O humorista Chris Rock subiu ao palco para anunciar o Óscar de Melhor Documentário, na 94.ª edição dos Óscares, e fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith e uma sequela de “G.I. Jane”, numa referência à sua cabeça rapada. Pinkett-Smith sofre de alopecia, uma condição que causa queda de cabelo.
Em palco, Rock tentava minimizar a situação: "Will Smith acabou de me dar 'uma boa'", afirmou, acrescentando que aquele tinha sido um momento para "a história da televisão".
Nos minutos seguintes, entre o público e a imprensa acreditada, gerou-se a dúvida sobre se o que tinha acontecido fora combinado e fazia parte do número de comédia de Rock.
Minutos depois, Will Smith voltaria a subir ao palco para receber o seu primeiro Óscar de Melhor Ator pelo papel em "King Richard", o filme que conta a história do pai das famosas tenistas Venus e Serena Williams.
Os candidatos a melhor ator eram Javier Bardem, por “Being The Ricardos”, Benedict Cumberbacth, por “O Poder do Cão”, Andrew Garfield, por “Tick, Tick... Boom!", Will Smith, por “King Richard”, e Denzel Washington, por “The Tragedy of Macbeth”.
Ator Will Smith pede desculpa à Academia e à família Williams sem citar Chris Rock
O ator Will Smith, ao receber o Óscar de Melhor Ator, pediu desculpa à família das tenistas Venus e Serena Williams, na base do filme que lhe deu o prémio, depois de ter agredido o comediante Chris Rock.
"A vida imita a arte e eu tornei-me um pai louco, como o meu personagem", disse Will Smith, ao receber o Óscar de Melhor Ator, pelo desempenho em "King Richard", filme centrado na família das tenistas Venus e Serena Williams, e na determinação do seu pai, Richard Williams, em formar campeãs.
"Espero que a Academia volte a convidar-me", acrescentou Will Smith, minutos depois de ter reagido com violência a uma piada de Chris Rock, sobre a sua mulher, mas sem incluir o comediante no pedido de desculpas.
Durante o discurso, em lágrimas, o ator pediu desculpa à Academia e aos nomeados, e tentou justificar o seu comportamento, mas sem falar diretamente da agressão.
"Richard Williams foi um corajoso defensor da sua família", disse, numa referência ao pai das irmãs Williams, papel que desempenha e lhe deu o Óscar.
"Por vezes, é preciso aturar insultos, e é preciso continuar a sorrir e a dizer que está tudo bem", acrescentou o ator.
Will Smith mencionou igualmente o ator Denzel Washington, que o tentou acalmar, lembrando-lhe que, "no momento mais alto, é quando o diabo nos tenta".
A emissão televisiva, que corria com 'delay', teve um corte de alguns minutos, durante grande parte dos acontecimentos, a que se seguiu um intervalo publicitário, mas pôde ser vista em algumas plataformas e depressa as imagens em causa chegaram às redes sociais.
A apresentadora Amy Schumer retomou a emissão, brincando com o tempo que tinha demorado a mudar de vestido: "Escapou-me alguma coisa?", perguntou.
Lista dos vencedores da 94.ª Edição dos Óscares:
- Melhor Filme
“CODA - No Ritmo do Coração”
- Melhor Realização
Jane Campion – “O Poder do Cão”
- Melhor Atriz
Jessica Chastain – “The Eyes of Tammy Faye”
- Melhor Ator
Will Smith – “King Richard”
- Melhor Ator Secundário
Troy Kotsur – “CODA - No Ritmo do Coração”
- Melhor Atriz Secundária
Ariana DeBose – “West Side Story”
- Melhor Argumento Original
“Belfast”
- Melhor Argumento Adaptado
“CODA - No Ritmo do Coração”
- Melhor Cinematografia
“Dune”
- Melhor Montagem
“Dune”
- Melhor Filme Internacional
“Drive my Car”
- Melhor Documentário em Longa-metragem
“Summer of Soul”
- Melhor Documentário em Curta-metragem
“The Queen of Basketball”
- Melhor Filme de Animação
“Encanto”
- Melhor Curta-metragem de Animação
“The Windshield Wiper”
- Melhor Curta-metragem
“The Long Goodbye”
- Melhor Banda Sonora Original
“Dune” - Hans Zimmer
- Melhor Canção Original
“No Time to Die” – (“No Time to Die”)
- Melhor Direção de Arte
"Dune"
- Melhor Guarda-Roupa
“Cruella”
- Melhores Efeitos Especiais
“Dune”
- Melhor Som
"Dune"
- Melhor Caracterização
“The Eyes of Tammy Faye”
Comentários