Dois escritores de língua portuguesa estão entre os 70 nomeados para o Prémio Literário Internacional de Dublin 2023, a portuguesa de origem angolana Yara Monteiro, com “Essa dama bate bué”, e o brasileiro Luiz Ruffato, com “O verão tardio”.
A Ala dos Namorados, banda formada em 1992, regressa este ano aos palcos e aos discos, depois de "algumas interrupções de atividade e mudança na formação", com o músico João Gil e o cantor Nuno Guerreiro "ao leme" do projeto.
Neste episódio do podcast "Acho Que Vais Gostar Disto", a Mariana Santos, o Miguel Magalhães e o João Dinis sentam-se no divã para fazer um pouco de terapia ao falar de "Shrinking" ("Terapia Sem Filtros" em Portugal), série que estreou esta sexta-feira na Apple TV+ e cujos os dois primeiros episódio
Os especialistas que restauraram o interior da Catedral Metropolitana da Cidade do México revelaram esta sexta-feira que encontraram 23 caixas de chumbo que continham inscrições religiosas e relíquias, como pequenas pinturas e cruzes de madeira.
Os trabalhadores inscritos no registo dos profissionais da área da Cultura são hoje 2.158, menos 302 do que em outubro, disseram à Lusa representantes do setor, após uma reunião da comissão de acompanhamento do Estatuto dos Profissionais da Cultura.
O festival "menor" vai ter a sua primeira edição em fevereiro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, num programa centrado "no impulso inicial" que deu origem à música eletrónica.
As Capelas Imperfeitas, no Mosteiro da Batalha, vão ser intervencionadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para permitir "melhores condições de apresentação de concertos e outras atividades culturais", disse hoje a secretária de Estado da Cultura.
No ano em que se assinalam 25 anos da morte do escritor brasileiro Campos de Carvalho, conhecido como mestre do humor e do ‘nonsense’, a Tinta-da-China edita “O púcaro búlgaro”, primeiro livro do autor publicado em Portugal.
Neste episódio, passeamos com o arquiteto António Braga, de São Sebastião da Pedreira ao Campo Grande. Lisboa e os Lisboetas é um podcast produzido pela MadreMedia que vai levá-lo a conhecer os recantos da nossa capital. Em cada episódio, o anfitrião José Sá Fernandes e um (ou mais) convidados dão j
O musical "Amália, Dona de Si", agendado para domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, mostra os lados público e privado da cantora e fadista considerada a voz de Portugal, disse o encenador e dramaturgo Jaime Monsanto.
O Ritmo da Semente é uma peça interativa para crianças que junta música, teatro e explica a necessidade de todos os seres vivos terem tempo para crescer, contrariando a velocidade imposta pelo mundo cada vez mais digital.
O músico e compositor Miguel Araújo foi distinguindo com o Prémio José da Ponte 2023 da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo álbum “Chá lá lá”, editado no ano passado.
A programação do Coliseu do Porto para 2023 inclui 150 espetáculos, entre concertos, bailados, teatro, ópera, dança, comédia ou espetáculos infantojuvenis e pretende "dar continuidade às linhas programáticas fundamentais da intervenção" daquela casa de espetáculos.
Uma exclusiva e luxuosa estância destinada ao bem-estar é inaugurada numa ilha ao largo da costa inglesa, prometendo descanso e relaxamento totais a quem a frequentar – mas a própria ilha, conhecida como o Rochedo da Morte, tem um passado sombrio, e os rumores de que está amaldiçoada são mais do que
Fevereiro rima com aguaceiro, com braseiro, com rotineiro e com janeiro. Mas também rima com poesia, já que o nosso próximo convidado é João Luís Barreto Guimarães. O poeta junta-se É Desta Que Leio Isto a 23 de fevereiro, pelas 21h, naquela que é a estreia do nosso clube de leitura pelos terrenos d
O escritor angolano Pepetela começou a ser homenageado em Benguela, Angola, pelo evento Escritaria, um festival literário originalmente organizado na cidade portuguesa de Penafiel, que este ano se estreia, internacionalmente, naquele país africano, informou a organização.
A poesia completa de Luiza Neto Jorge, dois livros da Nobel da Literatura Annie Ernaux, "Como fazer frente a um ditador", da Nobel da Paz Maria Ressa, estão entre os títulos a publicar este semestre, pelo Grupo Porto Editora.
O evento literário Correntes d’Escritas, que se realiza na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, vai este ano soltar-se de todas as restrições provocadas pela pandemia de covid-19, recuperando o grande formato na presença de escritores e público
“O que aconteceria se todos os negros passassem a ser brancos” é a premissa da obra de ficção especulativa de 1931 “Negro nunca mais”, de George S. Schuyler, que satiriza o preconceito racial e que chegou a Portugal.
Eugénio de Andrade é “uma das figuras mais relevantes no panorama artístico de Portugal”, pela “alta qualidade da escrita” e pela “firmeza e exatidão da palavra”, segundo Federico Bertolazzi, um dos organizadores das comemorações do centenário do escritor.
Um dos mais acalmados nomes da literatura latino-americana, Fernanda Melchor, chegou esta semana a Portugal, com a publicação de “Temporada de Furacões”, um romance original e violento, que aborda temas como machismo, abusos sexuais e superstição no México.
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje António Ramalho Eanes, primeiro Presidente da República eleito em democracia, no dia do seu 88.º aniversário, por "décadas ao serviço do país".
Com um novo disco cá fora, no regresso a Portugal, a banda inglesa continuou no Campo Pequeno a celebração dos 15 anos do seu álbum de estreia (e mais popular) - “Inside In/Inside Out”. Um concerto que, quer pela energia, quer pela setlist, agradou a todos os fãs. “She Moves In Her Own Way” marcou o