O responsável reiterou que as "previsões para as próximas horas são de que a água continue a subir como efeito da saturação de água em toda a bacia [hidrográfica] do Douro".
"São duzentos e muitos quilómetros de rio, que têm diversas barragens que estão praticamente na sua capacidade máxima. Está a ser feita uma gestão de descargas nessas barragens de forma a não causar situações demasiado graves em vários sítios", acrescentou Cruz Martins, explicando que o período crítico acontecerá entre as 22:30, quando ocorrer o pico da maré cheia, e o início da madrugada.
Informando que "não é possível prever quantos metros é que [a água] vai subir", acrescentou que subirá "o suficiente para invadir zonas onde até agora não tinha chegado", razão pela qual, há seis horas, a "capitania implementou o alerta vermelho para cheias, alertando as populações para recolher os seus bens e não deixar viaturas estacionadas junto ao rio".
"A necessidade de descargas das albufeiras vai ser agravada, na foz do Douro, pela maré cheia que vamos ter às 22:30. Depois é previsível, no início da madrugada, que a água baixe, mas é uma situação que vai continuar nos próximos dias, pois irá manter-se a necessidade de haver descargas", precisou o capitão.
Confirmando estar a barragem de Crestuma/Lever, a mais próxima do Porto, "praticamente no seu limite" e que, devido a isso, "tem de fazer descargas", o responsável da capitania, falou de outras situações ao longo do rio.
"A situação que nos causa mais preocupação é na Régua, onde a água já se encontra acima da marginal, tendo sido feito uma descarga na barragem que está a jusante para evitar maiores problemas", explicou de uma gestão de fluxo de água que disse ter o "efeito dominó, ao longo das 14 barragens" para diminuir os danos.
Entretanto, na Afurada, junto à foz do Porto, cerca das 20:15, a população começou a colocar sacos de areia à porta dos estabelecimentos comerciais numa altura em que o rio já havia galgado as margens e já estava na rua, testemunhou a Lusa no local.
No local, de prevenção, estão também os Bombeiros de Coimbrões.
Pode consultar aqui todas as ocorrências e alertas.
Comentários