A polémica foi lançada quando um ciclista publicou, este domingo, um vídeo na página de Facebook do festival. A publicação foi entretanto apagada, mas o utilizador republicou-a no seu perfil pessoal.

As imagens mostram o que o ciclista descreve como um "esgoto a céu aberto", com descargas de casa de banho e lixo, incluindo luvas de plástico. A mesma situação é denunciada por um outro utilizador do Facebook, que publicou também um vídeo para partilhar as imagens.

A organização lamenta o sucedido, explicando, em comunicado em enviado ao SAPO24, que, “de acordo com as informações recolhidas até ao momento”, a descarga “se terá ficado a dever” à rutura do coletor público “da conduta de esgoto na zona exterior do festival”.

Na nota, a organização afirma que, logo que teve conhecimento da rutura, "alertou as entidades responsáveis para que se corrigisse o sucedido", e acrescenta que foi "contratada uma empresa que está "fazer a aspiração e limpeza dos terrenos", a fim de minimizar" o impacto ambiental do incidente.

A Câmara Municipal de Lisboa publicou, esta segunda-feira, uma nota na sua conta oficial do Facebook a explicar que uma equipa detetou no domingo "a existência de uma rutura num coletor público", confirmando "a presença de resíduos e de um forte odor junto da encosta circundante ao parque de estacionamento", nas imediações do festival, em Monsanto.

A autarquia nega que os resíduos resultem do "uso das casas de banho", afirmando que estas "são respeitadoras das mais elevadas normas ambientais".

Segundo a Câmara, estão já em curso "os procedimentos para limpar o terreno através da remoção das terras afetadas, que se encontram numa zona de difícil acesso". As causas da rutura estão a ser analisadas.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Monsanto Running Team (@monsanto.running.team) a

O festival Iminente decorreu entre os dias 19 e 22 de setembro, no Panorâmico de Monsanto, em Lisboa.

O espaço começou por ser um restaurante, quando foi inaugurado nos anos 60. Esteve abandonado durante vários anos e reabriu ao público como miradouro em 2017.

Esta é a segunda vez que o festival Iminente se realiza no Panorâmico de Monsanto.

(Notícia atualizada às 15h26 - Acrescenta informação prestada pela organização do Festival)

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.