O pedido, que foi disponibilizado à AFP nesta quinta-feira, procura permissão para realizar “casamentos, jantares, reuniões e eventos associados” num prédio próximo ao castelo, conhecido como Queen's Building.

Se as autoridades locais de Aberdeenshire aprovarem o pedido numa reunião marcada para 30 de outubro, o local poderá receber até 277 convidados na parte interna e mais 144 num pátio externo.

O pedido inclui permissão para vender bebidas alcoólicas e tocar música “até 00H30” e específica que “tais eventos serão raros durante o ano”.

O Queen's Building, localizado na parte norte do castelo e próximo aos estábulos, foi construído na década de 1980 para abrigar a equipa e a sua sala de jantar. No ano passado foi alvo de obras para se tornar um restaurante para os visitantes.

A propriedade Balmoral, onde a rainha Isabel II morreu a 8 de setembro de 2022, aos 96 anos de idade, estende-se por 20.000 hectares de planícies, bosques e terras agrícolas no norte da Escócia, cerca de 31 quilómetros a oeste de Aberdeen. Foi a residência real favorita de Isabel II durante a sua vida.

Esta propriedade privada do monarca, foi adquirida pelo Príncipe Albert, marido da Rainha Vitória, em meados do século XIX, e tem sido a residência de verão favorita da família real desde então.

Os seus jardins estão abertos ao público desde essa altura.