Segundo a autarquia, a iniciativa pretende contribuir para a promoção turística da cidade, recorrendo a uma recriação histórica do período medieval, no que diz respeito às temáticas relacionadas com a figura da Rainha Santa Isabel (séculos XIII/XIV).
A Rainha Santa Isabel morreu no dia 04 de julho de 1336, em Estremoz, no distrito de Évora.
O “Festival da Rainha – V Feira Medieval de Estremoz”, que pretende também contribuir para a dinamização do centro histórico da cidade, começa no sábado, às 10:00, com um cortejo entre a escola secundária e o Largo D. Dinis, passando pelo mercado tradicional, no Rossio Marquês de Pombal.
A iniciativa termina no domingo, com o desfile de encerramento, às 19:30.
Além de desfiles, o programa inclui espetáculos musicais, danças de romaria e orientais, demonstrações de falcoaria e torneios de armas a pé e a cavalo.
Com entrada gratuita, o evento conta com vários espetáculos, entre os quais “No Reino do Fogo” e “O Caminho da Rainha”.
Durante o festival, vão decorrer também outros momentos de animação no recinto, que conta com artesãos, mercadores e tabernas.
Uma exposição intitulada “À descoberta de Estremoz medieval” vai estar patente ao público, no Museu Municipal, e os visitantes do certame podem ainda observar a mostra “Estremoz Medieval, pelos artesãos de Estremoz”, na Galeria D. Dinis.
A iniciativa é promovida pelo município e pela Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz (Curso Técnico de Turismo e Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural).
Comentários