A cidade de Coimbra é a partir de hoje a capital do desporto universitário europeu. O momento é assinalado quando falta exatamente um ano para o arranque dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUG), o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal.

4500 atletas, de 40 países, representando 350 universidades, com o apoio de mil voluntários, marcam presença em Coimbra, de 13 a 28 de julho de 2018, na quarta edição dos EUG, depois da estreia em 2012, em Córdoba (Espanha), da passagem por Roterdão (Holanda), em 2014, e mais recentemente, em 2016, por Zagreb (Croácia).

Ao todo, os Jogos Europeus Universitários reúnem 13 modalidades (masculino e feminino), o que sucede pela primeira vez numa competição multidesportiva em Portugal. Andebol, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3X3, Canoagem Sprint, Futebol, Futsal, Judo, Remo, Râguebi (Sevens), Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol são as disciplinas em competição.

“É uma oportunidade única para a cidade de Coimbra se posicionar como uma referência no desporto universitário, tanto a nível nacional como internacional”, sublinhou Mário Santos, Secretário-Geral do Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018.

Posicionar Coimbra como cidade para atletas-estudantes

A realização dos EUG implica um investimento de 4 milhões de euros na renovação das infraestruturas desportivas, com destaque para o Complexo Desportivo Universitário, com os Pavilhões 1, 2 e 3 a serem alvo de diversas renovações, para além do próprio Estádio Universitário, entre outros.

“O investimento realizado na renovação das infraestruturas desportivas mostra o compromisso da Universidade de Coimbra em reunir as condições para acolher atletas universitários que procuram conciliar a sua carreira académica com a desportiva”, conclui.

A este valor, acresce um orçamento operacional de cerca de 5 milhões de euros para “posicionar Coimbra como um local de excelência para receber estudantes universitários que querem, em simultâneo com o estudo, desenvolver as suas carreiras desportivas”, reforça em comunicado a organização, que “acredita que este evento será decisivo para o aumento dos alunos atletas-estudantes na Universidade de Coimbra, contribuindo assim para o sucesso do desporto nacional”.

No dia em que falta um ano para o arranque dos Jogos Europeus Universitários é lançado o sítio oficial na internet (www.eug018.com) onde se pode consultar toda a informação sobre o evento, os locais de competição, a cidade de Coimbra e durante os EUG 2018 poderá assistir-se ao live streming das provas.

Campeonatos Europeus Universitários servem de teste

Este será o grande evento que culminará um ano de enorme atividade desportiva na cidade do fado, dos amores e do conhecimento e que começará já este mês com três campeonatos europeus Universitários: Judo, Karaté e Taekwondo, entre os dias 25 e 27 de julho, e que decorrem nos pavilhões 1, 2 e 3 do Complexo Desportivo Universitário de Coimbra, nas margens do Rio Mondego.

Estes três dos 19 Campeonatos Europeus Universitários que decorrem um pouco por toda a Europa servem para testar a organização e as infraestruturas que acolherão algumas das modalidades dos EUG.

Em competição estarão cerca de 600 atletas das três modalidades, de 27 países europeus, em representação de 230 universidades.

Destaque para o atleta olímpico Rui Bragança e para Júlio Ferreira, Joana Cunha, Mário Silva, Jean-Michel Fernandes ou Nuno Costa.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.