As iluminações de Natal de Lisboa vão ser ligadas esta sexta-feira, 29 de novembro, pelas 18h00, na Praça do Comércio, na presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e da presidente da União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), Maria de Lourdes Fonseca. E, se pretender, pode deslocar-se até uma das mais emblemáticas praças da cidade para viver também este momento mágico.

Mas não se fala apenas de luzes. Há também "a famosa árvore de Natal de 30 metros, equivalente à altura da Torre de Belém", que se vai acender no momento em que são ligadas mais de dois milhões e 350 mil lâmpadas LED — que permitem uma poupança energética na ordem dos 80%, diz a Câmara Municipal em comunicado.

Para ter uma ideia, estas lâmpadas têm um comprimento total de cordão de luz de aproximadamente 27 km, o equivalente a um pouco menos do que a viagem entre Lisboa-Cascais.

A iniciativa conta ainda com um desfile de Natal, cujo trajeto passará pela Praça do Comércio, decorada com a tradicional árvore de Natal, seguindo depois pela Rua Augusta, Praça D. Pedro IV (Rossio) , Rua do Carmo, Rua Garrett, e terminará na Praça Luís de Camões.

Onde pode ver luzes em Lisboa?

As avenidas

Av. Almirante Reis, Av. da República, Av. do Uruguai (desde a Pastelaria Evian até à Estrada de Benfica), Av. Fontes Pereira de Melo; Av. Grão Vasco; Av. Guerra Junqueiro; Av. Igreja (da Av. Roma até à Av. Rio de Janeiro); Av. João XXI; Av. Liberdade; Av. Roma (entre a Praça de Londres e a Av. Estados Unidos da América).

Os largos e praças

Fachada da Câmara Municipal de Lisboa; Largo do Chiado; Largo Camões; Largo do Intendente Pina Manique; Largo do Calvário; Marquês de Pombal; Praça do Comércio; Praça do Chile; Praça de Alvalade; Praça do Município; Praça dos Restauradores; Praça Duque Saldanha; Praça da Figueira; Praça de Londres; Praça do Príncipe Real (do jardim do Príncipe Real até ao Jardim da Igreja); Rossio; Terreiro do Paço - Árvore de Natal gigante.

As ruas

Rua do Carmo; Rua da Misericórdia; Rua do Ouro; Rua da Prata; Rua Augusta; Rua de Belém; Rua Castilho (desde a Rua Alexandre Herculano até Rua Joaquim António de Aguiar); Rua D. Duarte; Rua D. Pedro V (do jardim de S. Pedro de Alcântara até ao Jardim Príncipe Real); Rua da Palma; Rua dos Fanqueiros; Rua Ferreira Borges; Rua Garrett; Rua Morais Soares (desde a Praça do Chile até à Paiva Couceiro); Rua Nova do Almada; Rua Pascoal de Melo.

Mas nem só de iluminação vive Lisboa... há também de feiras de Natal

Além de ver as luzes espalhadas pelas avenidas, praças e ruas, vai poder ver também várias feiras de Natal, que se espalham por toda a cidade.

Duas delas têm sido, nos últimos anos, as maiores atrações da cidade: a Wonderland e a Diverlandia.

Wonderland Lisboa, de 30 novembro 2019 a 5 janeiro 2020

Da roda gigante à pista de gelo, o Parque Eduardo VII transforma-se numa "encantadora aldeia de Natal". Além da diversão para miúdos e graúdos, o mercado também conta com as habituais bancas com produtos regionais, roupa, acessórios e peças de artesanato. Pode consultar os horários e mais informações aqui.

Diverlandia, de 6 de dezembro de 2019 a 5 de janeiro 2020

A Diverlandia é a maior feira popular indoor do país, na FIL, com "diversão para todas as idades". O espaço pretende relembrar os tempos de verão nas festas populares que acontecem um pouco por todo o país, não esquecendo, claro, o Natal. Pode consultar os horários e mais informações aqui.

A FIL recebe também a Natalis, entre 4 e 8 de dezembro.

Mas existem outras feiras e mercadinhos a visitar, pelo que deixamos mais sugestões:

Feira d'Ávila de Natal, no Campo Pequeno, nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de dezembro, das 10h às 19h.

Feira de Natal, no Mercado Rosa Agulhas, de 17 a 21 de dezembro, das 9h às 19h.

Feira de Produtos Regionais, no Largo do Calvário, de 18 a 22 de dezembro, das 10h às 20h.

Mercado do Bairro de Natal, no Campo Pequeno, de 10 a 12 de dezembro, das 10h às 19h.

Mercado da Baixa — Edição Especial de Natal, na Praça da Figueira, até 22 de dezembro, das 10h às 22h.

Mercado Crafts & Design, no Jardim da Estrela, nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro, das 10h às 18h.

Mercado Get Zen Natal, no Mercado Santa Clara, no dia 1 de dezembro, das 10h às 19h. .

Mercado de Natal, na Praça de Touros do Campo Pequeno, nos dias 1 e 2 de dezembro, das 11h30 às 21h30.

Mercado de Natal em Alvalade, na Avenida do Largo da Igreja, de 4 a 17 de dezembro, das 10h às 20h.

Mercado de Natal de Benfica, no Jardim do Mercado, de 11 a 15 de dezembro, das 10h às 20h.

Mercado de Natal de Carnide, no Jardim da Luz, nos dias 12 e 13 de dezembro, das 18h às 23h; 14 de dezembro, das 12h às 23h e no dia 15, das 12h às 20h.

Mercado de Natal de Marvila, na Rua Luiz Pacheco, no dia 5 de dezembro, das 9h às 20h; 6 de dezembro, das 9h às 00h; 7 de dezembro das 13h à 1h e dia 8 de dezembro das 13h às 20h.

Natal no Adamastor, no Miradouro de Santa Catarina, até 29 de dezembro, de quinta a sábado, das 10h às 19h.

Natal Solidário, no Convento dos Cardaes, até 15 de dezembro, aos sábados e domingos, das 12h às 19h.

Palácio de Natal, no Palácio Baldaya, de 5 a 8 de dezembro, das 10h às 20h.

Xmas Time Market, no Time Out Market, de 7 a 9 de dezembro, das 11h às 21h.

(Embora não seja em Lisboa — mas muito perto — há também a "Capital do Natal" em Oeiras, que começa esta sexta-feira, dia 29 de novembro e termina a 12 de dezembro. Veja mais informações aqui).

"Descobrir a cidade a cantar o Natal": Os concertos, workshops e visitas que Lisboa tem para oferecer em dezembro
"Descobrir a cidade a cantar o Natal": Os concertos, workshops e visitas que Lisboa tem para oferecer em dezembro
Ver artigo

E, por fim, a música de Natal pela cidade

A magia da quadra natalícia também se faz com música. A Câmara preparou um programa com concertos, oficinas e visitas ao património cultural da cidade, entre os dias 01 e 21 de dezembro. O tema é "Descobrir a cidade a cantar o Natal".

Em Lisboa, o ponto alto são os já tradicionais concertos nas igrejas e outros locais de culto, como o Centro Ismaili de Lisboa e o Templo Radha Krishna. Com entrada livre, o roteiro musical tem lugar entre os dias 1 e 21 de dezembro. Este ano, são sete as igrejas que recebem a música de orquestras e coros. Pode ver mais informações aqui.

Para ajudar à festa, também o Metro de Lisboa tem programadas algumas atividades em várias estações, entre música e bailados. Por isso, programe bem as viagens e aproveite o espírito natalício.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.