Promovido pela Câmara de Odemira e Fundação Amália Rodrigues, o evento "Odemira recorda Amália" (1920-1999) pretende homenagear a fadista, que construiu nos anos 70 do século XX a sua casa de férias no Brejão, freguesia de São Teotónio, no litoral alentejano.
“Sempre que podia ter liberdade de palco, Amália Rodrigues refugiava-se na sua casa de férias e chamava a si pessoas da terra que privavam com ela e com quem passava longos períodos de tempo”, explicou hoje à agência Lusa Deolinda Seno Luís, vereadora do município, que organiza o evento há três anos.
A ligação da "rainha do fado" a esta localidade do litoral alentejano e os "fortes laços de amizade que mantinha com a população" levaram Amália Rodrigues a deixar em testamento “parte dos seus bens” para a construção de um posto médico no Brejão.
“Esse desejo, expresso em testamento, veio a concretizar-se e foi criado o posto médico que está sediado nas instalações da Associação de Desenvolvimento Económico e Cultural do Brejão e os custos relativos à deslocação do médico, uma vez por mês, são pagos pela Câmara de Odemira”, referiu a autarca.
No sábado, a memória associada a Amália Rodrigues é recordada com visitas guiadas à casa de férias da fadista, entre as 15:00 e as 17:00, seguindo-se uma missa campal, junto à residência.
“Com esta iniciativa, que procura dar retorno à Amália pelo que ela deu à terra, permitimos que, uma vez por ano, as portas da casa de férias sejam abertas ao público e o regresso de quem privou com aquela casa”, explicou Deolinda Seno Luís.
No mesmo dia, às 18:30, serão inauguradas pinturas murais dedicadas ao percurso artístico e de vida da fadista, da autoria do artista Ivo Santos (Smile), projetadas, durante o mês de agosto, nas empenas de habitações, no Bairro Social do Brejão.
“Este ano, quisemos, através da 'street art', perpetuar a evolução histórica da sua carreira, com imagens de Amália, aos 20 anos, com uma guitarra portuguesa, aos 40 anos, a contemplar o mar no canto da piscina na casa do Brejão, e, numa fase final da sua carreira, onde surge de braços abertos e de microfone a cantar”, disse.
A iniciativa "Odemira recorda Amália" termina com uma noite de fados, no Centro Sociocultural do Brejão, a partir das 22:00, com a participação dos fadistas Joana Luz e Hélder Moutinho.
Comentários