistas ao Prémio Goncourt, numa iniciativa que contará com a presença de Leïla Slimani e do académico Tahar Ben Jelloun.
O Festival Política, que começa na sexta-feira em Lisboa sob o signo da “pós-democracia”, quer refletir sobre autoritarismos e sobre o papel dos cidadãos na construção democrática, disse à agência Lusa Bárbara Rosa, da direção artística.
A exposição Madonna: Deeper and Deeper" está em exibição até dia 27 de maio domingo, no espaço Mira, no Porto. Este sábado, dia 22 de abril, às 17h30h, o professor e artista plástico João Sousa Cardoso será o orador de uma conferência subordinada ao tema "Madonna: Uma Americana em Paris".
O novo processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial pela UNESCO deve ficar concluído e ser entregue à comissão nacional daquele organismo no final de maio ou início de junho, revelou hoje o município.
A Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com as Juntas de Freguesia e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresentam a 9ª edição do Festival Sons pela Cidade - Música em Festa, de 20 de abril a 21 de maio, com entrada livre.
Aumentar o conhecimento sobre as espécies de mamíferos do continente e saber quais as mais ameaçadas e as estáveis são dois dos principais objetivos do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental, que é hoje apresentado.
O Prémio Pessoa/2022, no valor de 60.000 euros, foi hoje entregue ao poeta João Luís Barreto Guimarães, que no seu discurso de agradecimento afirmou que seria um nome “improvável” para o receber.
A sétima edição do Festival Literário ELOS, em Nelas, lança o percurso literário António Lobo Antunes, reinaugura a biblioteca dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e promove encontros entre escritores e alunos, anunciou hoje a organização.
A "Poesia Completa" de Luiza Neto Jorge é publicada na quinta-feira, numa edição de Fernando Cabral Martins, que no prefácio realça a originalidade da autora de "Corpo Insurrecto" e a "verticalidade da palavra" na sua obra.
Uma exposição fotográfica sobre os locais visitados no Algarve, em 1980, por José Saramago pode ser visitada até 22 de abril na pequena cidade andaluza de Lepe, a 25 quilómetros da fronteira portuguesa, segundo um comunicado.
Poesia, teatro e concerto de Sérgio Godinho assinalam os 49 anos do 25 de Abril em Leiria, anunciou o município, que convidou para a sessão solene o antigo ministro Alberto Costa.
Maio de 1964. Num encontro de jovens das duas Alemanhas, Kaspar e Birgit apaixonam-se. Vivem-se dias radiosos de primavera e naquele momento tudo parece possível. As barreiras que dividem Berlim, porém, são inultrapassáveis e Birgit tem de abandonar tudo e fugir para o Ocidente para viver a sua hist
Sete associações de produtores, realizadores, argumentistas e cineclubes apelaram hoje aos ministros das Finanças e da Cultura para que permitam a abertura dos concursos de apoio ao cinema e audiovisual de 2023, que estão já em atraso.
A forma da artista plástica Lourdes Castro encarar a vida e a arte serviram de inspiração aos guitarristas André e Bruno Santos para o álbum-livro que editam esta semana, com a participação do teólogo e poeta Tolentino de Mendonça.
O português João Canijo venceu este sábado o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema Internacional do Uruguai, divulgou a Cinemateca Uruguaia, em Montevideu, que organizou o evento.
O guitarrista Mark Sheehan, 46 anos, da banda rock irlandesa The Script morreu na sexta-feira no hospital, após breve doença, anunciou em comunicado a banda, citado pela agência noticiosa Associated Press (AP).
A editora Tinta da China reedita, no próximo dia 20, o livro com os "icónicos cartoons" de João Abel Manta, dos anos de 1969 a 1979, no sentido de "celebrar Abril", anunciou a casa editora.
O diretor do Festival de Avignon, Tiago Rodrigues, disse que ser português terá influenciado negativamente a presença do teatro e da dança lusófonos na edição deste ano da mostra, mas terão "espaço forte" no futuro, pela sua "enorme qualidade".
Podemos reduzir o dinheiro a uma nota de cinco ou 10 euros? E a literatura a um conjunto de livros e histórias? Não. Ambos os conceitos são bem mais complexos, e os dois servem de fundo a “Confiança”, o mais recente romance de Hernán Díaz. Tomando como pano de fundo o sistema financeiro, os “loucos
O último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, em parceria com o The Next Big Idea, tem como tema principal o filme "Air", que estreou esta semana nas salas portuguesas. E além de se recordar o contrato celebrado entre Michael Jordan e a Nike nos anos 80, discutiu-se se existem narrativas
Os dois atores de Hollywood contracenam na série "Brother from another mother", em tradução livre "irmãos de mãe diferente". Mas não esperavam descobrir, depois dos 50 anos, que o título pode ser literal e biográfico.
Os autores Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Jorge Costa Pinto e Nuno Nazareth Fernandes, quatro nomes da música e cultura portuguesas, foram condecorados pelo Presidente da República, em Lisboa, revelou a Presidência da República.
No Japão do início do século XX, época em que se avizinham grandes mudanças no país, um jovem procura dar sentido à sua existência e perceber o que o rodeia, enquanto dá os primeiros passos na vida adulta. Esse rapaz, cujo nome não conhecemos, encontra num ancião, que também apenas conhecemos como M