Porque as escolas não têm todas de ser iguais, o método Montessori propõe romper com o ensino convencional, como mostra a escola montessoriana de Lisboa, que o SAPO24 foi conhecer em novembro.

Agora, a mesma associação traz a Portugal o documentário "Montessori: a Arte de Educar pela Mão da Criança”, dedicado ao método de ensino. O filme foi realizado por Alexandre Mourot, realizador e jovem pai que queria acompanhar o processo de crescimento da filha.

Depois de conhecer o método Montessori, pelo qual se apaixonou de imediato, compreendeu que se trata de um modelo educativo que “representa uma verdadeira rotura com um modelo convencional, no qual deixou de acreditar, e que traz consigo uma visão da criança totalmente revolucionária, renovadora e com uma promessa muito concreta: uma Educação para a Paz”, diz a Associação Portuguesa Montessori (APM) em comunicado.

O realizador esteve dois anos numa das mais antigas escolas Montessori de França para construir o documentário, que propõe uma viagem não apenas pela aplicação prática do modelo de ensino proposto, mas também perspetivar o que torna este método diferente — e, talvez, mais eficaz, defende a associação.

Depois de ter sido visto por mais de 70 mil pessoas, a APM quis trazer o documentário para Portugal, tendo organizado uma campanha comunitária de angariação de fundos (crowdfunding) para o fazer. A campanha fechou esta segunda-feira, ultrapassando mesmo o valor pedido para “a tradução, legendagem e lançamento do documentário”.

Foi angariado um total de 3.742 euros, por 75 pessoas. “A contribuição poderá ser vista como uma pré-compra do DVD, para além de muitas outras recompensas que estão previstas. O crescer da pedagogia Montessori em Portugal já se está a sentir, mas precisamos de todos para trazer as ferramentas necessárias até ao nosso país”, conclui.

“Por se tratar de uma ferramenta de uma grande utilidade para todos os que desejam contactar mais de perto com este modelo pedagógico, sejam pais, sejam educadores, sejam diretores de creches, jardins-de-infância e escolas”, a APM tem como objetivo que o “lançamento do Documentário se faça para a língua portuguesa e nos países de língua portuguesa”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.