Apresentado hoje, o I Congresso Internacional "A Morte: Leituras da Humana Condição", organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo & Globalização (IEAC-GO), em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, tem a particularidade de reunir "diversas ciências" e organizações "sem esquecer o rigor científico".
O "fim da existência" tratado no "berço na nacionalidade" assume para a presidente do IEAC-GO uma "simbologia" própria, sendo que, segundo apontou Eugénia Magalhães, Guimarães foi escolhida para acolher o evento também porque o instituto quer "Instituto é fazer uma grande divulgação da cultura fora de Lisboa".
"A morte faz parte da nossa existência e, por essa razão, a Comissão Científica resolveu realizar um congresso no sentido multidisciplinar e com pessoas de três Continentes e cinco Países", apontou o presidente do Conselho cientifico do congresso, Paulo Alves.
Segundo explicou o responsável, o objetivo é "analisar o impacto da morte do ponto de vista das religiões, da arquitetura, dos filósofos, dos teólogos, sacerdotes, poetas, jornalistas e como os humoristas lidam com a morte".
Paulo Alves explicou a multiplicidade de visões sobre o tema defendendo que "a morte não é propriedade de qualquer domínio, está em todas as culturas, profissões e religiões".
Do lado da autarquia, a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães destacou o programa "rico e que responde a várias áreas do saber", sendo que com este tipo de eventos Guimarães "afirma-se como uma cidade de congressos, conhecimento, reforçando a identidade histórica e cultural".
Além do congresso, o programa dos três dias inclui uma Noite de Cinema (dia 21), um concerto de Missa Brevis com João Gil, Luís Represas e Manuel Rebelo (dia 22) e a gravação do programa de rádio da Antena 1 "E Deus Criou o Mundo" (dia 23).
Entre os oradores confirmados estão nomes ocmo Ricardo Araújo Pereira, Sofia Reimão, Luciano Manicardi, Annabela Rita, José Carlos Seabra Pereira, Noa Carballa Rivas, Vitória Cava, Rodrigo Almeida e Sousa, Jorge Bacelar Gouveia, Tiago Cavaco, Marco Daniel Duarte, José Alberto Carvalho, Filipe Fontes, António Maia Gonçalves, Micaela Ramon, Alberto Mendes e Vítor Kajibanga.
As inscrições estão abertas ao público e devem ser feitas em http://congressointernacionalmorte.pt/.
Comentários