Inspirados pelo prazer de ouvir e partilhar histórias, mas também por fenómenos norte-americanos como "The Moth" ou "This American Life" (co-produzido pela Chicago Public Radio), há cerca de um ano, David Cristina e João Dinis — mestre de cerimónias e produtor, respetivamente — estreavam o "Conta-me Tudo": um espetáculo ao vivo, onde vários convidados (e o próprio David Cristina) partilham em palco histórias pessoais, muitas vezes privadas, sem recurso a cábulas ou auxiliares de memória.

Em formato de storytelling (cada história tem uma duração média de 15 minutos) assistimos a relatos de episódios vividos na primeira pessoa, que podem ir das gargalhadas histéricas às lágrimas emocionadas numa questão de minutos. Uma experiência imersiva, quase voyeur, na vida do "contador", da qual o espetador sai sempre mais rico do que entrou (nem que seja com mais uma história para contar).

A escolha é variada: acompanhar o surreal primeiro parto de Rita Marrafa de Carvalho ou privar com Jamiroquai no meio de um improvável salvamento de uma ovelha, protagonizado por David Cristina? Cambalear pelas memórias de tournée de Manuel João Vieira ou partir na vertiginosa viagem a Cuba de Helena Canhoto? Emocionar-se com as histórias de guerra de David Cristina (pai do humorista) ou refletir sobre as pesadas escolhas de Miguel Neves? Uma coisa é certa: todas as histórias são verdadeiras (pelo menos na medida das recordações de cada um).

Ao vivo, o "Conta-me Tudo" põe à prova 4 convidados por noite, que variam a cada espetáculo, flutuando por vários espaços da noite lisboeta. Os eventos circularam pelo Lisboa Comedy Club, pelo Titanic Sur Mer e pelo Fontória Club Bar & Disco, mas o melhor é confirmar onde será o próximo na página de Facebook.

São já 34 as histórias convertidas em episódios do podcast homónimo, que sai às segundas-feiras, e que pode ser encontrado no iTunes e em plataformas Android-friendly como o Mixcloud, Stitcher ou Overcast.

O salto para televisão dá-se amanhã, dia 6 de outubro, pelas 23h, no Canal Q, que exibirá uma seleção de histórias contadas ao vivo, todas as quintas-feiras.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.