“O Governo do Canadá calcula que existem no país um milhão de cidadãos da União Europeia e da Europa do Leste, nomeadamente polacos, ucranianos, que desenvolvem a sua atividade de forma indocumentada”, explicou o secretário de Estado.
“Eles estão registados na segurança social, os seus filhos encontram-se a frequentar as escolas canadianas, há uma política de habitação e de acesso à saúde pública, mas encontram-se no Canadá de uma forma indocumentada”, acrescentou José Luís Carneiro, que está de visita oficial ao Canadá e falava à Lusa em Otava, antes de partir para Vancouver, na costa oeste do país, onde vai permanecer até quarta-feira.
José Luís Carneiro reuniu-se na segunda-feira com o ministro da Cidadania e Imigração do Canadá, John Mccallum, e com o deputado federal Boris Wzresnewskyj, presidente do Comité Parlamentar para a Cidadania e Imigração.
O secretário de Estado acordou com os responsáveis canadianos que no quadro dessas regularizações, quando Otava avançar para esse processo, “entrará em contato com as autoridades portuguesas”, o que o deixou “muito satisfeito”.
“Constituiu para nós [Governo], e para mim particularmente, uma grande satisfação e conforto saber que pretendem manter um contacto com as autoridades portuguesas quando avançarem para o processo de regularização dessas situações”, sublinhou.
No encontro, a educação também foi um dos temas abordados, debatendo-se a ideia da “oferta da língua portuguesa integrada no ensino das várias províncias”.
José Luís Carneiro pretende ainda desenvolver esforços conjuntos entre o Canadá e Portugal “para a sensibilização das famílias para a importância de inscreverem os seus filhos nas escolas” e de procurarem que os filhos concluam a escolaridade obrigatória e possam aceder ao ensino superior”.
O secretário de Estado, acompanhado pelo pelo embaixador de Portugal no Canadá, José Fernando Moreira da Cunha, encontrou-se ainda com os deputados lusodescendentes Alexandra Mendes (Montreal) e Peter Fonseca (Mississauga), que presidem ao Comité Parlamentar de Amizade entre o Canadá e Portugal, entre outros parlamentares canadianos presentes.
Em Vancouver, vai visitar hoje diversas empresas de luso-canadianos e jantar no Clube Português de Vancouver. Na quarta-feira, vai visitar o monumento de homenagem ao português Joe Silvey (um pioneiro na colonização da costa oeste do Canadá), em Stanley Park, e o consulado-geral de Portugal naquela cidade, antes de partir para S. Francisco, nos Estados Unidos da América, onde fica até 05 de novembro.
Comentários