A Rainha Isabel II de Inglaterra, apareceu ontem na primeira fila do desfile do “designer” de moda britânico Richard Quinn, na Semana de Moda de Londres. Esta foi a primeira vez que a rainha surpreende todos ao marcar presença num desfile de moda.

Com 91 anos, sentou-se ao lado da diretora da edição norte-americana da revista "Vogue", Anna Wintour, que tem por hábito usar óculos de sol nos desfiles de moda. Ontem, mesmo sentada ao lado da rainha, a editora não retirou os óculos, o que lhe valeu uma onda de críticas no Twitter.

Há quem considere considere, especialmente no Twitter, a utilização de óculos de sol junto à Rainha uma “completa falta de respeito”.

“Esta é a fotografia mais querida de sempre da Rainha. Mas a Anna Wintour precisa de tirar os óculos de sol. É tão rude”, escreve Camilla, uma utilizadora do Twitter.

“Anna Wintour devia ter tirado os óculos de sol, é desrespeitoso para a rainha, ela podia ter aberto uma exceção hoje”, acrescenta Latifa E. Al Bin Ali.

Contudo, existe uma razão, que vai além da estética, que justifica a utilização dos óculos de sol. Em 2009, Anna Wintour disse ao programa 60 minutos que os óculos são “seriamente úteis”. “Eu posso sentar-me no desfile e ficar aborrecida que ninguém vai notar. A certa altura, os óculos tornam-se uma armadura”, acrescenta Wintour.

A rainha deslocou-se à Semana de Moda um dia depois de ter promovido uma receção no palácio real de Buckingham, em Londres, na qual reuniu vários “designers” de moda, um evento celebrativo da Commonwealth, a comunidade britânica de nações, que é constituído por 53 países, dos quais Isabel II é a chefe de Estado de 15 países, além do Reino Unido.