A fêmea de 6 metros de comprimento — medidas idênticas às de Deep Blue, um dos maiores tubarões já avistados — apareceu de surpresa na terça-feira, dia 15, entre outros tubarões, na ilha de Oahu, no Havai.

"Estávamos a observar alguns [tubarões tigre] e foi aí que ela apareceu e todos os outros tubarões se dispersaram, [tendo depois] começado a raspar no barco", recordou a mergulhadora Ocean Ramsey em entrevista ao Honolulu Star Adviser.

"[Ela] era simplesmente esta gigantesca beleza delicada que queria utilizar o nosso barco como poste para se coçar", disse Ramsey. "Chegamos ao amanhecer e ela ficou connosco praticamente o dia todo", continuou.

A mergulhadora revelou ainda que a fêmea estava "enorme", possivelmente grávida.

Os grandes tubarões brancos são raros no Havai, uma vez que água é quente comparativamente com a da costa do Pacífico da Califórnia, onde se alimentam de leões marinhos e elefantes marinhos, segundo Ramsey. E este espécime em concreto, acrescentou, é ainda mais raro devido ao seu tamanho peculiar.

Outro aspecto que surpreendeu Ramsey foi a presença de golfinhos na área — geralmente evitam estar próximos dos grandes tubarões brancos. "Estavam dois golfinhos por perto, que batiam as suas barbatanas e giravam em torno do seu nariz. E não a deixavam em paz, estavam a divertir-se bastante", revelou.

Segundo sugere a reportagem da Honolulu Star Adviser, Ramsey ficou especialmente emocionada porque, tendo por base o tamanho e as marcas do tubarão em causa, a mergulhadora acredita que se trata de Deep Blue, um tubarão fêmea com quem nadou durante uma investigação na Ilha de Guadalupe, no México.

"Estou sem palavras. É emocionante constatar que é provavelmente o tubarão branco mais gentil que já vi. Na verdade, as fêmeas grávidas são as mais seguras porque já viram de tudo — nós, inclusivamente".

Segundo Ramsey, os tubarões só mordem seres humanos quando estão curiosos ou confundem as pessoas com suas presas naturais. "É por isso que a apelido de tubarão avó."

[Notícia corrigida às 11h37. Corrigia a frase "Haviam dois golfinhos que estavam por perto" para "Estavam dois golfinhos por perto"]