À Lusa, o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, avançou que o concurso público internacional deverá ser lançado a 01 de fevereiro.

Em causa está a linha Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre, conhecida como "segunda linha de Vila Nova de Gaia", que ficará localizada entre as pontes Luís I e da Arrábida.

A data foi inicialmente avançada por João Pedro Matos Fernandes num debate hoje promovido pela Ordem dos Engenheiros e noticiado pelo Dinheiro Vivo que avança que a nova linha servirá, por um lado a estação ferroviária das Devesas, e por outro, será uma alternativa à estação de General Torres, ambas em Vila Nova de Gaia.

No final de setembro, João Pedro Matos Fernandes, tinha já anunciado que o Governo previa lançar em 2021 um "grande concurso público internacional" para a construção de uma nova linha de metro Casa da Música - Santo Ovídeo, tendo mais tarde revelado, à Lusa, que o Governo ia lançar "o mais rapidamente possível" um concurso de ideias, assinalando que a nova ponte terá de "icónica".

Matos Fernandes disse que "ainda que a Metro do Porto esteja a concluir para a Área Metropolitana do Porto os estudos de procura" esta é "uma linha que já está decidido fazer-se".

"É paralela à linha que hoje desce a Avenida da República e tem de amarrar no nó das Devesas, porque a estação General Torres corre o risco de ficar muito sobrecarregada. É um projeto relativamente simples - aliás, em Gaia vai sobretudo à superfície - pelo que admitimos lançar um concurso de conceção/construção mas com uma exceção: a ponte", descreveu Matos Fernandes.

Na altura, o ministro adiantou ainda que quer que o concurso de ideias dedicado à ponte sobre o Douro envolva, no júri, a Ordem dos Arquitetos, a Ordem dos Engenheiros, a Metro do Porto, as autarquias e entidades ligadas ao património.

"Um concurso destes precisa de pelo menos dois meses para que os concorrentes tenham tempo de preparar e apresentar propostas. Quero acreditar que uma vez aberto concurso, ao fim de cinco/seis meses já estará fechado", afirmou na ocasião.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.