Na primeira semifinal, que será transmitida hoje à noite em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem, por ordem de apresentação: “Love in on my side” (tema composto por Tatanka e interpretado por The Black Mamba), “Na mais profunda saudade" (Hélder Moutinho/Valéria), “Claro como Água” (Stereossauro/Mema.), “Cheguei Aqui” (Anne Victorino D’Almeida/Nadine), “Girassol” (composto e interpretado por Marôco), “Dia Lindo” (Fábia Maia), “Livros” (Irma), “Saudade” (Karetus/Karetus e Romeu Bairos), “Contramão” (Filipe Melo/Sara Afonso) e “Mundo” (Ian).

Destas canções, serão escolhidas cinco para a final, marcada para 6 de março, e que, ao contrário de anos anteriores, irá acontecer em estúdio e sem público, devido à pandemia da covid-19.

A apresentação ficará a cargo de Sónia Araújo e Jorge Gabriel e a noite terá também a atuação de Dora, que 35 anos depois regressa ao palco do Festival para interpretar a canção vencedora da edição de 1986: “Não Sejas Mau Para Mim".

Na segunda semifinal, marcada para 27 de fevereiro, também nos estúdios da RTP em Lisboa, competem outras dez canções. Nesse dia serão escolhidos os restantes cinco temas que disputarão a final.

Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos - os cantores Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho e Rita Guerra, a fotógrafa Rita Carmo e a radialista Vanessa Augusto - foram escolhidos pela RTP.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

A música “Medo de Sentir”, interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, venceu em 2020 o Festival da Canção e deveria ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que estava previsto para os Países Baixos, mas que foi adiado um ano devido à pandemia da covid-19.

Em 2021, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países. As semifinais da 65.ª edição do festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.

Passados cinco meses sobre a edição do single “Coração”, que saiu depois da vitória no Festival, Elisa que apresentará este sábado a sua nova canção, “Na Ilha”, um tema "marcado pela nostalgia que nos remete para as nossas melhores memórias de infância".

Para antecipar o arranque do concurso, a partir das 15h00, a RTP1 vai transmitir a emissão especial "Hoje Há Festival". "Em dia de Festival da Canção vamos reviver em 'Hoje Há Festival' os grandes momentos do maior evento de música nacional desde a sua primeira edição, bem como as músicas vencedoras. Por qui vão passar os protagonistas da história da festa da música da RTP, programa que poderá acompanhar durante a tarde em dias de Semifinal e Final do Festival da Canção de 2021", promete a estação pública.

* Com Lusa