Tim Wilson, que, segundo o The Telegraph, mantém uma relação com Ryan Bolger há vários anos, estava em lágrimas quando agradeceu ao namorado por ter aguentado os longos debates sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"No meu primeiro discurso, defini a nossa relação com a aliança que usamos na nossa mão esquerda", contou o político de 37 anos. "Assim, faltava apenas uma coisa a fazer: Ryan Patrick Bolger, queres casar comigo?", questionou Wilson.

O noivo, que estava na tribuna do público, disse 'sim' entre os aplausos dos presentes.

"Foi um 'sim' redondo", declarou o presidente da câmara, Rob Mitchell.

Em setembro, o Instituto de Estatísticas da Austrália levantou um inquérito aos australianos acerca da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Esta votação, apesar de não ser vinculativa podia conduzir à alteração da lei em vigor. Escreve o Expresso que após vários meses de intensos debates sobre a legalização do casamento gay, onde "quase 80% dos eleitores participaram num referendo por correio no qual 61,1% da população votou a favor da medida".

A legislação passou pelo Senado a semana passada, deixando a decisão de adotar a medida, à Casa dos Representantes.

"É um momento inclusivo de reconhecimento e respeito", comentou o primeiro-ministro Malcolm Turnbull, quando os representantes começaram a debater o texto.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.