Concertos do grupo UB40 e de Ana Moura, cante alentejano e colóquios são alguns destaques da 40.ª edição da feira agrícola Ovibeja, dedicada ao associativismo e que arranca, na terça-feira, em Beja, com mais de mil expositores.
A antiga sala de cinema Salão Central Eborense, no centro histórico de Évora, fechada há mais de 30 anos, deverá reabrir no final de maio, um ano e meio após a conclusão das obras de requalificação.
A escritora Dulce Maria Cardoso venceu o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários com o segundo volume de "Autobiografia não autorizada", revelou hoje a Associação Portuguesa de Escritores.
Durante 6 dias a MTL - Musical Theater Lisbon traz novamente algumas das estrelas mais aclamadas da Broadway a Lisboa. Este ano prevê-se a presença de vários artistas premiados com Globos de Ouro, prémios Tony e Grammys, como Bernadette Peters e Gavin Creel.
A vida nos palcos antes do 25 de Abril contada pelos residentes na Casa do Artista está repleta de histórias de opressão e medo, mas também de resistência e superação. O SAPO24 esteve à conversa com quem conheceu melhor o teatro pré e pós-revolucionário e, 50 anos depois, recorda as suas histórias.
No 25 de Abril já tinha 32 anos, pouco mais do que o número de temas proibidos pela censura, 28, que é como quem diz o equivalente a dois álbuns. José Cid recorda esse tempo e a letra de uma canção sua que até podia ter sido uma das senhas da Revolução.
O realizador português Rui Simões estreia hoje nos cinemas o filme "Primeira Obra", a primeira longa-metragem de ficção em 50 anos de carreira e 80 de vida.
A Assembleia da República e a Casa do Parlamento -- Centro Interpretativo vão estar abertas ao público durante a tarde do dia 25 de abril, para assinalar o cinquentenário da revolução, com um programa inclui exposições, teatro e música.
Integrado no ciclo Abril Abriu, do Teatro Nacional D. Maria II, o "Mercado das Madrugadas” estreia hoje, em Aveiro na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, onde ficará até dia 27 de abril. O SAPO24 falou com a autora e encenadora Patrícia Portela.
O músico catalão Joan Manuel Serrat foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Artes 2024, por "um percurso artístico que transcende a música e se tornou um exemplo cívico", anunciou hoje a organização.
As altas montanhas dos Pirenéus catalães são uma terra de fronteira, assombrada pela memória dos séculos e das gerações passadas. A sua sabedoria escapa à compreensão humana e é eterna, ao contrário do amor, da guerra ou da dor. Uns dizem que essas montanhas são fonte de vida. Outros, que a cada dez
O Terreiro do Paço, em Lisboa, é palco hoje à noite do espetáculo "Uma ideia de Futuro", que inclui 'videomapping' de fotografias captadas em Abril de 1974 e um concerto que vai reunir 180 músicos em palco.
Os portugueses Slow J e Ornatos Violeta vão atuar na edição deste ano do Festival do Crato, que se realiza, no final de agosto, naquela vila do distrito de Portalegre, foi hoje anunciado.
Ser bem-sucedido no futuro não tem necessariamente que ver com prever o amanhã. E se o segredo fosse, antes, olhar para o passado e identificar o que nunca muda? Parecemos obcecados em antecipar, prever e compreender tudo o que o futuro nos reserva? Quase todos os dias. E, como sabemos, qualquer pla
Animadores norte-coreanos terão trabalhado na produção de desenhos animados para dois grandes estúdios de Hollywood, em violação das sanções impostas a Pyongyang, apontou uma investigação do site 38 North.
Nos 50 anos do 25 de Abril, as editoras reforçaram os seus catálogos com obras alusivas à revolução, lançando no mercado romances, ensaios, livros de História, fotografia e até novelas gráficas dedicados ao período que pôs fim à ditadura.
Os tempos gloriosos do império português chegam ao fim. O desejado rei D. Sebastião vive para os sonhos de glória. Cego à corrupção da nobreza que prospera aquém e além-mar, permite que a Inquisição imponha o obscurantismo, acusando e julgando as mentes mais iluminadas. Contra tudo e contra todos, u
O calcário de Ançã, que “deixou uma marca única na arquitetura e escultura em Portugal”, foi elevado a Pedra Património Mundial, disse hoje o presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Cardoso.
A exposição “O MFA e o 25 de Abril” está patente na Gare Marítima de Alcântara, Lisboa. Num local simbólico para a história portuguesa, quer colocar o Movimento das Forças Armadas no centro dos acontecimentos que conduziram à implementação da paz e da democracia portuguesa. Dedicada aos militares, d
O Teatro Viriato reabriu as portas há 25 anos e revolucionou não só a vida cultural de Viseu, mas também a de pessoas que, até hoje, o frequentam, quer em trabalho, quer em lazer.
O Instituto Português de Cultura (IPC) vai comemorar o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos numa praça pública de Caracas, iniciativa que além de assinalar a efeméride tem o objetivo de reforçar as relações entre Portugal e a Venezuela.
No último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, o Miguel Magalhães e o João Diniz falam sobre a estreia da semana nos cinemas: “Guerra Civil”, de Alex Garland.
A Câmara Municipal de Matosinhos vai assinalar os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974 com um espetáculo de `videomapping´, fogo de artifício, exposições, lançamento de livros e atividades para as famílias.
Um concerto com o grupo Monda, que vai ter como convidados Rui Veloso e Vitorino Salomé, é um dos principais atrativos das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Elvas (Portalegre), destacou a câmara municipal.