A conferência de líderes decidiu que estes serão os lugares das três forças estreantes no parlamento na primeira sessão plenária da XIV Legislatura, ainda sem data marcada, que poderão depois manter-se ou não nas restantes sessões.

Por sua vez, o Partido Ecologista "Os Verdes" passa a ter um lugar na primeira fila, assim como o PAN (Pessoas-Animais-Natureza), por constituírem grupos parlamentares, respetivamente, com dois e quatro deputados.

Estas decisões foram transmitidas aos jornalistas pela porta-voz da conferência de líderes, a socialista Sandra Pontedeira, com o auxílio de um mapa do hemiciclo.

Sandra Pontedeira referiu que esta distribuição de lugares partiu de "uma proposta apresentada pelo presidente da Assembleia da República [Eduardo Ferro Rodrigues] para a primeira sessão".

"A nova conferência de líderes pode ou não alterar esta proposta", salientou, realçando também que só os grupos parlamentares têm assento na conferência de líderes.

Na legislatura que agora termina, o deputado único do PAN, André Silva, participou nas reuniões deste órgão, mas apenas com o estatuto de observador, sem direito de voto.

Da esquerda para a direita do hemiciclo, na primeira fila há três deputados do BE, dois do PCP, um do PEV, oito do PS, dois do PAN, seis do PSD e dois do CDS-PP.

Na segunda fila, a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, vai sentar-se entre as bancadas do PCP e do PS, com um deputado do PEV à sua frente, e o PAN tem os seus outros deputados entre o PS e o PSD.

Mais à direita, o lugar do deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, é entre a bancada do PSD e o CDS-PP, que tem três deputados na segunda fila, seguindo-se o eleito pelo Chega, André Ventura.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.