Uma viagem pelos férteis anos 1990. O ArrábidaShopping, à beira da ponte com o mesmo nome, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, traz o músico norte-americano Prince para o meio das lojas. Prince Roger Nelson é o protagonista de uma exposição fotográfica inédita em Portugal que promete mostrar alguns dos períodos mais irónicos da carreira do artista, que morreu em abril de 2016.

A exposição é curada por Ana Moura e Cristina Carrillo de Albornoz Fisac. Esta última, crítica de arte e curadora de vários museus e galerias, diz mesmo que “a exposição revela o lado mais íntimo e sedutor do lendário músico de Minneapolis: criativo, brincalhão, irreverente, extrovertido, mas também terno e um génio introspetivo. Este é o resultado da relação única entre Steve Parke e o cantor. Ele trabalhou lado a lado com Prince ao longo de 13 anos como diretor de arte no seu estúdio em Paisley Park”.

Steve foi responsável por muita da memória visual de Prince durante os treze anos que esteve com o músico na casa-estúdio Paisley Park. Criou e desenhou capas de álbuns, guitarras de pintura manual, merchandising, desenho de tours e vídeos, entre outras tarefas improvisadas pelo caminho.

Steve Parke estará também no Arrábida na inauguração da mostra. Virá à Almedina apresentar o livro Picturing Prince: An Intimate Portrait by Steve Parke [Retratando Prince: Um Retrato Íntimo por Steve Parke].

Para além das fotografias, Ana Moura é o grande destaque do cartaz musical paralelo da exposição. Está prevista “uma atuação num registo de conversa cantada em tom intimista de alguns versões de Prince, assim como a partilha de histórias, no dia da inauguração”, explica a organização.

“Vamos celebrar esta grande lenda da história da música”, diz Ana Moura, citada em comunicado. “Vão poder ver a exposição, com uma seleção de fotografias raras e inéditas. Vão existir também momentos musicais, filmes, histórias e algumas surpresas preparadas por mim”, acrescenta ainda a fadista.

As imagens inéditas são da autoria de Steve Park, diretor de arte do músico durante 13 anos, e são disponibilizadas pela Iconic Imagens, uma agência de gestão de arquivos fotográficos do mundo. O centro comercial gaiense recebeu no ano passado, em condições semelhantes, a exposição ‘Iconic Bowie’, com imagens do músico britânico.

A exposição fica no centro comercial até 2 de novembro e durante estes dois meses terá uma programação paralela: com música e cinema. O HardClub Porto recebe já no dia 5 de setembro o Tributo SYMBOL(IC) Prince - Fred Ferreira & Friends, uma festa e tributo de vários músicos, coordenada por Fred Ferreira, numa co-produção com a casa portuense. O djset de Kalú dos Xutos & Pontapés e atuações de vários músicos convidados, como GON, André Indiana, Nick Nicottine, Alex D'Alva Teixeira, entre outros, são o grande destaque.

Já as salas de cinema do centro comercial acolhem um ciclo com vinte títulos com Prince, “que prometem fazer reviver filmes marcantes em grande ecrã”, escreve a organização.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.