As queimadas e o fogo posto foram as duas principais causas das mais de 900 ignições registadas nos incêndios de outubro, revelou hoje o relatório da Comissão Técnica Independente aos incêndios, que considera também preocupante o número de reacendimentos.
A comissão técnica independente que analisou os incêndios de outubro de 2017 considera que o panorama vivido nesses dias traduziu-se “numa situação de dramático abandono, com escassez de meios, ficando as populações entregues a si próprias”.
O vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, anunciou hoje a abertura de 762 novas vagas na Função Pública, através de um concurso que será publicado quinta-feira em Jornal Oficial.
Os incêndios de outubro de 2017, que provocaram 48 mortos, de acordo com a comissão técnica independente, foram os primeiros com tamanha grandeza ocorridos no outono na Europa, refere o relatório hoje entregue na Assembleia da República.
Metade das matas nacionais do país foram afetadas pelos incêndios do ano passado, tendo os maiores impactos sido registados na faixa litoral da região Centro, conclui a comissão técnica independente que analisou os fogos de outubro.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, concorda na generalidade com o relatório hoje conhecido sobre os incêndios de outubro, mas considera desnecessária uma “unidade de missão” para reorganizar os bombeiros.
O Ministério Público de Leiria acusou 12 pessoas suspeitas da prática de mais de 250 crimes de falsificação de notação técnica, por violação de contadores da EDP.
Os autarcas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto decidiram hoje criar grupos de trabalho com o Governo para a descentralização de competências, defendendo um passe único metropolitano de transportes e investimentos na habitação social.
Duas pessoas foram hoje constituídas arguidas e estão a ser investigadas por eventual crime de peculato na sequência de buscas realizadas na Câmara de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.
A rede social e a Cambridge Analytica (CA) estão envoltas em polémica após um ex-funcionário da empresa britânica ter explicado como esta se apropriou de milhões de perfis do Facebook e os usou para campanhas eleitorais, nomeadamente na eleição de Donald Trump.
Um vereador suplente foi hoje morto em Magé, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil, uma semana depois da morte da vereadora Marielle Franco num tiroteio, anunciaram hoje fontes oficiais.
O número de casos de sarampo confirmados em Portugal subiu hoje para 62, mais nove do que no último balanço, realizado na segunda-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O apoio das Forças Armadas no combate aos incêndios de outubro de 2017 “ficou aquém do desejável”, pelo que é necessário melhorar a cooperação com a Proteção Civil, de acordo com o relatório da comissão técnica independente, hoje divulgado.
A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) defendeu hoje que os projetos de lei apresentados pelo PS, BE, PCP, CDS-PP e PAN podem levar à “morte do alojamento local”.
Cabo Verde quer "atrair cada vez mais investimentos espanhóis", sublinhou o vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, no final de uma visita de quatro dias a Espanha que serviu para aprofundar as relações económicas entre os dois países.
O Município da Batalha, no distrito de Leiria, disse hoje ao Governo que está disponível para receber competências na área da saúde, podendo avançar com a construção de um novo centro de saúde.
A comissão técnica independente (CTI) constatou que houve comportamentos nos fogos de outubro de 2017 provocados pelo "efeito Pedrógão", que levaram várias pessoas a abandonarem as suas localidades sem ordem prévia de evacuação.
A atuação do INEM nos fogos de outubro de 2017, que provocaram 48 mortos, foi "limitada" por falhas na rede de comunicações, concluiu a comissão técnica independente (CTI).
A comissão técnica independente que analisou os grandes fogos de outubro de 2017 elevou para 48 o número de mortos nestes incêndios, segundo o relatório hoje entregue na Assembleia da República, quando estavam noticiados 46.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) pediu um reforço de meios para combater incêndios em outubro de 2017 devido às condições meteorológicas, mas não obteve “plena autorização a nível superior”, segundo o relatório da comissão técnica independente.
A Infraestruturas de Portugal, SA (IP) vai iniciar, até final de março, as obras de construção de uma rotunda na Estrada Nacional 10, no Seixal, num investimento de 565 mil euros, que vai provocar constrangimentos no tráfego.
Discover Melgaço é a designação da campanha hoje apresentada pela câmara local que pretende afirmar aquele concelho do distrito de Viana do Castelo como "o destino de natureza mais radical do país".
O presidente da Câmara de Aljezur, José Amarelinho, pediu hoje a suspensão do mandato, um mês depois de o Tribunal Constitucional ter indeferido a reclamação que apresentou após a sua condenação à perda de mandato.