Organizado pela associação local Backdoor Club, em parceria com a Câmara Municipal de Espinho, o evento tem este ano a sua primeira edição, adota como designação oficial uma expressão que pode traduzir-se por "Pistões & Aletas" e, entre as 22:00 de hoje e as 24:00 de domingo, concentra toda essa oferta de atividades na Alameda 8.

"O 'Pistons & Fins' é inspirado no maior evento do género, que é o 'Wheels and Waves' de Biarritz, em França", e promete contagiar a cidade com boa música e boa disposição", explicam os promotores da iniciativa.

Hoje, o evento propõe apenas um concerto por "The Dixie Boys" e um DJ set por "The Beauty and the beast", mas no sábado o programa arranca às 10:00 com um "surf meeting" competitivo na Praia das Sereias, a abertura da área reservada para "street food" e gin, uma exposição de motores e duas atuações musicais a partir do pôr-do-sol, com a sessão de DJ "Avant Garde" e a banda "The Cover Van".

Para as 14:00 está previsto um dos destaques da iniciativa: uma "drag race" com veículos adaptados só acessível a quem previamente se inscrever para o efeito no site oficial do evento.

Segundo a organização do "Pistons & Fins", "as competições de 'drag racing' são conhecidas em Portugal como provas de aceleração e têm como objetivo percorrer uma certa distância no menor tempo possível". No caso de Espinho, o trajeto será de aproximadamente 150 metros e deverá constituir um momento de particular "convívio e maluqueira" entre participantes e espectadores.

Já o programa de domingo, por sua vez, começará com o passeio de motos "Loud Pipes and Smoke /Escapes Largos e Fumo", que irá percorrer "os locais mais emblemáticos da cidade de Espinho", num percurso com cerca de 10 quilómetros de extensão e uma hora de duração.

No terceiro dia do evento mantém-se a exposição de carros e uma nova ronda de provas de surf e corridas "drag", mas haverá também as respetivas sessões de entregas de prémios, antes do encerramento da iniciativa com o espetáculo "One Man Show" de Ricardo Cavalera, em palco a partir das 22:30.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.