"A Associação Internacional de Lions Clubes – Distrito Múltiplo 115, Fundação Lions de Portugal, e a Guerra e Paz Editores têm a honra de anunciar a abertura das candidaturas ao Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2024, prémio que tem um valor monetário de dois mil e quinhentos euros, atribuído ao autor da obra premiada", foi anunciado em comunicado.

Pedro Mexia e “A Terra Devastada” no É Desta Que Leio Isto. Inscreva-se já e faça parte desta conversa
Pedro Mexia e “A Terra Devastada” no É Desta Que Leio Isto. Inscreva-se já e faça parte desta conversa
Ver artigo

As candidaturas — que abriram a 1 de outubro e encerram às 23h59 de 30 de novembro — vão ser recebidas apenas por email, o que "facilita a participação dos autores". Apenas serão consideradas candidaturas nos géneros "Novela e Romance". Todo o regulamento pode ser consultado aqui.

Além do prémio monetário, "a Guerra e Paz editores publicará a obra vencedora, tal como publicou já o romance Vidas por Fios, de José Martinho Gaspar, vencedor da edição de 2019, Os Dentes do Tejo, de Evelina Gaspar, romance vencedor do Prémio de 2020, o romance vencedor de 2021, A Desaparecida, de Ricardo Lemos, Periferia, de Catarina Costa, romance vencedor de 2022 e O Lixo dos Outros, romance de João Albano Fernandes, vencedor de 2023".

De recordar que o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal "foi criado em 2011 e destina-se a premiar e publicar uma novela ou um romance de autores portugueses, tanto de autores estreantes como de autores já com obra publicada, com a condição de que sejam inéditos".

O vencedor da edição de 2024 será anunciado em maio, antes da Feira do Livro de Lisboa.