Carter Wilkerson é um jovem americano de 16 anos como tantos outros. No entanto, desde o início do mês passado, Carter — ou melhor, um tweet seu nessa rede social — é um fenómeno no Twitter. Com a intenção de ter um ano de nuggets grátis na sua cadeia de fast food preferida, a Wendy's, Carter perguntou à marca, a 5 de abril, quantos retweets tinha de ter para conseguir nuggets de graça durante um ano. E não ficou sem resposta: 18 milhões, retorquiu a cadeia americana.

Aquilo que começou por ser uma brincadeira, atingiu contornos surpreendentes. Neste momento Carter Wilkerson já ultrapassou o recorde de Ellen DeGeneres (conseguido com a afamada selfie na cerimónia dos Óscares de 2014) e detém o maior número de retweets da rede social. Quando o tweet passou os 3,43 milhões de retweets, a cadeia de fast food disse que ia dar a Carter os nuggets grátis durante um ano, mesmo que ficasse longe dos 18 milhões.

Esta campanha atingiu, ainda, contornos sociais. Se Carter conseguisse atingir o seu objetivo, a cadeia de fast food doava 100 mil dólares para a Dave Thomas Foundation for Adoption, uma associação que ajuda crianças a encontrarem uma família.

No Twitter, a associação agradeceu "o gosto [de Carter] pelos nuggets" e frisou o facto de, com isso, "ser possível encontrar mais famílias adoptivas para as crianças".

Quanto a Ellen DeGeneres, a apresentadora e comediante recebeu Carter no seu programa e brincou com a situação, dizendo que, além de manter perto os amigos, "é bom manter os competidores do Twitter ainda mais perto". Para reconhecer o feito, ofereceu a Carter uma televisão nova e um ano de roupa interior da sua marca. Contudo, a apresentadora ainda não estava pronta para desistir do seu título, pelo que pediu aos seus seguidores que "fizessem a vontade a Carter", mas não sem retweetar a sua famosa selfie dos Óscares.

Numa entrevista, Carter mostra que é o típico adolescente americano que se prepara para os exames, é o capitão da equipa de futebol e leva a namorada ao baile de finalistas. Mas, mais do que isso, começa a ser conhecido como o "Nugget Kid" ["Rapaz dos Nuggets"]. Já sobre os seus colegas de turma diz que "devem sentir muita inveja". Afinal, "quem não quer ser o 'Rapaz dos Nuggets'?", ironiza.

Com esta fama repentina, o jovem ressalta o facto de ser importante "usar a Internet para o bem". Deste modo, tem vindo a encorajar os seus seguidores a fazerem doações para a Pinnocchio's Moms on the Run, uma associação que ajuda mulheres que lutam contra o cancro. Para chamar a atenção, começou também a vender t-shirts na sua página e todo o dinheiro angariado vai para a mesma associação que ajudou com o famoso "tweet dos nuggets".