De acordo com a sala de cinema, o prémio será entregue pelo diretor-geral da associação Europa Cinemas, Claude-Eric Poiroux.

A Europa Cinemas reúne mais de 2.530 salas de cinema de 41 países europeus e conta com apoios dos programas Europa Criativa e Eurimages.

Na semana passada, quando foram anunciados os vencedores dos diferentes prémios da Europa Cinemas, Claude-Eric Poiroux afirmou que se celebra "o rápido sucesso do Cinema Ideal, em Lisboa, agora um grande centro cultural no coração da cidade, e a confiança implícita que o seu diretor, Pedro Borges, colocou no cinema como o primeiro lugar para descobrir filmes".

"A abertura do cinema, num contexto económico difícil, é uma escolha corajosa e arriscada e uma declaração de confiança”, sustenta.

O Cinema Ideal funciona no espaço onde em 1904 nasceu a primeira sala de cinema de Lisboa. Depois de ter tido vários tipos de públicos e designações - Salão Ideal, Piolho do Loreto, Cine Camões e Cine Paraíso -, a sala reabriu ao público a 28 de agosto de 2014.

O prémio da Europa Cinemas "é tanto nosso como de todos os que nos apoiaram neste projecto, e em particular é uma ocasião em que queremos festejar o cinema português, europeu e em geral todo o bom cinema que ao longo de mais de dois anos aqui mostrámos", afirma Pedro Borges em comunicado.

A sessão de entrega do prémio acontecerá na antestreia o filme "Eu, Daniel Blake", de Ken Loach, Palma de Ouro este ano do Festival de Cannes.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.